Conhecer os sistemas de imigração europeia no Brasil – Sistema de Colonização, Sistema de Parceria, Sistema de Imigração Subvencionada.
Entender os motivos que levaram imigrantes de diferentes países europeus a procurarem nova vida no Brasil.
Identificar em cada região brasileira o respectivo perfil (nacionalidade) do imigrante recebido.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Expansão Marítimo-comercial, Revolução Industrial. Escravidão, Independência do Brasil e Abolição da Escravidão.
Estratégias e recursos da aula
Todas as atividades desta aula serão melhor desenvolvidas com a estrutura de um laboratório de informática, que tenha acesso à Internet e disponibilidade de computadores para os alunos.
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Atividade 1-Introdução ao tema
Utilizar a Abertura de OS IMIGRANTES, telenovela exibida pela TV Bandeirantes (abril de 1981 a junho de 1982). É interessante esclarecer aos alunos que a novela é uma ficção, e procurava representar a saga dos imigrantes europeus que deixaram seus países de origem em busca de nova vida no Brasil.
Demais links que podem ser consultados pelo professor, ou indicados à pesquisa dos alunos:
"Brasil Escola": link localizado dentro da área de Geografia (Geografia do Brasil - Geografia Humana do Brasil) do site Brasil Escola. Nele, encontra-se o texto que pode ser usado como fonte de pesquisa.
"Imigrantes Italianos": site criado e mantido por imigrante italiano, com o objetivo de "apresentar a você (...) muitos sobrenomes de imigrantes italianos, com as respectivas origens, entre os quais, com alguma sorte, poderá encontrar os de seus ancestrais."
O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e dos diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar os alunos em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
por meio dos registros de pesquisa e da capacidade de confrontação de informações colhidas na pesquisa.
através das atividades de leitura, interpretação de vídeo e imagens e da participação/contribuições em debate.
e também poderá avaliar a partir da Atividade FINAL, na qual o aluno deve realizar um backup daquilo que aprendeu com as atividades anteriores.