20/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Professor,
É importante que os alunos tenham acesso à internet e conheçam a linguagem utilizada em ambientes como Orkut, MSN e Twitter.
Quanto à leitura dos textos, nas turmas que apresentarem dificuldade de compreensão, faça uma leitura oral compartilhada, conversando com os alunos sobre cada parágrafo.
Primeira aula - 50 min.
Professor,
Inicie a aula sondando a turma com a pergunta:
Quem sabe o que significa internetês?
Depois de ouvir as respostas dos alunos, passe o vídeo a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=nn5YBRzKaCA&feature=related - acesso em 12-09-10 - Reportagem sobre o uso de sites de relacionamento por adolescentes.
Em seguida, forme um grande círculo na sala e peça que os alunos conversem sobre as 10 questões propostas no fragmento de texto abaixo, levando em conta suas opiniões e o vídeo que assistiram.
Tente não interferir no debate, deixe que os alunos exponham suas ideias. Só tome a palavra para colocar ordem, caso seja necessário.
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml, acesso em 12-09-10 - Texto e imagem.
Linguagem de internet e celular
Um estudo realizado no ano passado por um professor universitário na Austrália revelou que os jovens, se têm facilidade para escrever mensagens de maneira abreviada, podem não ter tanta habilidade assim para lê-las. Quase metade dos 55 estudantes envolvidos demorou duas vezes mais para ler do que para escrever mensagens do tipo “Vc q tc?”. Por que então a linguagem simplificada virou praxe entre quem usa a internet e costuma mandar mensagens de texto pelo telefone celular?
A professora Maria Teresa de Assunção Freitas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sugere algumas possibilidades. Ela é autora do livro Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola.
Proponha a elaboração coletiva de uma resposta para cada questão, respeitando a opinião da maioria. Porém não interfira no conteúdo dos textos, apenas na organização.
Registre no quadro as conclusões e peça que os alunos também o façam no caderno.
Segunda aula - 50 min.
Divida os alunos em trios e entregue cópias com o restante do texto, disponível no link abaixo:
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml, acesso em 12-09-10
Solicite, então, que cada grupo compare uma resposta elaborada pela turma com a explanação da professora Maria Teresa a respeito da mesma questão.
Os grupos deverão assinalar as semelhanças e divergências das respostas e produzir um pequeno roteiro para uma apresentação oral, que deverá ocorrer em seguida.
Deixe claro para os alunos que os comentários da professora Maria Teresa não devem ser considerados como verdades absolutas, pois o tema é complexo e polêmico. Segundo o próprio texto, ela apenas sugere algumas possibilidades.
Terceira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Inicie a aula com um breve comentário sobre as expressões e imagens utilizadas no internetês, buscando retomar o assunto.
Em seguida distribua para os alunos os quadros abaixo e peça que eles observem e tentem explicar como as palavras do internetês são formadas.
Eles deverão mencionar a exploração da fonética e a valorização das consoantes na comunicação em sites de relacionamento.
http://img50.imageshack.us/i/internetes1n.jpg/, acesso em 12-09-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000088/0000001739.jpg, acesso em 12-09-10
Ouça os comentários dos alunos e anote no quadro aqueles mais relevantes, buscando identificar com a turma algumas regularidades na formação das expressões.
Em seguida converse com os alunos sobre o trabalho a ser realizado no laboratório de informática na aula seguinte.
Explique que eles irão "bater papo" entre si e com alunos de uma outra escola através do "google talk", e separe-os em cinco grupos.
Peça que sugiram temas para o bate-papo, relacionados à escola, à adolescência ou à linguagem. Como exemplo, trabalharemos aqui o tema : O uso da Internet por adolescentes.
Anote as propostas no quadro e faça uma votação.
Distribua cartolina, revistas, cola, tesourinha e oriente cada grupo a elaborar um cartaz com algumas regras a serem cumpridas na sala de informática. Eles deverão utilizar linguagem formal. Dê sugestões:
Com a ajuda dos alunos, cole os cartazes na sala de aula para reforçar os combinados.
