Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um corpo que fala: explorando o papel do corpo na linguagem humana

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Observar e reconhecer as expressões corporais;

 §        Perceber as expressões corporais como forma de comunicação;

§         Explorar a expressão  corporal.

Duração das atividades
3 aulas de 20 a 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre a constituição da línga escrita.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Em rodinha, conversar com as crianças sobre as diferentes formas de comunicação, destacando o papel da escrita, do desenho e também, do corpo. Incentivá-las a observar a expressão do/a professor/a que deverá expressar sentimentos de agrado e desagrado e então, questioná-las sobre o que sua expressão estaria comunicando.  

2° Momento: Propor às crianças brincar de mímica. Explicar como é a brincadeira e quais são as regras. Então, cada criança deverá retirar de dentro de uma caixinha uma figura e interpretá-la com mímicas. As demais crianças tentarão adivinhar o que o/a colega quer dizer.

Sugestão de algumas figuras para a dinâmica:

 

crianças pulando amarelinha/ fonte: http://wwwb.click21.mypage.com.br/MyBlog/visualiza_blog.asp?site=sercrianca.myblog.com.br

               

Galinha ciscando/ fonte: http://galeria.colorir.com/animais/aves/galinha-pintado-por-galinha-46585.html

                

     Chuva/ fonte: http://galeria.colorir.com/natureza/meteorologia/chuva-suave-pintado-por-nuvem-7077.html                                                                                          

        

 3° Momento: Em rodinha, conversar com as crianças sobre a brincadeira, ajudando- as a perceberem como é possível comunicar algo através do nosso corpo.        

 4° Momento: Propor uma brincadeira conhecida pelo nome de “Espelho”. As crianças deverão ser organizadas em duplas, ficando de frente uma para a outra. Uma criança deve ser o reflexo do espelho e imitar os movimentos da outra. O/a professor/a deve dar o comando: triste, alegre, com sono, com medo, com frio, com dor na barriga, com fome, etc.       

Recursos Complementares

Você pode  encontrar mais figuras para a realização da dinâmica proposta no 2° momento acessando o site do google na aba imagem: www.google.com.br  e pesquisando pelas figuras de seu interesse.

Crianças pulando amarelinha: http://wwwb.click21.mypage.com.br/MyBlog/visualiza_blog.asp?site=sercrianca.myblog.com.br  

Galinha ciscando: http://galeria.colorir.com/animais/aves/galinha-pintado-por-galinha-46585.html 

Chuva: http://galeria.colorir.com/natureza/meteorologia/chuva-suave-pintado-por-nuvem-7077.html  

Avaliação

A partir desta aula o/a professor/a pode realizar as seguintes observações:

- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- A criança foi capaz de se expressar corporalmente;

- A criança foi capaz de fazer uma leitura das expressões corporais demonstradas;

-  A criança foi capaz de compreender que as expressões corporais atuam como uma forma de linguagem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.