05/10/2010
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
1) Conhecer as obras de artistas plásticos que apresentam deficiências.
2) Valorizar as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam.
3) Reconhecer o valor da arte na promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.
4) Sensibilizar-se com a temática da inclusão e o papel da sociedade em promovê-la.
Não são necessários conhecimentos prévios
Professor/a sugere-se que essa aula seja desenvolvida no laboratório de informática. Caso não seja possível, sugere-se a apresentação ou impressão das imagens que serão trabalhadas.
1º Momento: Professor/a inicie sua aula apresentando as seguintes imagens aos/as alunos/as:
2º Momento: Pergunte aos/as alunos/as: Que sentimentos essas imagens despertam em vocês? Na sua percepção, como elas foram produzidas? Vocês sabem de quem são essas obras de arte?
3º Momento: Professor/a após a exploração das imagens e as tentativas de identiifcação do/da artista, apresente aos/as alunos/as quem de fato é o artista plástico. Diga à eles/as que se trata de "Sergio Torretta, artista plástico que iniciou na pintura aos 18 anos de idade, após tornar-se tetraplégico devido a um mergulho em piscina rasa. Começou a pintar como forma de terapia ocupacional descobrindo ali seu dom e talento. Há 8 anos vive exclusivamente de seu trabalho artístico, pintando e ensinando pintura em oficinas de arte ministradas em vários eventos de Arte e de Inclusão no país. Tem um projeto de Arte-Inclusão chamado Eficiência além da Deficiência - Incluindo através da Arte, fazendo da ARTE uma ferramenta para a Inclusão Social".
Fonte do material:
http://www.casadacultura.org/arte/pint/sergio_torretta/sergio_torretta_idx.html
4º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que se dividam em trios para fazer a leitura do material sobre "Pintores com a boca e os pés" , disponível no endereço a seguir: http://www.apbp.com.br/artistas.asp
5º Momento: Após a exploração do material pelos/as alunos/as, abrir para reflexão: Vocês conheciam esses artistas? Na sua percepção uma pessoa seria capaz de pintar com pés ou com a boca? O que você pôde aprender com essas experiências relatadas?
1º Momento: Solicite aos/as alunos/as que se sentem em uma posição confortável nas cadeiras ou no chão e fechem os olhos. Coloque uma música bem suave e agradável e oriente os/as alunos a relaxarem procurando concentrar-se neles/as mesmos/as.
2º Momento: Após essa etapa, propor aos/as alunos/as que se sentem em círculo para produzirem um desenho ou pintura. Para essa atividade serão necessários: vendas de tecido, folha sulfite, caneta hidrocor, lápis de escrever, giz de cera.
1ª etapa: Vendar os olhos dos/as alunos/as e propor que desenhem o que lhe vierem à cabeça. Estimular os/as alunos/as a realizarem a atividade com envolvimento e seriedade. Recolha os trabalhos e afixe-os em lugar visível na sala.
2ª etapa: Utilize a mesma venda para amarrar uma das mãos de cada aluno, inviabilizando a utilização da mesma. Solicite aos/as alunos/as que novamente produzam um desenho ou pintura. Afixe-os novamente em lugar visível.
3º etapa: Na última etapa os/as alunos/as poderão ficar livres para produzir desenhos e pinturas.
3º Momento: Explorar as produções: O que vocês acharam dessa atividade? Como vocês avaliam suas produções? Em qual das etapas você considera que se saiu melhor? Por quê?
Professor/a, nesse momento, é fundamental levar o/a aluno/a a refletir sobre as obras de artistas plásticos que apresentam deficiências. Além disso, discuta com os/as alunos/as sobre o quanto a arte é capaz de promover a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade, uma vez que enfoca as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam.
1º Momento: Exibir o vídeo: Programa Ressoar - Pintores Com A Boca E Os Pés , disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=2NPMyGW0mJo&feature=related
outros vídeos relacionados:
Arte Sem Limites - CEG Pintando com a boca e com os pés, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=dmwc_tPM_ZE&feature=related
Artista olimpiense pinta com os pés, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=oqwid0dm04M&feature=related
2º Momento: Professor/a, explore o vídeo com os/as alunos: O que o vídeo retrata? Na sua percepção qual o sentimento revelado pelo jovem que aparece no vídeo? Como o jovem conseguiu superar seus limites?
3º momento: Proponha aos/as alunos/as que assistam ao vídeo "Inclusão pela Arte", contendo a entrevista com o administrador de empresas Rodrigo Mendes sobre a sua experiência de vida com a Arte após ter se tornado deficiente físico em decorrência de um assalto em SP, em que uma bala atingiu sua medula, disponível em: http://jovempan.uol.com.br/videos/entrevista---rodrigo-mendes-32541,1,0
Professor, em função da extensão do vídeo, você poderá eleger trechos do mesmo que considerar mais pertinentes para as discussões em aula. Após assistirem ao filme, procure estimular os/as alunos/as a pensar acerca das possibilidades da Arte para a transformação da vida das pessoas com e sem deficiência, bem como o papel da Arte na inclusão. Proponha aos/às alunos/as que estabeleçam relação entre os vídeos assistidos, destacando os pontos comuns entre ambos.
4º Momento: Divida a turma em 5 sub-grupos para que produzam um cartaz a partir de gravuras e palavras recortadas de revista que expressem a importância da arte para a a auto-estima e valorização das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para essa atividade serão necessários: revistas, tesouras, cola, papel pardo, caneta hidrocor. Cada grupo deverá apresentar a sua produção em sala.
5º Momento: Professor/a, pesquise se em sua cidade há escolas especiais, e se existem trabalhos com arte para pessoas com deficiência. Faça contato com as mesmas para posteriormente levar a turma para conhecer tal trabalho.
Texto eletrônico-Descobrir-se criativo: criando e recriando imagens- Luciana Borre Nunes, disponível em:
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=64
Reportagem: Pesquisa revela barreiras de artista com deficiência, disponível em:
Artigo eletrônico: A formação de professores através da Arte e Inclusão, disponível em:
http://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/viewFile/1623/1312
Professor/a, procure identificar se os/as alunos/as se sensibilizaran com os artistas plásticos que conheceram por meio da aula. Observe durante as reflexões e discussões na aula se os/as alunos/as conseguiram valorizar as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam e se reconheceram o valor da arte na promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. Por fim, solicite ao grupo que produza um texto com o o título: "O Papel da Sociedade na Inclusão de Artistas com Necessidades Educacionais Especiais"
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/06/2013
Quatro estrelasAdorei a sugestão da aula e já estou adaptando à minha realidade>
11/09/2011
Cinco estrelasAdorei vou usá-los em minhas aulas de arte com alunos inclusos.....Parabéns
24/11/2010
Quatro estrelasA AULA FOI MUITO BOA E COM IDÉIA IMPORTANTES PARA AQUELES QUE BUSCAM.
22/10/2010
Cinco estrelasExcelente! Lindo trabalho!!!!