Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Expectativas sobre a nova vida e primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus no Brasil

 

23/10/2010

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar a história de luta do imigrante europeu e suas expectativas quando deixaram a terra natal em busca de nova vida.

Distinguir e/ou reconhecer primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, ainda no século XIX, relacionadas à vinda para o Brasil e ao processo de adaptação aqui.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Escravidão, Independência do Brasil, Sistemas de imigração europeia no Brasil, Abolição da escravatura.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Audição da música "O emigrante"

Para motivação ao tema, fazer a audição e debate de um documento fonográfico (música gravada).

A música escolhida é "O emigrante", gravada pela cantora popular Carmen Silva, nos anos 70.

A letra está logo abaixo do vídeo-clipe:

-

" target="_blank">. 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PIQBxoKfGK8&feature=player_embedded 

-

"Longe da terra distante, longe do seu pessoal, vai lembrando o emigrante a sua terra natal.

Na sua grande ansiedade, é triste viver assim, mas quando vem a saudade, chora saudade sem fim.

x

Longe dos seus vai vivendo a recordar, tem fé em Deus que um dia há de voltar.

Há no seu crer um só desejo, afinal, poder morrer na sua terra natal.

x

Ai que saudade que eu tenho da sua pequena aldeia. O rosto da sua mãe traz noite e dia na ideia, baixinho sua alma reza.

Para esquecer desventura, vai desfiando tristeza no rosário da amargura.  

x

Longe dos seus vai vivendo a recordar, tem fé em Deus que um dia há de voltar.

Há no seu crer um só desejo, afinal, poder morrer na sua terra natal."

Música: O emigrante

Composição: M. Albertina/ J. Guimarães

Interpretação: Carmen Silva

Disco (LP): Disco de ouro

Editora: RCA Brasil

Ano: 1977  

Para mais informações sobre a cantora Carmen Silva, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carmem_Silva_%28cantora%29  

Foto: capa de disco da cantora Carmen Silva, disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_ZP6JeWds2Sg/SHQV6AM8BPI/AAAAAAAAAGU/MnQJ94CMuVc/s1600/CARMEM+SILVA.jpg 

-

=> Professor, eis aqui uma dúvida que pode ser trabalhada com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa: EMIGRANTE ou IMIGRANTE?

EMIGRANTE: que ou quem emigra; quem está saindo ou vive fora de seu país de origem. Cf.: DICIONÁRIO enciclopédico ilustrado Larousse. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007, p. 384.    

IMIGRANTE: que ou quem está se deslocando ou se deslocou para país não é o seu de origem, e aí estabeleceu-se. Cf.: DICIONÁRIO enciclopédico ilustrado Larousse. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007, p. 550.    

Assim, o emigrante é aquele indivíduo que sai de seu país e vai para um outro. Mas isto também é um imigrante! Só que o indivíduo é emigrante para seus conterrâneos, sendo imigrante para os nativos do país estrangeiro no qual vive.

-

=> Antes de utilizar a música para debater a questão do imigrante europeu, e a fim de se evitar o anacronismo, é necessário expor algumas informações a respeito da canção:

  1. Esta música foi composta na década de 1970, no Brasil.
  2. E trata da migração interna, especificamente da vida de retirantes nordestinos que deixavam sua terra natal em busca de nova vida no Sudeste do país.
  3. Mesmo assim, ainda que não enfoque exatamente a questão dos imigrantes europeus, recomendamos o seu uso porque a música expõe os sentimentos do migrante ao deixar sua terra natal, em meio às expectativas e incertezas em torno do futuro em outro lugar.

-

Para refletir a partir da audição da música (fazer no caderno):

  1. De que ponto de vista a música é narrada?
  2. Como esta música relaciona-se com a história dos imigrantes europeus no Brasil?
  3. Analise a letra da música, identificando algumas das dificuldades para os migrantes nela apontadas.

-

Atividade 2- Brasil: "uma terra dos sonhos"

Com esta atividade os alunos podem perceber como a vinda para o Brasil, especialmente na segunda metade do século XIX, significava uma "nova vida" para os imigrantes europeus.

Analisar o poema "Sonho imigrante", de Fernando Brant e Milton Nascimento:

"A terra do sonho é distante

E seu nome é Brasil

Plantarei a minha vida

Debaixo do céu anil

x

Minha Itália, Alemanha

Minha Espanha, Portugal

Talvez nunca mais eu veja

Minha terrinha natal

x

Aqui sou povo sofrido

Lá eu serei fazendeiro

Terei gado, terei sol

x

O mar de lá é tão lindo

Natureza generosa

Que faz nascer sem espinhos

O milagre da rosa

x

O frio não é muito frio

Nem o calor muito quente

E falam que quem vive lá

É maravilha de gente."

Disponível em: http://nemvem-quenaotem.blogspot.com/2009/03/sonho-imigrante.html

Questões para refletir a partir do documento (fazer no caderno):

  1. Quais as "qualidades" do Brasil são destacadas?
  2. Quais as dificuldades dos imigrantes são notáveis no poema?

-

=> Professor, para ajudar nas respostas, uma dica é consultar a Atividade 2 da aula "As experiências migratórias europeias para o Brasil durante o século XIX e começo do século XX", por meio da qual os alunos descobriram motivos que levaram os imigrantes europeus a buscar nova vida no Brasil.