Quarta aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Antes dessa aula, faça contato com um professor de outra escola que também tenha acesso à internet e proponha que seus alunos "batam papo" com os dele através do google talk. Marque a data e o horário, para que todos estejam conectados ao mesmo tempo. Para saber detalhes sobre o google talk e o passo a passo a respeito de como utilizá-lo, acesse o link abaixo:
http://www.google.com/talk/intl/pt-BR/start.html - acesso em 27-10-10.
Peça, previamente, o auxílio do professor de informática para cadastrar os gmails dos alunos. Caso seja necessário, você mesmo poderá realizar o cadastro.
Leve-os para a sala de informática e, se necessário, disponha-os em pequenos grupos.
Promova o "bate papo" virtual entre eles sobre o uso da internet por adolescentes, utilizando a ferramenta google talk. Você deverá iniciá-lo, fazendo as apresentações. Em seguida, coloque as seguintes perguntas.
Acompanhe as postagens e faça intervenções em tempo real, para que o grupo não desvie do assunto proposto.
Observação: Se não houver laboratório de informática na sua escola, tente levar os alunos a uma lan house comunitária, use um computador ligado ao data show na sala de aula, ou imprima exemplos de bate-papo na internet em transparências. Mas tente ao máximo oportunizar aos alunos a experiência real de "bater papo" virtualmente.
Peça que os alunos reflitam sobre a seguinte questão: A internet substitui a correspondência através de cartas?
Promova uma discussão sobre isso, após a leitura do texto indicado abaixo:
http://portalimprensa.uol.com.br/colunistas/colunas/2008/10/29/imprensa319.shtml - acesso em 17-12-10 - Troquei o e-mail por uma carta.
Quinta aula - 50 min.
http://pedrodaveiga.blogspot.com/2008/06/carta-nonato-albuquerque.html - acesso em 27-10-10
Professor,
Proponha a produção de cartas a serem enviadas para o professor e a turma da outra escola envolvida no projeto, como agradecimento pela participação na atividade.
Lembre-os que a carta deverá apresentar:
Quanto à linguagem, apesar de afetiva, deverá ser formal, visto que o tema da carta está relacionado a atividades escolares.
Terminada a produção, peça que os alunos troquem as cartas entre si, para que possam ler os textos uns dos outros e sugerir correções.
Então, eles deverão destrocar as cartas e reescrevê-las para depois entregá-las a você.
Recolha-as para correção e entregue-as na próxima aula para que sejam novamente reescritas e enviadas.
Sexta aula - 50 min.
Nesta aula, entregue as cartas com as sugestões de correção e proponha a reescrita.
É importante que você tente acompanhar individualmente os alunos, passando pelas carteiras e tirando as dúvidas que surgirem.
Terminada a atividade, oriente-os quanto ao preenchimento do envelope e peça que cada um envie sua carta pelo correio.
Professor, se possível veja também as aulas indicadas abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20066 - acesso em 12-09-10 - aula sobre internetês.
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=1168 acesso em 12-09-10 - O internetês na sala de aula.
http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11684 acesso em 12-09-10 - A maturidade do Internetês.
Professor,
Avalie o processo de construção do conhecimento, a participação e o envolvimento dos alunos.
Nas atividades orais, verifique se eles se comunicam com desenvoltura e se exercitam bem a escuta.
Observe se, durante o bate-papo da quarta aula, eles seguiram os combinados e se utilizaram adequadamente o internetês.
Avalie os aspectos gramaticais e linguísticos nas cartas produzidas, principalmente se eles conseguiram utilizar uma linguagem mais formal do que a utilizada no bate-papo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/07/2011
Cinco estrelasExcelente aula, pois o internetês é uma temática que está chegando em sala de aula e os professores não estão sabendo lidar com isso.