Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As Corridas Médias do Atletismo

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as modalidades de corridas médias do Atletismo;

Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas rápidas.

Duração das atividades
150 min / 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistemas anaeróbicos e aeróbicos de fornecimento de energia para o corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Apresentar as fotos abaixo e pedir que eles identifiquem qual modalidade do Atletismo está sendo apresentada:  

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/educacao_fisica/atletismo2.jpg (acesso em 08/09/10). 

http://www.jefersonporto.com.br/wp-content/uploads/2007/12/pan-atletismo-4.jpg (acesso em 08/09/10).

http://dracenasportshow.com.br/fotos/atletismo.bmp (acesso em 08/09/10).

Em seguida, o professor irá contextualizar as provas médias das corridas do Atletismo através das fotos abaixo e dos questionamentos:   

- É possível dizer quais as provas de corridas estão sendo apresentadas?  

LARGADA 1500 METROS: http://1.bp.blogspot.com/_9nEIRWhPfkQ/TD7L3vHqFzI/AAAAAAAABbA/Y8-ZaEnz0xY/s400/partida+1500m.JPG (acesso em 08/09/10).

LARGADA 800 METROS: http://3.bp.blogspot.com/_9nEIRWhPfkQ/TEQXQM9I02I/AAAAAAAABbY/450HaMs3I1s/s400/DSC00556.JPG (acesso em 08/09/10).

Neste momento o professor dirá que, diante do posicionamento dos atletas na largada, é possível identificar em qual grupo de provas (rápidas, médias e longas) o atleta compete e, em seguida, propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, organizados em duplas, deverão responder ao seguinte questionário:  

- Quais são as provas consideradas médias dentro da corrida do Atletismo?   

- Quais os recordes mundiais das provas de 800 e 1500 metros para o masculino e o feminino?   

- Os atletas precisam se manter nas suas raias dentro dessas provas de corridas? Por quê?   

- Quantas voltas o atleta dá em uma pista oficial de atletismo em uma prova de 1500 metros? Justifique sua resposta.   

- Como os atletas se posicionam na largada para a prova de 800 metros? E na de 1500 metros?   

- Quais os recursos bioenergéticos são utilizados pelo corpo humano em uma corrida média do Atletismo?   

LINKS PARA PESQUISA

http://www.cbat.org.br/provas/historico_feminino.asp (acesso em 08/09/10).

http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp (acesso em 08/09/10).

http://www.joaquimcruz.com/atletis.html#Provas (acesso em 08/09/10).

http://www.bicodocorvo.com.br/saude/esporte/provas-de-atletismo (acesso em 08/09/10).

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/atletismo-2.php (acesso em 08/09/10. 

Ao final, o professor recolherá os questionários respondidos pelos alunos.   

Atividade 2:  

O professor exibirá os vídeos abaixo para mostrar como são realizadas as provas de 800 e 1500 metros dentro do atletismo.   

800 METROS: http://www.youtube.com/watch?v=p5adbRd0Gss (acesso em 08/09/10) 

1500 METROS: http://www.youtube.com/watch?v=SqqL-XvrAHA&feature=related (acesso em 08/09/10) 

Em seguida o professor irá propor uma atividade que se aproxima da realidade dessas provas:   

Em um espaço aberto, o professor utilizará cones para demarcar entre 3 a 5 raias. A pista de corrida terá 100 metros e o professor poderá utilizar uma trena para demarcar esse espaço. Em cada raia, o professor colocará um cone no início da pista (cone 1) e outro no final (cone 2). A intenção destes cones será criar “voltas” na pista de 100 metros. Outro aluno tomará as voltas que o “corredor” dará e, ao sinal do professor, os alunos postos em cada uma das raias, percorrerão 800 metros dando 8 voltas, ou seja, correrão o mais rápido possível em direção ao cone 1 e depois ao cone 2 quatro vezes.   

Se o professor optar, poderá criar um mini campeonato.   

Ao final da atividade, o professor perguntará:   

- Qual sistema bioenergético é utilizado pelo organismo em uma prova de 800 metros?   

- Houve estratégia de algum aluno para conseguir correr e chegar à primeira colocação?   

- Se os alunos que se cansaram, tivessem optado por uma estratégia onde houvesse somente um esforço maior nas últimas voltas dessa corrida, eles se cansariam menos ou até mesmo poderiam vencer a prova?   

Posteriormente o professor conceituará que por volta dos 3 minutos de corrida o atleta entra em um segundo momento da prova onde seu organismo fica em estado estável. Neste momento todas as adaptações bioquímicas e fisiológicas necessárias ao fornecimento de ATP pela contribuição dominante do oxigênio já foram realizadas e, portanto, o sistema aeróbio (Glicólise aeróbia, Ciclo de Krebs e Sistema transportador de elétrons) irá predominar sobre o anaeróbio sendo, portanto, uma prova que exige tanto do sistema anaeróbico quanto do aeróbico.   

Atividade 3:   

O professor perguntará aos alunos se conhecem algum jogo ou brincadeira onde se pode observar o uso dos sistemas aeróbicos e anaeróbicos de fornecimento de energia de forma igual e, em seguida, praticar.   

Sugerimos a prática de “POLÍCIA E LADRÃO” onde os participantes se dividem em dois grupos: uns são polícias e os outros são ladrões. Os primeiros contam até cinqüenta enquanto os outros se escondem. Ao final da contagem, os policias saem atrás dos ladrões na tentativa de encontrá-los e pegá-los. Quando estes são presos (pegos), os grupos se revezam.

Ao final da atividade, o professor perguntará qual é a relação desta atividade com os dois sistemas bioenergéticos apreendidos nesta aula.

Recursos Complementares

Sobre o Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso 08/09/10).

Avaliação

Os alunos, divididos em grupos com no máximo 4 integrantes, montarão cartazes onde será apresentada atividades do cotidiano deles onde é utilizado de forma bem próxima os dois sistemas energéticos das provas de corridas médias do Atletismo. Estes cartazes poderão apresentar textos, fotos e desenhos.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jessica , Brasil Ferreira , Goiás - disse:
    JessicaArruda@hotmail.com

    17/04/2012

    Duas estrelas

    Oi eu queria saber onde estão as respostas porque minha professora pediu mais eu não achei me responda logo Obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.