-

Atividade 3- O preconceito com a presença estrangeira no Brasil

Levar para os alunos o texto intitulado "Imigração no Brasil: Um Retrato dos Séculos XIX e XX", que trazemos adiante.

Por meio deste, cabe uma discussão sobre umas das primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil, qual seja a resistência à presença estrangeira no país.

Você pode visualizar o texto em PDF, e até mesmo imprimi-lo, clicando no link:

http://www.brazilexplore.com/onlinemagazine/ed75/print/page24.pdf 

=> É interessante mostrar aos alunos que o documento está disposto em site internacional, chamando a atenção para a pesquisa não apenas em sítios eletrônicos nacionais.

Solicitar que os alunos, após a leitura do texto, respondam no caderno questões tais como:

  1. Qual a natureza dos problemas enfrentados por imigrantes italianos e espanhóis?
  2. O que gerava essas situações que não eram favoráveis aos imigrantes?
  3. Qual a relação do preconceito com o estrangeiro e a escravidão no Brasil?

=> Professor, atenção!

Trabalhando com Ensino Fundamental ou Médio, cabe aqui um debate sobre Xenofobia.

Debate este que pode ser realizado com a colaboração dos(as) professores(as) de Filosofia e/ou Sociologia de sua escola.

Considerando que se trata de questão do presente, você pode levar a matéria a seguir para discutir a xenofobia nos dias de hoje:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100903_mexicosobrevivente_cj.shtml 

-

Atividade 4- Analisando depoimentos que relatam expectativas e primeiras dificuldades no Brasil

Levar para análise dos alunos depoimentos de imigrantes expondo expectativas que tinham ao deixar a Europa, e ao mesmo tempo primeiras dificuldades enfrentadas quando da chegada e adaptação no Brasil.

O depoimentos abaixo, e outros mais, estão disponíveis no site da TV Cultura.

O título do link é "Um panorama da imigração no Brasil através do olhar de quatro mulheres":

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/estudosbrasileiros/entredoismundos/ 

(clique em "A chegada" - sublink localizado no canto inferior esquerdo - para ir à próxima página)

Depoimento 1

"Nasci em Duisburg, na Alemanha. Eu tinha doze anos, cinco meses e três dias quando vim para o Brasil. Meu pai trabalhava demais, ele era diretor de banco e... tinha um sonho em mente. Largar a civilização e entrar, depois de uma longa viagem de navio, num país totalmente diferente, estranho, mas muito promissor". Depoimento de Mathilde Hoster, a Nanuk.

Depoimento 2

"Eu deixei na Itália toda a amizade da escola primária, as amigas a quem fazia confidências, os primeiros amores, tudo. Deixei na Itália parentes, deixei o sonho de poder continuar o estudo artístico. Quando você chega num país novo, num mundo novo, porque o Brasil fazia parte do mundo novo, é tudo muito diferente". Depoimento de Vittorina Salvi Szili, a Victoria.

Depoimento 3

"A adaptação aos hábitos alimentares brasileiros era muito difícil para nós. O jantar que um vizinho nosso preparou era delicioso na opinião dele. Para nós era terrível, para o nosso paladar. Era palmito cozido, mandioca cozida e, como sobremesa, mamão". Depoimento de Nanuk.

Solicitar que os alunos explorem os depoimentos, com questões tais como:

  1. Quais as expectativas são explícitadas pelas mulheres imigrantes em relação à vida no Brasil?
  2. Quais as principais dificuldades, por elas relatadas, ao deixar seu país e depois de adaptação em nosso país?

=> Recomenda-se que estes e outros depoimentos sejam analisados em sala, e também que as respostas das questões acima sejam registradas no caderno.

Recursos Complementares

Sugestão 1: sobre o uso da música

Professor, talvez você mesmo, ou algum amigo, tenha a música "O emigrante" num disco de vinil!

Você pode promover aos alunos a audição de um formato de música gravada com qual a maioria não teve contato!

Cabendo, portanto, debates sobre: tecnologia, preservação do patrimônio histórico, sobre os vestígios e forma de viver das pessoas no passado, entre outros.

Mais informações sobre discos de vinil em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil 

-

Sugestão 2: sobre a questão da migração no mundo atual, acessar o link:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/cluster/2004/05/040526_migracao.shtml 

Nele, serão encontrados uma série de outros links abordando a questão da migração contemporânea.

Tais links, além de textos com depoimentos e fotografias, trazem vídeos temáticos.

-

Sugestão 3: professor, para fundamentar melhor sua discussão sobre a relação da escravidão com a imigração européia no Brasil, você pode ler "Escravidão e Imigração no Brasil: Perspectivas Críticas na Literatura e no Cinema", assinado por Claudio Cledson Novaes, professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA).

O texto está disponível em PDF no link:

http://www.revues-plurielles.org/_uploads/pdf/17_15_8.pdf 

-

Sugestão 4: para fundamentar a questão da exploração do imigrante no Brasil durante o século XIX

REVISTA Trabalhadores. Imigrantes. Publicação da Secretária Municipal de Cultura de Campinas/SP: 1989.

 

Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  1. por meio das percepções e reações dos alunos diante do clipe e da música, e dos registros escritos produzidos em todas as atividades da aula.
  2. através da análise do poema e da capacidade de relacioná-lo às descobertas anteriores sobre o assunto (as razões pelas quais os imigrantes europeus vieram para o Brasil).
  3. como também a partir da análise de depoimentos das mulheres imigrantes e da participação/contribuições em debate.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.