02/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a imagem (Fig. 1) abaixo aos alunos, e perguntar o que eles acham desta, o que lhes veem a mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.
Figura 1 – Imagem de profissões.
Disponível em: http://blog.opovo.com.br/educacao/files/2010/07/profissoes.jpg Acessado em: 25 de Agosto de 2010.
Observação: O professor deverá providenciar cópias da figura em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
Após o professor ouvir as opiniões dos alunos acerca da figura, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará um assunto de suma importância que está presente na vida dos jovens e de grande influência no futuro dos alunos: “profissões”.''
Dando continuidade à aula, tendo como propósito discutir as diversas profissões e as atividades desempenhadas por profissionais, sugerimos esta atividade.
Estando os alunos organizados em duplas ou trios no laboratório de informática, o professor deverá pedir para que eles pensem em diferentes cursos universitários e profissionalizantes, citando-os. O professor deverá anotá-los na lousa (Fig. 2) e quando os alunos tiverem citado todos os cursos nos quais tiverem pensado, ele deverá sorteá-los entre os trios, para que todos os trios tenham, no mínimo, dois cursos para pesquisar.
Figura 2 – Exemplo de divisão de cursos entre os trios.
Fonte: do autor (adaptado de: http://www.psdgraphics.com/wp-content/uploads/2009/03/green-blank-blackboard.jpg Acessado em: 28 de Agosto de 2010.)
Após sortear os cursos entre os trios, o professor deverá orientar os grupos para que pesquisem na Internet, em livros e revistas os cursos sorteados.
Os trios deverão pesquisar como é o curso, o que o profissional formado nessa área pode fazer ao se formar (áreas de atuação profissional), qual o perfil desse profissional e como é o seu dia-a-dia.
Para a realização da pesquisa, sugerimos os seguintes sítios eletrônicos:
http://guiadoestudante.abril.com.br/home/ (Fig. 3)
http://www.guiadasprofissoes.com.br/
http://www.vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/
http://www.escolhasuaprofissao.com.br/index.jsp
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_profissoes/index.htm
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/carreiras_profissoes.aspx
http://www.vunesp.com.br/guia2010/
http://noticias.terra.com.br/vestibular/ultimas2/0,,EI11798-SUM,00.html
http://www.universia.com.br/preuniversitario/profissoes.jsp
http://www.portaldeensino.com.br/profissoes.php
Figura 3 – Imagem do sítio eletrônico “Guia do Estudante”.
Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos abaixo um roteiro para a pesquisa.
Roteiro da Pesquisa:
Dando continuidade à aula, com o intuito de discutir o planejamento de uma carreira, sugerimos a próxima atividade.
Feitas as pesquisas, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos – junção de dois trios – de preferência que pesquisaram profissões diferentes. Cada grupo deverá, em formato de uma consultoria, apresentar aos demais as profissões que foram pesquisadas. Para isso, eles deverão organizar, sob supervisão do professor, um roteiro de apresentação (trabalhando, assim, a competência da escrita).
Terminado o roteiro, deverão escolher 2 pessoas para serem “os consultores” e 2 para serem os “clientes”. Os alunos que não estiverem participando, deverão ser a plateia.
Os alunos deverão encenar situações em que o cliente procura o consultor para discutir certas profissões, como, por exemplo: estudante confuso sobre que profissão escolher; profissional que decidiu seguir outra carreira (mudar de profissão) e quer ter mais informações sobre esta nova etc.
Sugerimos o roteiro abaixo para nortear esse momento.
Roteiro de Apresentação:
Cada grupo deverá encenar numa certa ordem, de forma que todos possam assistir a todas as encenações. Terminadas estas, os alunos deverão dizer o que sentiram e o que pensaram ao encenarem tais situações, se foi fácil ou não e se acreditam ser importante conhecer as possíveis profissões antes de escolher uma a seguir.
Nesse momento, o professor deverá dizer aos alunos:
“Na atividade anterior, vocês tiveram que se organizar e planejar para dar uma consultoria. Será que precisamos planejar a carreira profissional? Como podemos fazer isso?”
