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Os vários sons da letra “s” nas palavras

 

16/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Grifo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S.   

§         Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç.  

Duração das atividades
6 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a conversa explicando às crianças que as letras do nosso alfabeto possuem sons específicos. E que, algumas vezes, uma letra pode  representar mais de um som.   

Escreva algumas palavras no quadro e peça às crianças que façam observações quanto ao som da letra “S”.  

 SALA   SINUCA     CASA   RAPOSA   PASSARINHO    PASSEIO   SHOW   

Se necessário faça algumas perguntas para ajudar na observação:

  • Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “s”? Observe que o “S” sozinho com som “S”, aparece no início da palavra.
  • Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “z”? A letra “S” entre vogais tem som de “Z”.      

 Depois de ouvir as crianças sugerimos que o texto abaixo seja copiado pelas crianças no caderno como forma de sistematização.   

Os sons da letra “S”   

Algumas letras  representam mais de um som como é o caso da letra “S”.

 “S” sozinho no início da palavra tem som de “S” mesmo. Exemplo: sapo, sinfonia, surfista.

 “SS” juntos no meio de uma palavra representam também o som de “S”. Exemplo: passeio, assunto.

“S” entre duas vogais tem o som da letra “Z”. Exemplo: asa, raposa. “S” acompanhado da letra “H” tem som da letra “X”. Exemplo: show, Shirlei.     

Utilize com as crianças o jogo de palavras com “S” com som de “S” ou de “Z”: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=547  

 Jogo de palavras com s e SS: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1944    

Atividade 2 –

Atividade de português

1)Recorte de jornais e revistas palavras que são escritas com a letra “S”.

 2) Divida  seu caderno conforme o modelo abaixo e cole as palavras no quadro respectivo. 

Atividade de Avaliação –   

                                                                    ATIVIDADE DE PORTUGUÊS  

1)     ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.   

CASA                  SAL                           SELO                        RAPOSA                  PRISÃO PESO                  SAUDAÇÃO            SABÃO                     SHOW                       SHIRLEI PESADELO       PASSEIO                  ASA                           MISTÉRIO                ASSUNTO

2)  REESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA CORREÇÕES quando NECESSÁRIO. Se necessitar, consulte o dicionário.

Recursos Complementares

Vídeo sobre regras ortográficas – teatro de marionetes: http://www.youtube.com/watch?v=DV17Emnvpbs  

A letra “X” com som de “S” e “Z”. http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4&feature=related    

MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.  

Avaliação

Observe se:

  • Na realização da Atividade 2 a criança localizou as palavras  e colou-as no quadro sem dificuldades.
  •  Na realização da Atividade de Avaliação a criança conseguiu classificar corretamente as palavras.
  • Na segunda parte conseguiu corrigir as palavras.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 1/6 - 16.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 2/6 - 33.33%
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Opiniões

  • ANA, COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ VERISSIMO , Rio de Janeiro - disse:
    AUJOAO@HOTMAIL.COM

    11/10/2013

    Três estrelas

    BOA ARGUMENTÇAO


  • eu, Peru - disse:
    kkkkkk@hotmail.com

    09/10/2013

    Duas estrelas

    não gostei pk não tem perguntas


  • fatima, casa , Rio de Janeiro - disse:
    fatimalaudadio@gmail.com

    04/09/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito


  • Eduardo dos Santos Martins, particular , Paraná - disse:
    eduardo.santos.martins@hotmail.com

    01/08/2013

    Quatro estrelas

    Cara Professora, permita-me fazer uma correção em sua aula ou melhor, um adendo. O "s" não tem som de "z" apenas entre vogais, já que existem algumas exceções. Por exemplo: "transatlântico". toda a conjugação do verbo "transitar" e o substantivo "trânsito" e em geral todas as palavras compostas pelo prefixo "trans" seguido de palavra iniciada com vogal, transigir, transalpino, transistor e etc. Abraço, Eduardo Martins


  • Ana Júlia, Rede Pitagoras , Mato Grosso do Sul - disse:
    jujuba@hotmail.com

    21/11/2012

    Três estrelas

    até que o site me ajudou.


  • FRANCISCA ROSIVÂNIA FERREIRA, Lorena Amaral , Ceará - disse:
    rosyferreira38@yahoo.com

    16/09/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta aula sobre a letra S, adaptei para a minha turma de 1º ano (Alfabetização). As crianças alfabeticas entenderam direitinho e já estão se corrigindo os outros ainda estão em processo para o nível alfabetico. foi muito proveitosa a aula. obrigada!


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