24/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
§ Observar e reconhecer as expressões corporais;
§ Perceber as expressões corporais como forma de comunicação;
§ Explorar a expressão corporal.
É interessante que as crianças tenham vivenciado situações de aprendizagem sobre a constituição da línga escrita.
1° Momento: Em rodinha, conversar com as crianças sobre as diferentes formas de comunicação, destacando o papel da escrita, do desenho e também, do corpo. Incentivá-las a observar a expressão do/a professor/a que deverá expressar sentimentos de agrado e desagrado e então, questioná-las sobre o que sua expressão estaria comunicando.
2° Momento: Propor às crianças brincar de mímica. Explicar como é a brincadeira e quais são as regras. Então, cada criança deverá retirar de dentro de uma caixinha uma figura e interpretá-la com mímicas. As demais crianças tentarão adivinhar o que o/a colega quer dizer.
Sugestão de algumas figuras para a dinâmica:
crianças pulando amarelinha/ fonte: http://wwwb.click21.mypage.com.br/MyBlog/visualiza_blog.asp?site=sercrianca.myblog.com.br
Galinha ciscando/ fonte: http://galeria.colorir.com/animais/aves/galinha-pintado-por-galinha-46585.html
Chuva/ fonte: http://galeria.colorir.com/natureza/meteorologia/chuva-suave-pintado-por-nuvem-7077.html
3° Momento: Em rodinha, conversar com as crianças sobre a brincadeira, ajudando- as a perceberem como é possível comunicar algo através do nosso corpo.
4° Momento: Propor uma brincadeira conhecida pelo nome de “Espelho”. As crianças deverão ser organizadas em duplas, ficando de frente uma para a outra. Uma criança deve ser o reflexo do espelho e imitar os movimentos da outra. O/a professor/a deve dar o comando: triste, alegre, com sono, com medo, com frio, com dor na barriga, com fome, etc.
Você pode encontrar mais figuras para a realização da dinâmica proposta no 2° momento acessando o site do google na aba imagem: www.google.com.br e pesquisando pelas figuras de seu interesse.
Crianças pulando amarelinha: http://wwwb.click21.mypage.com.br/MyBlog/visualiza_blog.asp?site=sercrianca.myblog.com.br
Galinha ciscando: http://galeria.colorir.com/animais/aves/galinha-pintado-por-galinha-46585.html
Chuva: http://galeria.colorir.com/natureza/meteorologia/chuva-suave-pintado-por-nuvem-7077.html
A partir desta aula o/a professor/a pode realizar as seguintes observações:
- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- A criança foi capaz de se expressar corporalmente;
- A criança foi capaz de fazer uma leitura das expressões corporais demonstradas;
- A criança foi capaz de compreender que as expressões corporais atuam como uma forma de linguagem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!