Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS ÁRVORES SÃO SERES VIVOS?

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Identificar a árvore como um ser vivo;
  • Conhecer as partes das plantas: raiz, caule, folha, flor e fruto;
  • Conhecer as árvores atentando para aspectos referentes à sua alimentação, respiração e seu crescimento.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: COMO É UMA ÁRVORE?

1º Momento: O/a professor/a deverá sentar na roda com as crianças e conversar com elas sobre as árvores, buscando saber o que elas já conhecem acerca do tema, como também, indagando o que querem saber. O/a professor/a deverá registrar as questões das crianças. Exemplos de algumas questões:

O QUE SABEMOS: 

  • O que é um ser vivo?   

Obs:  Se a criança falar que é um ser que anda, o/a professor/a  poderá desestruturá-la mostrando um brinquedo (pilha/corda) que anda.  

  • A árvore é um ser vivo? Por quê?
  • Qual a diferença entre um ser vivo do não vivo?
  • Do que precisa um ser vivo para viver? -
  • Como as plantas se alimentam?   

         As falas das crianças deverão ser registradas e fixadas no mural, para mais tarde serem confrontadas com outras hipóteses. Depois do levantamento sobre o que elas sabem o/a professor/a poderá fazer um levantamento:   

O QUE QUEREMOS SABER?

  • A árvore é um ser vivo?
  • Quais são as partes das plantas?
  • Como as plantas se reproduzem?
  • Como as plantas se alimentam?

2º Momento: O/a professor/a deverá levar para sala de aula vários materiais, como: (lápis cera, lápis madeira, tinta guache (marrom, verde, vermelho, amarelo e outros).

                  Entregar a cada criança uma folha de papel peso 40, e pedir que elas desenhem e pintem uma árvore como elas acham que ela é, e com as partes da árvore que ela conhece. Deixar que cada criança use a sua criatividade/imaginação para realizar a sua atividade.

Fotos: Professora Keila

3º Momento: O/a professor/a deverá pedir que cada criança apresente o seu desenho ao grupo, especificando as partes da árvore,  e por fim, organizar todos os desenhos no mural da sala. As crianças devem identificar o seu trabalho.

 

Obs: O/a professor/a deverá convidar um pai/mãe/responsável das crianças que entendam do assunto para conversar com as crianças e responder as questões antes pensadas. O/a professor/a deverá entregar ao convidado as questões para que possa se preparar inclusive com materiais para ilustrar a aula.

Atividade 2 – PORQUE A ÁRVORE É UM SER VIVO.

 

1º  Momento: O/a professor/a deverá conversar com as crianças sobre a visita do convidado ou biólogo/a e relembrar as questões, como também, alguns combinados para recepcionar a visita. Sentar com as crianças numa roda e deixar que elas façam as questões. Na medida em que as questões forem sendo respondidas, o professor deverá registrá-las. Se possível filmar, gravar ou fotografar.

  • Como as árvores limpam ar?
  • Como a árvore chupa a água?
  • Como a planta se alimenta?

2º  Momento: O/a professor/a deverá levar as crianças em um espaço da escola que tenha uma árvore e sentar com as elas para observá-la e constatar os aspectos e questões que foram mencionados nos momentos anteriores. Pedir que as crianças identifiquem as suas partes com suas funções.

Fotos: Professora Keila

Atividade 3: AS ÁRVORES SÃO ASSIM:

1º Momento: O/a professor/a poderá propor que as crianças colham algumas ervas/matinhos no entorno da escola, bem como galhos de árvores e folhas (verde/seco). Em seguida deverão ir para sala para selecionar e observar os materiais (folhas, caule e raízes, observando sua espessura, volume, forma, textura e cor.

2º Momento: Depois deverão desenhar separadamente cada uma dessas  partes ( raiz, caule, folha). Cada desenho deverá ser legendado e identificado com o nome do aluno. Obs: Os trabalhos deverão ser expostos no mural da sala.

3º Momento: O professor deverá assistir com as crianças a um vídeo que especifique como as árvores nascem, crescem e se alimentam.

http://www.youtube.com/watch?v=LFiT62Lx6fw   

4º Momento: O/a professor/a deverá retomar com as crianças o vídeo que assistiram e registrar as falas das crianças sobre os novos conhecimentos. Escrevendo suas idéias numa folha de papel madeira e expondo-as no mural junto às outras tarefas já realizadas.  

 

Atividade 4: MODELANDO UMA ÁRVORE ENTRE UM CENÁRIO.

1º Momento: O/a professor/a conversará com as crianças sobre o desenho (trabalho bidimensional) que irão realizar. Mediando a produção das crianças, indagando sobre o que poderá ser acrescentado ao desenho.

  • Onde ficará o solo em que a planta estará?
  • O que estará abaixo do solo?
  • O que dará sustentação para a planta ficar em pé?
  •  O que dará sustentação as folhas?
  •  No seu desenho terá céu?
  • Sol?
  • Animais?
  • Plantas rasteiras?  

 2º Momento: O/a professor/a deverá propor uma modelagem (trabalho tridimensional) levando para sala várias cores de massa de modelar para que as crianças modelem e cubram uma das árvores do seu desenho.

3º Momento: Os trabalhos deverão ser expostos no mural da escola, sendo todos devidamente identificados: nome dos autores, série/turma, ano e nome da exposição (sugerido pelos alunos).

Recursos Complementares
Avaliação

 Avaliar se as crianças:   

  • Identificaram a árvore como um ser vivo;
  • Conheceram as partes das plantas: raiz, caule, folha, flor e fruto;
  • Conheceram as árvores atentando para aspectos referentes à sua alimentação, respiração e seu crescimento;
  • Participaram das atividades propostas.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aline, professora , Rio de Janeiro - disse:
    alinebarbie_21@hotmail.com

    10/08/2015

    Cinco estrelas

    otima a proposta


  • Eliene Moreira de Sena Amado, CMEB Profª Lívia Lorene Bueno Maia , Tocantins - disse:
    elieneamado@hotmail.com

    11/12/2012

    Cinco estrelas

    Professora Keila, Aproveito esse espaço para lhe parabenizar sua aula. Uma estratégia como essa, é aprendizado, com certeza!


  • Eliane Cristina do Prado Paiva, Secretaria Municipal de Educação de MURIAE , Minas Gerais - disse:
    valentina6017@gmail.com

    07/11/2010

    Quatro estrelas

    Olá Keila, adorei a sua aula! Parabéns pela sugestão! Percebi que o objetivo da sua aula é levar efetivamente a identificarem a árvore como ser vivo e que ela merece ser respeitada pela sua sua vida e pelas funções que desempenha na natureza. Cada vez que as crianças aprendem de forma interativa percebe-se que elas vão tomando consciência da verdadeira importância da conservação do meio ambiente.


  • Eliane Cristina do Prado Paiva, Secretaria Municipal de Educação de MURIAE , Minas Gerais - disse:
    valentina6017@gmail.com

    26/10/2010

    Quatro estrelas

    Olá Keila! Adorei a sua sugestão de aula.Percebi que o seu objetivo é levar os alunos a efetivamente identificar a árvore como ser vivo e como parte integrante da vida de todos nós.Cada vez que as crianças interagem, manipulando, participando de forma consciente,percebe-se que elas vão tomando consciência da verdaderira importância da conservação do meio ambiente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.