05/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não é necessário.
O professor dará início à aula, apresentando algumas imagens de diferentes tipos (animais, prédios, pessoas, paisagem, etc) para as crianças. Em seguida, poderá questionar: O que vocês observaram? Quais as cores? Que outros elementos aparecem nas imagens? Após esses questionamentos, o professor solicitará que as crianças, em duplas, escolham uma das imagens e represente, com escrita/desenho, o que observaram.
http://abelheira-aveiro.olx.pt/cao-boxer-bonito-para-adopcao-iid-63790836
http://www.blogers.com.br/imagens-de-paisagens-em-papel-de-parede/
Como atividade de casa, o professor sugere que as crianças pesquisem gravuras de rótulos de variados produtos. Na sala de aula, o professor solicitará que cada criança apresente seu rótulo e leia o que está escrito. O porfessor levará também alguns rótulos para mostrar as crianças. Após esse momento, as crianças, em grupos, poderão desenhar o rótulo que mais chamou a sua atenção. Em seguida, expor na sala de aula as produções.
Dando continuidade à aula, o professor poderá levar para sala de aula algumas imagens de placas de sinalização. Neste dia, as crianças poderão formar um grande círculo na sala para discutirem o que estão observando. Em seguida, o professor apresenta as imagens para crianças questionando: o que vocês estão vendo? Quem sabe o que significa? Alguém já viu algumas dessas placas? Depois desses questionamentos, o professor registra coletivamente o que as crianças expressaram e expõe na sala de aula.
A partir das placas que as crianças visulizaram na aula anterior (3º momento), o professor sugere que as crianças, em grupos, criem suas próprias placas de sinalização para a escola, como por exemplo, sinalizando sua sala de aula, proibindo fumar nas dependências da escola, etc. É importante que o professor oriente cada grupo.
O professor poderá utlilizar algumas sugestões de atividades sobre o código de trânsito, que está disponível no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12493
O professor deverá observar se o aluno:
Identifica as especificidades dos textos visuais;
Produz textos visuais;
Lê textos visuais.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/11/2010
Cinco estrelasadorei a idéia!