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá pedir para que eles pensem em maneiras de planejar uma carreira profissional, de acordo com as informações obtidas nas atividades anteriores.
Com os alunos ainda organizados em grupos, o professor deverá entregar o texto “Planejando uma carreira” (Fig. 4) de acordo com o link abaixo..
Link do texto “Planejando uma carreira”: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/planejamento-da-carreira-profissional-e-pessoal/14529/ Acessado em:25 de Agosto de 2010.
Figura 4 – Imagem do Texto “Planejando uma carreira”.
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/planejamento-da-carreira-profissional-e-pessoal/14529/ Acessado em: 25 de Agosto de 2010.).
Após planejarem uma carreira profissional, os alunos deverão encenar duas situações. Para estas, os alunos que foram os consultores - na atividade anterior a esta, serão os clientes e vice-versa. Um cliente será uma pessoa desanimada e perdida quanto ao caminho profissional a seguir, enquanto a outra, entusiamada para tomar uma decisão, mas sem acesso à informação.
Cada grupo deverá encenar numa certa ordem de forma que todos possam assistir a todas as encenações. Terminadas estas, os alunos deverão dizer o que foi mais difícil, essa encenação ou a feita na atividade anterior e porquê.
Finalizando a aula, com o intuito de socializar o que foi discutido e aprendido em aula, os alunos deverão organizar uma feira de profissões na escola.
Os alunos deverão confeccionar cartazes a serem afixados pela escola como material de divulgação (Fig. 5) e cartazes sobre os cursos (Fig. 6) a serem afixados na sala de aula para a apresentação durante a feira de profissões (que deverão ser feitos baseados no que foi pesquisado no início da aula).
Para realizar esse evento, é necessário que os grupos, com o auxílio do professor, organizem a sala arrumando as carteiras de modo que haja espaço suficiente para que as pessoas consigam transitar pela sala de aula visitando os cursos.
Caso seja possível, é interessante que tenha um computador conectado ao sítio eletrônico do Guia dos Estudantes (Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/home/ Acessado em: 24 de Agosto de 2010.) para que os alunos e visitantes da feira possam verificar informações sobre outros cursos e, até mesmo, fazer alguns testes profissionais oferecidos pelo Guia (Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/testes/ Acessado em: 24 de Agosto de 2010.).
Figura 5 – Exemplo de cartaz para divulgação.
Fonte: do autor.
Figura 6 – Exemplo de cartaz para Feira de Profissões.
Fonte: do autor.
Os alunos deverão fazer, também, cartazes sobre o planejamento de uma carreira para serem afixados na sala de aula.
Durante a feira, os grupos deverão ficar perto de seus cartazes para apresentar o curso e a profissão pesquisada aos visitantes.
Sugestão: Os alunos poderão trazer, sob consentimento prévio e supervisão do professor, profissionais que atuem na área de um dos cursos que foram pesquisados para tirar dúvidas dos alunos visitantes da feira interessadas na área em questão.
Após o término da feira de profissões, os cartazes sobre os cursos e planejamento de carreira poderão ser afixados pela escola, objetivando difundir as informações coletadas e aprendidas nesta aula.
O professor poderá verificar a aula “Orientação Profissional – planejando o futuro” disponível no Portal do Professor. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1346 Acessado em: 26 de Agosto de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática apresentada em aula. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/11/2013
Cinco estrelasParabéns! muito bom trabalho.
09/06/2013
Cinco estrelasAula de boa qualidade e de nível excelente.
12/05/2011
Cinco estrelasGostei da sua aula, me ajudou bastante,pois estava muito desmotivada! Obrigada!
27/10/2010
Quatro estrelasSou professora do nono ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de São Bernardo. De acordo com o currículo oficial, os alunos devem encerrar o Ensino Fundamental realizando uma feira de profissões. Para organizar o evento fiquei com muitas dúvidas e esse sítio ajudou-me com muitas sugestões. Obrigada