Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As experiências migratórias europeias para o Brasil durante o século XIX e começo do século XX

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os sistemas de imigração europeia no Brasil – Sistema de Colonização, Sistema de Parceria, Sistema de Imigração Subvencionada.

Entender os motivos que levaram imigrantes de diferentes países europeus a procurarem nova vida no Brasil.

Identificar em cada região brasileira o respectivo perfil (nacionalidade) do imigrante recebido.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Expansão Marítimo-comercial, Revolução Industrial. Escravidão, Independência do Brasil e Abolição da Escravidão.

Estratégias e recursos da aula

Todas as atividades desta aula serão melhor desenvolvidas com a estrutura de um laboratório de informática, que tenha acesso à Internet e disponibilidade de computadores para os alunos.  

-

Atividade 1- Introdução ao tema

Utilizar a Abertura de OS IMIGRANTES, telenovela exibida pela TV Bandeirantes (abril de 1981 a junho de 1982). É interessante esclarecer aos alunos que a novela é uma ficção, e procurava representar a saga dos imigrantes europeus que deixaram seus países de origem em busca de nova vida no Brasil.

Para maiores informações sobre a novela, ir em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Imigrantes 

ou também:

http://azul-novelaearte.blogspot.com/2008/03/os-imigrantes-band.html      

Trecho a ser exibido, e respectivas orientações:   

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BnyhP1Ux0aw&feature=player_embedded 

  1. Podemos dizer que esta abertura de novela narra algo?
  2. Quais situações são “narradas” durante a abertura?

=> Professor, esta atividade oferece possibilidades de interdisciplinaridade com a Língua Portuguesa.

Converse com o(a) professor(a) desta disciplina, ele poderá discutir com os alunos o gênero de telenovela (ficção).

Nova reprodução do vídeo, desta vez orientando os alunos a dedicarem sua atenção somente à música que compõe o vídeo. 

  1. Que tipo de sensação e/ou sentimento a música nos transmite?
  2. O que será que está sensação tem a ver com a vinda e com a vida dos imigrantes no Brasil?

-

Atividade 2- Pesquisando sobre os imigrantes

Proporcionar aos alunos uma visita ao site do PROJETO IMIGRANTES, criado com a missão de “fornecer informações de cunho científico, que auxiliem as pessoas a resgatar suas origens e conhecer melhor seu passado”.  

Etapas sugeridas:

a) Ir ao sítio eletrônico do PROJETO IMIGRANTES:

http://www.projetoimigrantes.com.br/    

Foto de imigrantes italianos no Espírito Santo, início do século XX.

Disponível em: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_8.jpg 

b) Propor aos alunos que descubram quais as pessoas construíram e mantêm este site, bem como os motivos para tal, indo em “Quem Somos”:

http://www.projetoimigrantes.com.br/int.php?dest=quem    

c) Depois disso, retornar à página principal, e indicar aos alunos um novo link dentro do site – “Um pouco de História”:

https://seguro.via-rs.net/www.projetoimigrantes.com.br/int.php?dest=hist     

Neste, encontrarão o texto intitulado “Imigração”, cuja leitura é indicada como forma de os alunos terem uma boa introdução ao tema. Solicitar que os alunos registrem no caderno o título do texto/site e as ideias essenciais nele apontadas, buscando responder questões tais como:

  1. Quando surge a imigração européia no Brasil?
  2. De quais nações européias mais vieram imigrantes?
  3. Quais os principais motivos que levaram essas pessoas a procurar uma nova vida no Brasil?

-

Atividade 3- Conhecendo os grupos de imigrantes

Etapas sugeridas:   

a) Ir ao link “Um pouco de História”, localizado dentro do sítio eletrônico do PROJETO IMIGRANTES:

http://www.projetoimigrantes.com.br/int.php?dest=hist     

b) Instigar os alunos a desvendarem as principais regiões e respectivos grupos de imigrantes recebidos.

Indicar a parte inferior da página, na qual vemos vários links com as nacionalidades dos diferentes grupos de imigrantes que vieram para o Brasil.

Solicitar que os alunos visualizem os seguintes links (clicar com o botão esquerdo do mouse, serão abertas quatro janelas):  

 “Alemães”

http://www.projetoimigrantes.com.br/popup/hist_alemanha.php     

“Espanhóis”

http://www.projetoimigrantes.com.br/popup/hist_espanha.php      

“Italianos”

http://www.projetoimigrantes.com.br/popup/hist_italia.php      

“Portugueses”

http://www.projetoimigrantes.com.br/popup/hist_portugal.php        

Com base nos textos de cada um dos links, solicitar aos alunos que respondam no caderno questões tais como:

  1. Quando cada grupo de imigrantes começou a vir para o Brasil?
  2. O que os levou a deixar seu país de origem?
  3. Em quais regiões do Brasil se instalaram?  

c) Depois da atividade feita, corrigir e debater com os alunos as informações colhidas.

