01/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1: COMO É UMA ÁRVORE?
1º Momento: O/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e conversar com elas sobre as árvores, buscando saber o que elas já conhecem acerca do tema, como também, indagando o que querem saber. O/a professor/a deverá registrar as questões das crianças. Exemplos de algumas questões:
O QUE SABEMOS:
Obs: Se a criança falar que é um ser que anda, o/a professor/a poderá desestruturá-la mostrando um brinquedo (pilha/corda) que anda.
As falas das crianças deverão ser registradas e fixadas no mural, para mais tarde serem confrontadas com outras hipóteses. Depois do levantamento sobre o que elas sabem o/a professor/a poderá fazer um levantamento:
O QUE QUEREMOS SABER?
2º Momento: O/a professor/a deverá levar para sala de aula vários materiais, como: (lápis cera, lápis madeira, tinta guache (marrom, verde, vermelho, amarelo e outros).
Entregar a cada criança uma folha de papel peso 40, e pedir que elas desenhem e pintem uma árvore como elas acham que ela é, e com as partes da árvore que ela conhece. Deixar que cada criança use a sua criatividade/imaginação para realizar a sua atividade.
Fotos: Professora Keila
3º Momento: O/a professor/a deverá pedir que cada criança apresente o seu desenho ao grupo, especificando as partes da árvore, e por fim, organizar todos os desenhos no mural da sala. As crianças devem identificar o seu trabalho.
Obs: O/a professor/a deverá convidar um pai/mãe/responsável das crianças que entendam do assunto para conversar com as crianças e responder as questões antes pensadas. O/a professor/a deverá entregar ao convidado as questões para que possa se preparar inclusive com materiais para ilustrar a aula.
Atividade 2 – PORQUE A ÁRVORE É UM SER VIVO.
1º Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre a visita do convidado ou biólogo/a e relembrar as questões, como também, alguns combinados para recepcionar a visita. Sentar com as crianças numa roda e deixar que elas façam as questões. Na medida em que as questões forem sendo respondidas, o professor deverá registrá-las. Se possível filmar, gravar ou fotografar.
2º Momento: O/a professor/a deverá levar as crianças em um espaço da escola que tenha uma árvore e sentar com as elas para observá-la e constatar os aspectos e questões que foram mencionados nos momentos anteriores. Pedir que as crianças identifiquem as suas partes com suas funções.
Fotos: Professora Keila
Atividade 3: AS ÁRVORES SÃO ASSIM:
1º Momento: O/a professor/a poderá propor que as crianças colham algumas ervas/matinhos no entorno da escola, bem como galhos de árvores e folhas (verde/seco). Em seguida deverão ir para sala para selecionar e observar os materiais (folhas, caule e raízes, observando sua espessura, volume, forma, textura e cor.
2º Momento: Depois deverão desenhar separadamente cada uma dessas partes ( raiz, caule, folha). Cada desenho deverá ser legendado e identificado com o nome do aluno. Obs: Os trabalhos deverão ser expostos no mural da sala.
3º Momento: O professor deverá assistir com as crianças a um vídeo que especifique como as árvores nascem, crescem e se alimentam.
http://www.youtube.com/watch?v=LFiT62Lx6fw
4º Momento: O/a professor/a deverá retomar com as crianças o vídeo que assistiram e registrar as falas das crianças sobre os novos conhecimentos. Escrevendo suas idéias numa folha de papel madeira e expondo-as no mural junto às outras tarefas já realizadas.
Atividade 4: MODELANDO UMA ÁRVORE ENTRE UM CENÁRIO.
1º Momento: O/a professor/a conversará com as crianças sobre o desenho (trabalho bidimensional) que irão realizar. Mediando a produção das crianças, indagando sobre o que poderá ser acrescentado ao desenho.
2º Momento: O/a professor/a deverá propor uma modelagem (trabalho tridimensional) levando para sala várias cores de massa de modelar para que as crianças modelem e cubram uma das árvores do seu desenho.
3º Momento: Os trabalhos deverão ser expostos no mural da escola, sendo todos devidamente identificados: nome dos autores, série/turma, ano e nome da exposição (sugerido pelos alunos).
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/08/2015
Cinco estrelasotima a proposta
11/12/2012
Cinco estrelasProfessora Keila, Aproveito esse espaço para lhe parabenizar sua aula. Uma estratégia como essa, é aprendizado, com certeza!
07/11/2010
Quatro estrelasOlá Keila, adorei a sua aula! Parabéns pela sugestão! Percebi que o objetivo da sua aula é levar efetivamente a identificarem a árvore como ser vivo e que ela merece ser respeitada pela sua sua vida e pelas funções que desempenha na natureza. Cada vez que as crianças aprendem de forma interativa percebe-se que elas vão tomando consciência da verdadeira importância da conservação do meio ambiente.
26/10/2010
Quatro estrelasOlá Keila! Adorei a sua sugestão de aula.Percebi que o seu objetivo é levar os alunos a efetivamente identificar a árvore como ser vivo e como parte integrante da vida de todos nós.Cada vez que as crianças interagem, manipulando, participando de forma consciente,percebe-se que elas vão tomando consciência da verdaderira importância da conservação do meio ambiente.