Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Traduzindo e ressignificando a linguagem da internet: Orkut, Twiter e MSN - novos códigos de linguagem?

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

         

  • identificar a situação de comunicação em que se adota o internetês;
  • analisar o internetês como uma variante da língua;
  • analisar a exploração da fonética na escrita de textos em sites de relacionamento;
  • produzir textos nas variantes: coloquial e padrão culto.
Duração das atividades
6 aulas - sendo duas de 1h e 40 min. e o restante de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

É importante que os alunos tenham acesso à internet e conheçam a linguagem utilizada em ambientes como Orkut, MSN e Twitter.

Quanto à leitura dos textos, nas turmas que apresentarem dificuldade de compreensão, faça uma leitura oral compartilhada, conversando com os alunos sobre cada parágrafo.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula  - 50 min.

Professor,

Inicie a aula sondando a turma com a pergunta:

Quem sabe o que significa internetês?

Depois de ouvir as respostas dos alunos, passe o vídeo a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=nn5YBRzKaCA&feature=related - acesso em 12-09-10 - Reportagem sobre o uso de sites de relacionamento por adolescentes.

Em seguida, forme um grande círculo na sala e peça que os alunos conversem sobre as 10 questões propostas no fragmento de texto abaixo, levando em conta suas opiniões  e o vídeo que assistiram.

Tente não interferir no debate, deixe que os alunos exponham suas ideias. Só tome a palavra para colocar ordem, caso seja necessário.

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml, acesso em 12-09-10 - Texto e imagem. 

Linguagem de internet e celular

Um estudo realizado no ano passado por um professor universitário na Austrália revelou que os jovens, se têm facilidade para escrever mensagens de maneira abreviada, podem não ter tanta habilidade assim para lê-las. Quase metade dos 55 estudantes envolvidos demorou duas vezes mais para ler do que para escrever mensagens do tipo “Vc q tc?”. Por que então a linguagem simplificada virou praxe entre quem usa a internet e costuma mandar mensagens de texto pelo telefone celular?

A professora Maria Teresa de Assunção Freitas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sugere algumas possibilidades. Ela é autora do livro Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola.

  1. Por que as pessoas abreviam a linguagem na web?
  2. Onde e por quem essa linguagem abreviada é mais usada?
  3. Por que essa linguagem tem mais adeptos entre os adolescentes?
  4. Isso já acontecia antes em outros meios?
  5. A escrita abreviada e simplificada prejudica a compreensão?
  6. Há padrões de escrita para internet e celular?
  7. Essa escrita vicia?
  8. Essa linguagem pode modificar a língua que falamos?
  9. A internet faz o adolescente ler menos?
  10. Exemplos da linguagem da internet.

Proponha a elaboração coletiva de uma resposta para cada  questão, respeitando a opinião da maioria. Porém não interfira no conteúdo dos textos, apenas na organização.

Registre no quadro as conclusões e peça que os alunos também o façam no caderno.

Segunda aula - 50 min.

Divida os alunos em trios e entregue cópias com o restante do texto, disponível no link abaixo:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml, acesso em 12-09-10  

Solicite, então, que cada grupo compare uma resposta elaborada pela turma com a explanação da professora Maria Teresa a respeito da mesma questão.

Os grupos deverão assinalar as semelhanças e divergências das respostas e produzir um pequeno roteiro para uma apresentação oral, que deverá ocorrer em seguida.

Deixe claro para os alunos que os comentários da professora Maria Teresa não devem ser considerados como verdades absolutas, pois o tema é complexo  e polêmico.  Segundo o próprio texto, ela apenas sugere algumas possibilidades.

 

Terceira aula -  1h e 40 min. (aulas geminadas)

Inicie a aula com um breve comentário sobre as expressões e imagens utilizadas no internetês, buscando retomar o assunto.

Em seguida distribua para os alunos os quadros abaixo e peça que eles observem e tentem explicar como as palavras do internetês são formadas.

Eles deverão mencionar a exploração da fonética e a valorização das consoantes na comunicação em sites de relacionamento.

http://img50.imageshack.us/i/internetes1n.jpg/, acesso em 12-09-10 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000088/0000001739.jpg, acesso em 12-09-10  

Ouça os comentários dos alunos e anote no quadro aqueles mais relevantes, buscando identificar com a turma algumas regularidades na formação das expressões.

Em seguida converse com os alunos sobre o trabalho a ser realizado no laboratório de informática na aula seguinte.

Explique que eles irão "bater papo" entre si e com alunos de uma outra escola através do "google talk", e separe-os em cinco grupos.

Peça que sugiram temas para o bate-papo, relacionados à escola, à adolescência ou à linguagem. Como exemplo, trabalharemos aqui o tema : O uso da Internet por adolescentes.

Anote as propostas no quadro e faça uma votação.

