Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A INCLUSÃO POR MEIO DA ARTE: VAMOS PINTAR UMA SOCIEDADE DIFERENTE?

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer as obras de artistas plásticos que apresentam deficiências.

2) Valorizar as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam.

3) Reconhecer o valor da arte na promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.

4) Sensibilizar-se com a temática da inclusão e o papel da sociedade em promovê-la.

Duração das atividades
Três ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Professor/a sugere-se que essa aula seja desenvolvida no laboratório de informática. Caso não seja possível, sugere-se a apresentação ou impressão das imagens que serão trabalhadas.

ATIVIDADE 1:  

1º Momento: Professor/a inicie sua aula apresentando as seguintes imagens aos/as alunos/as:

2º Momento: Pergunte aos/as alunos/as: Que sentimentos essas imagens despertam em vocês? Na sua percepção, como elas foram produzidas? Vocês sabem de quem são essas obras de arte? 

3º Momento: Professor/a após a exploração das imagens e as tentativas de identiifcação do/da artista, apresente aos/as alunos/as quem de fato é o artista plástico. Diga à eles/as que se trata de "Sergio Torretta, artista plástico que iniciou na pintura aos 18 anos de idade, após tornar-se tetraplégico devido a um mergulho em piscina rasa. Começou a pintar como forma de terapia ocupacional descobrindo ali seu dom e talento. Há 8 anos vive exclusivamente de seu trabalho artístico, pintando e ensinando pintura em oficinas de arte ministradas em vários eventos de Arte e de Inclusão no país. Tem um projeto de Arte-Inclusão chamado Eficiência além da Deficiência - Incluindo através da Arte, fazendo da ARTE uma ferramenta para a Inclusão Social".

Fonte do material:

http://www.casadacultura.org/arte/pint/sergio_torretta/sergio_torretta_idx.html  

4º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que se dividam em trios para fazer a leitura do material sobre "Pintores com a boca e os pés" , disponível no endereço a  seguir: http://www.apbp.com.br/artistas.asp   

5º Momento: Após a exploração do material pelos/as alunos/as, abrir para reflexão: Vocês conheciam esses artistas? Na sua percepção uma pessoa seria capaz de pintar com pés ou com a boca? O que você pôde aprender com essas experiências relatadas?

ATIVIDADE 2:   

1º Momento: Solicite aos/as alunos/as que se sentem em uma posição confortável nas cadeiras ou no chão e fechem os olhos. Coloque uma música bem suave  e agradável e oriente os/as alunos a relaxarem procurando concentrar-se neles/as mesmos/as.  

2º Momento: Após essa etapa, propor aos/as alunos/as que se sentem em círculo para produzirem um desenho ou pintura. Para essa atividade serão necessários: vendas de tecido, folha sulfite, caneta hidrocor, lápis de escrever, giz de cera.   

1ª etapa: Vendar os olhos dos/as alunos/as e propor que desenhem o que lhe vierem à cabeça. Estimular os/as alunos/as a realizarem a atividade com envolvimento e seriedade. Recolha os trabalhos e afixe-os em lugar visível na sala.

2ª etapa: Utilize a mesma venda para amarrar uma das mãos de cada aluno, inviabilizando a utilização da mesma. Solicite aos/as alunos/as que novamente produzam um desenho ou pintura. Afixe-os novamente em lugar visível.

3º etapa: Na última etapa os/as alunos/as poderão ficar livres para produzir desenhos e pinturas.  

3º Momento: Explorar as produções: O que vocês acharam dessa atividade? Como vocês avaliam suas produções? Em qual das etapas você considera que se saiu melhor? Por quê?   

Professor/a, nesse momento, é fundamental levar o/a aluno/a a refletir sobre as obras de artistas plásticos que apresentam deficiências. Além disso, discuta com os/as alunos/as sobre o quanto a arte é capaz de promover a  inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade, uma vez que enfoca as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam.     

ATIVIDADE 3:   

1º Momento: Exibir o vídeo: Programa Ressoar - Pintores Com A Boca E Os Pés , disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=2NPMyGW0mJo&feature=related 

outros vídeos relacionados:

Arte Sem Limites - CEG Pintando com a boca e com os pés, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=dmwc_tPM_ZE&feature=related 

Artista olimpiense pinta com os pés, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=oqwid0dm04M&feature=related 

2º Momento: Professor/a, explore o vídeo com os/as alunos: O que o vídeo retrata? Na sua percepção qual o sentimento revelado pelo jovem que aparece no vídeo? Como o jovem conseguiu superar seus limites?

3º momento: Proponha aos/as alunos/as que assistam ao vídeo "Inclusão pela Arte", contendo a entrevista com o administrador de empresas Rodrigo Mendes sobre a sua experiência de vida com a Arte após ter se tornado deficiente físico em decorrência de um assalto em SP, em que uma bala atingiu sua medula, disponível em: http://jovempan.uol.com.br/videos/entrevista---rodrigo-mendes-32541,1,0  

Professor, em função da extensão do vídeo, você poderá eleger trechos do mesmo que considerar mais pertinentes para as discussões em aula. Após assistirem ao filme, procure estimular os/as alunos/as a pensar acerca das possibilidades da Arte para a transformação da vida das pessoas com e sem deficiência, bem como o papel da Arte na inclusão. Proponha aos/às alunos/as que estabeleçam relação entre os vídeos assistidos, destacando os pontos comuns entre ambos.

4º Momento:  Divida a turma em 5 sub-grupos para que produzam um cartaz a partir de gravuras e palavras recortadas de revista  que expressem  a importância da arte para a a auto-estima e valorização das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para essa atividade serão necessários: revistas, tesouras, cola, papel pardo, caneta hidrocor. Cada grupo deverá apresentar a sua produção em sala.

5º Momento: Professor/a, pesquise se em sua cidade há escolas especiais, e se existem trabalhos com arte para pessoas com deficiência. Faça contato com as mesmas para posteriormente levar a turma para conhecer tal trabalho.  

Recursos Complementares

Texto eletrônico-Descobrir-se criativo: criando e recriando imagens- Luciana Borre Nunes, disponível em:

http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=64     

Reportagem: Pesquisa revela barreiras de artista com deficiência, disponível em:

http://styx.nied.unicamp.br:8080/todosnos/noticias/pesquisa-revela-barreiras-de-artista-com-deficiencia/ 

Artigo eletrônico: A formação de professores através da Arte e Inclusão, disponível em:

http://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/viewFile/1623/1312 

Avaliação

Professor/a, procure identificar se os/as alunos/as se sensibilizaran com os artistas plásticos que conheceram por meio da aula. Observe durante as reflexões e discussões na aula se os/as alunos/as conseguiram valorizar as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam e se reconheceram o valor da arte na promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Por fim, solicite ao grupo que produza um texto com o o título: "O Papel da Sociedade na Inclusão de Artistas com Necessidades Educacionais Especiais"

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.