16/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Grifo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
§ Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S.
§ Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç.
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Inicie a conversa explicando às crianças que as letras do nosso alfabeto possuem sons específicos. E que, algumas vezes, uma letra pode representar mais de um som.
Escreva algumas palavras no quadro e peça às crianças que façam observações quanto ao som da letra “S”.
SALA SINUCA CASA RAPOSA PASSARINHO PASSEIO SHOW
Se necessário faça algumas perguntas para ajudar na observação:
Depois de ouvir as crianças sugerimos que o texto abaixo seja copiado pelas crianças no caderno como forma de sistematização.
Utilize com as crianças o jogo de palavras com “S” com som de “S” ou de “Z”: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=547
Jogo de palavras com s e SS: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1944
Atividade 2 –
Atividade de português
1)Recorte de jornais e revistas palavras que são escritas com a letra “S”.
2) Divida seu caderno conforme o modelo abaixo e cole as palavras no quadro respectivo.
Atividade de Avaliação –
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1) ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.
CASA SAL SELO RAPOSA PRISÃO PESO SAUDAÇÃO SABÃO SHOW SHIRLEI PESADELO PASSEIO ASA MISTÉRIO ASSUNTO
2) REESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA CORREÇÕES quando NECESSÁRIO. Se necessitar, consulte o dicionário.
Vídeo sobre regras ortográficas – teatro de marionetes: http://www.youtube.com/watch?v=DV17Emnvpbs
A letra “X” com som de “S” e “Z”. http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4&feature=related
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.
Observe se:
Três estrelas 7 classificações
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23/08/2015
Cinco estrelasExcelente..... ajudou-me muito. OBRIGADA!!
11/10/2013
Três estrelasBOA ARGUMENTÇAO
09/10/2013
Duas estrelasnão gostei pk não tem perguntas
04/09/2013
Cinco estrelasgostei muito
01/08/2013
Quatro estrelasCara Professora, permita-me fazer uma correção em sua aula ou melhor, um adendo. O "s" não tem som de "z" apenas entre vogais, já que existem algumas exceções. Por exemplo: "transatlântico". toda a conjugação do verbo "transitar" e o substantivo "trânsito" e em geral todas as palavras compostas pelo prefixo "trans" seguido de palavra iniciada com vogal, transigir, transalpino, transistor e etc. Abraço, Eduardo Martins
21/11/2012
Três estrelasaté que o site me ajudou.
16/09/2012
Quatro estrelasGostei muito desta aula sobre a letra S, adaptei para a minha turma de 1º ano (Alfabetização). As crianças alfabeticas entenderam direitinho e já estão se corrigindo os outros ainda estão em processo para o nível alfabetico. foi muito proveitosa a aula. obrigada!