Distribua cartolina, revistas, cola, tesourinha e oriente cada grupo a elaborar um cartaz com algumas regras a serem cumpridas na sala de informática. Eles deverão utilizar linguagem formal. Dê sugestões:

  • não bagunçar a sala;
  • não conversar alto;
  • respeitar os colegas de sala e os que conhecerão pela internet;
  • não usar palavrões nem termos ofensivos;
  • não acessar outro conteúdo durante a aula;
  • ter cuidado com os equpamentos;
  • ao sair, deixar a sala como encontrou.

Com a ajuda dos alunos, cole os cartazes na sala de aula para reforçar os combinados.

Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Antes dessa aula, faça contato com um professor de outra escola que também tenha acesso à internet e proponha que seus alunos "batam papo" com os dele através do google talk. Marque a data e o horário, para que todos estejam conectados ao mesmo tempo. Para saber detalhes sobre o google talk e o passo a passo a respeito de como utilizá-lo, acesse o link abaixo:

http://www.google.com/talk/intl/pt-BR/start.html - acesso em 27-10-10. 

Peça, previamente, o auxílio do professor de informática para cadastrar os gmails dos alunos. Caso seja necessário, você mesmo poderá realizar o cadastro.

Leve-os  para a sala de informática e,  se necessário, disponha-os em pequenos grupos.

Promova o "bate papo" virtual entre eles sobre o uso da internet por adolescentes, utilizando a ferramenta google talk. Você deverá iniciá-lo, fazendo as apresentações. Em seguida, coloque as seguintes perguntas.

  • Você usa a internet no seu cotidiano? Em que situações?
  • Que sites você tem o hábito de acessar?
  • Você utliza a internet como ferramenta de pesquisa e estudo. Como o faz?

Acompanhe as postagens e faça intervenções em tempo real, para que o grupo não desvie do assunto proposto.

Observação: Se não houver laboratório de informática na sua escola, tente levar os alunos a uma lan house comunitária, use um computador ligado ao data show na sala de aula, ou imprima exemplos de bate-papo na internet em transparências. Mas tente ao máximo oportunizar aos alunos a experiência real de "bater papo" virtualmente.

Peça que os alunos reflitam sobre a seguinte questão: A internet substitui a correspondência através de cartas?

Promova uma discussão sobre isso, após a leitura do texto indicado abaixo:

http://portalimprensa.uol.com.br/colunistas/colunas/2008/10/29/imprensa319.shtml - acesso em 17-12-10 -   Troquei o e-mail por uma carta.

Quinta aula - 50 min.

http://pedrodaveiga.blogspot.com/2008/06/carta-nonato-albuquerque.html - acesso em 27-10-10 

Professor,

Proponha a produção de cartas a serem  enviadas para o professor e a turma da outra escola envolvida no projeto, como agradecimento pela participação na atividade.

Lembre-os que a carta deverá apresentar:

  • local e data;
  • vocativo (forma de chamamento do interlocutor);
  • saudação (cumprimento);
  • desenvolvimento do assunto;
  • despedida;
  • assinatura.

Quanto à linguagem, apesar de afetiva, deverá ser formal, visto que o tema da carta está relacionado a atividades escolares.

Terminada a produção, peça que os alunos troquem as cartas entre si, para que possam ler os textos uns dos outros e sugerir correções.

Então, eles deverão destrocar as cartas e reescrevê-las para depois entregá-las a você.

Recolha-as para correção e entregue-as na próxima aula para que sejam novamente reescritas e enviadas.

Sexta aula - 50 min.

Nesta aula, entregue as cartas com as sugestões de correção e proponha a reescrita.

É importante que você tente acompanhar individualmente os alunos, passando pelas carteiras e tirando as dúvidas que surgirem.

Terminada a atividade, oriente-os quanto ao preenchimento do envelope e peça que cada um envie sua carta pelo correio.

Recursos Complementares

Professor, se possível veja também as aulas indicadas abaixo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20066  - acesso em 12-09-10 - aula sobre internetês.

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=1168 acesso em 12-09-10 - O internetês na sala de aula.

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11684 acesso em 12-09-10 - A maturidade do Internetês. 

Avaliação

Professor,

Avalie o processo de construção do conhecimento, a participação e o envolvimento dos alunos.

Nas atividades orais, verifique se eles se comunicam com desenvoltura e se exercitam bem a escuta.

Observe se, durante o bate-papo da quarta aula, eles seguiram os combinados e se utilizaram adequadamente o internetês.

Avalie os aspectos gramaticais e linguísticos nas cartas produzidas, principalmente se eles conseguiram utilizar uma linguagem mais formal do que a utilizada no bate-papo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marizete Ten Caten, CEFAPRO , Mato Grosso - disse:
    professora.maizete@hotmail.com

    06/07/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula, pois o internetês é uma temática que está chegando em sala de aula e os professores não estão sabendo lidar com isso.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.