-

Atividade 4- Entendendo os sistemas de imigração praticados no Brasil

Para conhecer e entender os sistemas de imigração europeia praticados no Brasil durante os séculos XIX e começo do XX, dividir os alunos em três grupos. (Esta sugestão é indicada para uma classe com média de 25 a 30 alunos).

A seguir, solicitar que cada grupo realize a pesquisa sobre cada sistema de imigração, conforme sugestão/exemplo a seguir:

- o grupo A pesquisa sobre o sistema 1;

- o grupo B, sobre o sistema 2;

- o grupo C, sobre o sistema 3.

Os links sugeridos são:

-

1- “Sistema de Colonização

http://adalbertoday.blogspot.com/2008/10/180-anos-de-imigrao-alem-em-santa.html 

ou

http://www.bucherhaus.com.br/imigracao_alema_para_sc.html 

-

2- “Sistema de Parceria

http://www.fazendaibicaba.com.br/historia.html 

ou

http://www.seagri.ba.gov.br/RevBaAgr/rev_031998/parceria.htm 

-

3- “Sistema de Imigração Subvencionada

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/italianos/razaoimigitaliana.html 

ou

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080505171030AAVdP4I 

-

Os grupos devem comparar as diferentes informações encontradas, para depois caracterizar cada um dos sistemas de imigração.  

Questões que podem auxiliar os alunos na tarefa:

  1. Em que período ocorre cada sistema de imigração, no Brasil?
  2. Quais os fatores e/ou agentes históricos “facilitadores” dessa vinda de pessoas da Europa para o Brasil?
  3. Quais as características essenciais de cada sistema?

Em momento posterior, recomenda-se que as pesquisas de cada grupo sejam socializadas com a classe, sob a coordenação do  professor, de modo que um grupo aprenda com a pesquisa realizada por outro grupo.

Sugerimos que esta socialização seja na forma de apresentação ou seminário.

-

Atividade 5- Analisando as rotas migratórias para o Brasil

=> Caro professor, esta atividade poderá ser realizada de maneira interdisciplinar, ou seja, numa colaboração com o professor de Geografia!

Propor aos alunos a análise do mapa abaixo, que mostra o fluxo migratório mundial durante o século XIX e início do século XX.

Os estudantes devem perceber as rotas migratórias para o Brasil.

Mapa:

Disponível em: http://histoblogsu.blogspot.com/2010/01/eua-e-europa-seculo-xix-e-inicio-sec-xx.html         

-

Atividade FINAL- Organizando o que você aprendeu

Propõe-se, como atividade final, que os alunos retomem as percepções acerca da abertura de novela (Atividade 1) e as relacione com o que descobriram nas atividades seguintes.

Duas sugestões de tarefa:

  1. Solicitar que os alunos refaçam a Atividade 1, respondendo novamente as questões, mas agora fundamentados pelo que aprenderam durante a realização das outras atividades.
  2. Ou então, solicitar que registrem no caderno as descobertas essenciais que fizeram durante a realização de todas as atividades. Ou seja, indicar que façam uma espécie de backup.

Recursos Complementares

Demais links que podem ser consultados pelo professor, ou indicados à pesquisa dos alunos:

"Brasil Escola": link localizado dentro da área de Geografia (Geografia do Brasil - Geografia Humana do Brasil) do site Brasil Escola. Nele, encontra-se o texto que pode ser usado como fonte de pesquisa.

http://www.brasilescola.com/brasil/imigracao-no-brasil.htm 

"Imigrantes Italianos": site criado e mantido por imigrante italiano, com o objetivo de "apresentar a você (...) muitos sobrenomes de imigrantes italianos, com as respectivas origens, entre os quais, com alguma sorte, poderá encontrar os de seus ancestrais."

http://www.imigrantesitalianos.com.br/ 

Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e dos diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar os alunos em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  1. por meio dos registros de pesquisa e da capacidade de confrontação de informações colhidas na pesquisa.
  2. através das atividades de leitura, interpretação de vídeo e imagens e da participação/contribuições em debate.
  3. e também poderá avaliar a partir da Atividade FINAL, na qual o aluno deve realizar um backup daquilo que aprendeu com as atividades anteriores.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.