Valorizar a história de luta do imigrante europeu e suas expectativas quando deixaram a terra natal em busca de nova vida.
Distinguir e/ou reconhecer primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, ainda no século XIX, relacionadas à vinda para o Brasil e ao processo de adaptação aqui.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Escravidão, Independência do Brasil, Sistemas de imigração europeia no Brasil, Abolição da escravatura.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1- Audição da música "O emigrante"
Para motivação ao tema, fazer a audição e debate de um documento fonográfico (música gravada).
A música escolhida é "O emigrante", gravada pela cantora popular Carmen Silva, nos anos 70.
A letra está logo abaixo do vídeo-clipe:
-
Recursos Complementares
Sugestão 1: sobre o uso da música
Professor, talvez você mesmo, ou algum amigo, tenha a música "O emigrante" num disco de vinil!
Você pode promover aos alunos a audição de um formato de música gravada com qual a maioria não teve contato!
Cabendo, portanto, debates sobre: tecnologia, preservação do patrimônio histórico, sobre os vestígios e forma de viver das pessoas no passado, entre outros.
Nele, serão encontrados uma série de outros links abordando a questão da migração contemporânea.
Tais links, além de textos com depoimentos e fotografias, trazem vídeos temáticos.
-
Sugestão 3: professor, para fundamentar melhor sua discussão sobre a relação da escravidão com a imigração européia no Brasil, você pode ler "Escravidão e Imigração no Brasil: Perspectivas Críticas na Literatura e no Cinema", assinado por Claudio Cledson Novaes, professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA).
Sugestão 4: para fundamentar a questão da exploração do imigrante no Brasil durante o século XIX
REVISTA Trabalhadores. Imigrantes. Publicação da Secretária Municipal de Cultura de Campinas/SP: 1989.
Avaliação
O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
por meio das percepções e reações dos alunos diante do clipe e da música, e dos registros escritos produzidos em todas as atividades da aula.
através da análise do poema e da capacidade de relacioná-lo às descobertas anteriores sobre o assunto (as razões pelas quais os imigrantes europeus vieram para o Brasil).
como também a partir da análise de depoimentos das mulheres imigrantes e da participação/contribuições em debate.
Opinión de quien visitó
Sem estrelas
0 calificaciones
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.