Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo textos verbais e não-verbais

 

24/06/2009

Autor e Coautor(es)
José Minervino da Silva Neto
imagem do usuário

BRANQUINHA - AL ESCOLA ESTADUAL JUVENAL LOPES F DE OMENA

Luana Tavares, Maria Irinéa de Lucena, Maria Cícera Nascimento Paiva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e produzir diferentes formas de linguagem verbal e não-verbal através de obras de Candido Portinari e Cecília Meireles.

Duração das atividades
200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Explicar a diferença entre linguagem verbal e linguagem não-verbal, enfocando os exemplos dados no começo da aula. Apresentar outros tipos de linguagem verbal e não-verbal: sinais de trânsito, gestos, expressões faciais, a metáfora das cores, notícias de jornal, livros, placas, avisos etc.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula (100 minutos)


Questionar os alunos acerca dos conceitos de poema, pintura e história. Em seguida, apresentar uma reprodução do quadro de Candido Portinari “Meninos brincando”. Pedir que os alunos observem-no e descrevam a cena retratada.
Distribuir cópias do poema “O Menino Azul” de Cecília Meireles e fazer uma leitura socializada, pedindo que vários alunos leiam estrofes diferentes. Terminada a leitura, indagar sobre o conteúdo do poema: “O que o menino quer? Por quê?”; “Quais são as coisas que aparecem no poema? Como elas são (por exemplo, como é um jardim)?”.
No caso de a escola contar com computadores ligados à Internet, levar os alunos para o laboratório de informática para que busquem eles próprios as pinturas de Portinari e os poemas de Cecília Meireles. A outra opção é preparar previamente o material necessário e em quantidade suficiente para atender a turma.
No blog Aprender Arte (http://aprenderart.blogspot.com/2009/03/portinari.html) há uma série de postagens dedicadas a Portinari. Um bom site de busca é o Google (www.google.com.br), pois dispõe de uma ferramenta que busca somente imagens e outra livros.

2ª aula (100 minutos)


Providenciar material para pintura (tinta, pincel, cartolina, lápis, borracha etc.).
Orientar os alunos para que se dividam em grupos, uma parte construirá uma pintura a partir do poema de Cecília Meireles e a outra um texto verbal (que pode ser de outro gênero, neste caso, explicar sua estrutura) sobre o quadro de Portinari. Lembrar que cada trabalho deve ser assinado pelos autores para sua identificação posterior.
Ao término dessas atividades, montar uma exposição dos trabalhos para apreciação da comunidade escolar e denominá-la com uma sugestão de aluno.

Avaliação

Observar a interação dos alunos com os colegas de grupo e se os trabalhos correspondem as orientações. Vale ressaltar que se deve valorizar a criatividade, ainda que extrapole os objetivos das atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 1/7 - 14.29%
  • Quatro estrelas 6/7 - 85.71%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria de Lourdes Santos, E. M. E. B.Prof. Douglas Apratto Tenório , Alagoas - disse:
    maludepenedo@gmail.com

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    Amei a aula, pois é dinâmica e leva o aluno a refletir sobre as modalidades de texto, diferenciar os gêneros, produzir uma descrição, conhecer um pintor brasileiro e utilizar a tecnologia se estiver disponível na escola. Parabéns professor por nos dá oportunidade de trabalhar de forma lúdica, criativa e produtiva.


  • Maria do Socorro Oliveira de Alencar, ESCOLA ESTADUAL PROF DOUGLAS APRATTO TENORIO , Alagoas - disse:
    socalencar@hotmail.com

    04/09/2011

    Quatro estrelas

    Maravilhosa! Só assim teremos mais ferramentas para desenvolver em sala de aula. Gostei bastante!


  • Elmo Felix Patricio, Colegio da Policia Militar de Pernambuco , Pernambuco - disse:
    elmofelix123@hotmail.com

    15/04/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do trabalho, principalmente da interação dos alunos, acho também que foi muito importante a integração dos alunos na parte literaria e com os recursos tecnológicos, quanto maior a integração com a midia melhor, qulquer tipo de recurso tecnológico: tv, computador, celular, rádio etc.


  • veronica Mª B, ESC. DE ENS. FUND. DR. POMPEU SARMENTO , Alagoas - disse:
    veronica.portugues@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns aos professores. A aula é criativa e dinâmica, pois os alunos entram em contato com a obra de arte, trabalham leitura e escrita e também produzem arte.


  • laura de paula lobato guerreiro, escola estadual brasília , Rondônia - disse:
    laura_pvhcity@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    a idéia é ótima, pois podemos trabalhar a criatividade desenvolvendo o lado do imaginário para criar textos que tenham relação com o desenho, ressaltando que podemos estudar grandes poetas e pintores ao mesmo tempo.


  • Layde Maria Sousa Lira de Araújo, Colégio Estadual Pinto de Aguiar , Bahia - disse:
    amore1921@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante essa aula. O Professor sugere o uso do recurso tecnológico, caso haja na escola, o laboratório de informática. Utilizar o recurso dessa ferramenta de pesquisa através da Internet e uso do blog, google. Explorando de forma significativa, o conhecimento do grupo no meio Internético. Pois, antes de tudo isso, trabalhou um gênero textual, a leitura e interpretação.


  • GISELIA GOMES DE OLIVEIRA, ESCOLA PROFESSOR SIMAO AMORIM DURANDO , Pernambuco - disse:
    gizarafa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula apresentada é bem dinâmica cria um clima de descontração e as atividades propostas são viáveis, o que é muito importante, com elas o aluno lê, produz, visualiza imagens e usa fonte tecnológica (a internet) para pesquisar e assim melhorar seu resultado de aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.