Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meu bicho e eu!

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas o que são os Animais Urbanos, bem como a diferença entre estes e os outros animais que existem. Estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos que tenham alguma deficiência e/ou Necessidade Educacional Especial, uma vez que as atividades foram preparadas com esta finalidade e também porque alguns assuntos das aulas abordam a temática.

Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; 3 (Três)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação       

Sugerimos que o professor inicie as aulas perguntando aos alunos se eles têm animais de estimação em suas casas e quais são eles. Poderá fazer uma lista na lousa com os nomes dos animais, por exemplo: cachorro, gato, tartaruga (Figs. 1, 2 e 3) etc.

Figura 1 – Imagem de um cachorro
Disponível em: http://criaderomonterrey.pamerida.com/images/Cachorro.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Figura 2 – Imagem de um Gato
Disponível em: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK15478_gato-mickey800.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Figura 3 – Imagem de uma Tartaruga
Disponível em: http://www.fotoplatforma.pl/foto_galeria/1393_DSCN4586.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Atividade 1


Nesta atividade o professor deverá perguntar aos alunos o que eles entendem por Animais Urbanos. Depois que os alunos tiverem expressado suas idéias, isto é, seus conhecimentos prévios, o professor deverá apresentar o Recurso a eles.
Para que entendam o que sejam animais urbanos, o professor poderá pedir para que algum aluno voluntário procure no dicionário o que significa a palavra “urbano” e depois favorecer com que eles cheguem a conclusão de que animais urbanos são animais de pequeno porte que podem conviver pacificamente com seres humanos, inclusive no ambiente familiar.

Recurso:

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4954  

O Recurso (Fig. 4) é um vídeo, retirado do Banco Internacional de Objetos Educacionais (site do MEC) que tem o objetivo de favorecer a reflexão dos alunos sobre a produção e uso do espaço urbano e das relações nesse meio entre pessoas e animais.

Figura 4 - Tela inicial do Recurso

Atividade 2

Estando os alunos no Laboratório de Informática e divididos em pequenos grupos, duplas (ou trios), o professor deverá separar para cada grupo dois (2) tipos de animais da fauna Brasileira, entre outros.


As pesquisas poderão ser feitas em Livros Didáticos e/ou Internet.


Sugestão de animais para pesquisa:
- Cotia e Pato
- Rato e Barata
- Galinhas e Gatos
- Jacaré e Porco espinho
- Leão e Traça
- Urso e Camelo
- Elefante e Boi
- Tartaruga e Cachorro


Os alunos deverão pesquisar algumas características destes animais, tais como:


- Ambiente em que vive
- Do que se alimenta
- Curiosidades


Poderão apresentar estas informações em forma de Tabela

Exemplo:

Animal 1 Animal 2
Ambiente em que vive: Ambiente em que vive:
Do que se alimenta: Do que se alimenta:
Tipo (felino, réptil...): Tipo (felino, réptil...):

Observamos que estas tabelas poderão ser feitas em cartolinas ou no computador e posteriormente apresentadas a todos os alunos da sala de aula, pois será um momento de troca de informações.

Atividade 3

Um tema muito importante e que deve ser trabalhado, inclusive nas escolas, para conscientização dos alunos, é sobre os maus-tratos a animais. Abordar este assunto em sala de aula é importante para que os alunos não desenvolvam este tipo de prática no seu cotidiano, bem como que ao presenciarem alguma cena de maus-tratos saibam o que fazer.
Para tanto, cada grupo deverá visitar os seguintes indicados abaixo que versam sobre o assunto:

http://ambiente.hsw.uol.com.br/maus-tratos-animais.htm  

http://ambiente.hsw.uol.com.br/maus-tratos-animais5.htm

Sugestões:

undefined

1- Os animais podem exercer uma importante influência positiva na vida das Pessoas com Deficiência, tanto em tratamentos de reabilitação (no caso da Equoterapia) quanto para a acessibilidade destas pessoas, como, por exemplo, o cão-guia para as pessoas que possuem Deficiência Visual (Fig.5).

Figura 5 – Imagem de um cão-guia
Disponível em: http://www.cosmo.com.br/blog/admin/imagens/124834.jpg  Acesso em: 11. Jun. 2009.

Para saber mais sobre este assunto, os alunos poderiam visitar os seguintes sites:

http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=caes_e_deficientes.htm  

http://www.ajudas.com/notVer.asp?id=579  

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/caoguia.htm  

2- Sugerimos também que o vídeo abaixo seja visto pelos alunos. O vídeo é tem o objetivo de mostrar os efeitos que a Equoterapia pode oferecer à vida das Pessoas com Deficiência! O vídeo (Fig. 6) tem a duração de 7’28 (sete minutos e vinte e oito segundos).

Figura 6- Imagem do vídeo sobre Equoterapia


Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=gNKB_QgD3IU

Recursos Complementares

Livros Didáticos, Cartolinas, Papéis e Internet.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, principalmente no momento em que fizer suas pesquisas, pois poderão confrontar com seus conhecimentos prévios.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.