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Comprimento de uma circunferência

 

03/01/2012

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar a fórmula do comprimento de uma circunferência para resolução de problemas

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Raio de uma circunferência •Transformação de unidades de medidas

Estratégias e recursos da aula


                Professor,  leve seus alunos a um laboratório de informática e depois de acomodados, peça que acessem o recurso “Ampliando as noções trigonométricas”: http://www.rived.ufu.br/objetos/matematica/nocoes%20trigonometricas/mat1_ativs1.html


               Ao aparecer a tela inicial oriente-os para que cliquem no botão seguir.

 

Aparecerá na tela a imagem de uma locomotiva se deslocando.

 

               

              Leve os alunos a observarem que as rodas da locomotiva estão girando e pergunte “O que está fazendo a rodas da locomotiva girarem?”. Eles devem perceber que elas estão ligadas a um eixo e este ao motor a vapor desta locomotiva. Esta situação pode ser melhor observada se seus alunos clicarem com o mouse no botão menu, e em seguida na atividade 1,

 

onde aparecerá na tela contendo uma roda da locomotiva com a haste ligada ao pistão.

Selecionando a opção manual, clique no botão da seta , para começar a animação.

 

               Neste momento coloque a seguinte situação problema para que seus alunos possam começar a refletir sobre o tema comprimento de uma circunferência:

               No pistão, localizado dentro do cilindro, existe um retentor para melhor reter o vapor gerado pelo forno. Experimentos feitos pelo fabricante indicam que o retentor deve ser trocado sempre que a roda complete 7 x 1 09 voltas. O fabricante deve especificar nas orientações para o consumidor a cada quantos quilômetros deve ser feita a troca do retentor. Na especificação do fabricante, consta que o raio da roda locomotiva mede 75 cm . Se o retentor for trocado de acordo com a orientação do fabricante a cada quantos quilômetros quando deve ser feita a troca do retentor?”. Neste momento professor seria bom fazer algumas perguntas para explorar os conhecimentos prévios de seus alunos, como:

  • O que é raio de uma circunferência?
  • O que é diâmetro de uma circunferência?
  • Como se calcula a área de um círculo?
  • O que é movimento circular?
  • E se alguém sabe como se calcula o comprimento de uma circunferência?

               Seria importante também citar a importância da roda dentro dos aspectos históricos, como:

  • Como o antigo povo egípcio fazia uso de toras de madeira para transportar grandes pesos.
  • Os veículos, com rodas, puxados por animais já eram usados na antiga Mesopotâmia.
  • As bicicletas que foram inventadas no século XIX.

               Agora professor, é o momento de levar os alunos a descobrirem uma fórmula para calcular o comprimento da circunferência.
               Para isso, leve algumas rodas de tamanhos diferentes e cordão. Peça aos alunos para medirem o diâmetro da circunferência e com o auxílio do cordão encontrem o comprimento da roda. Peça que construam a tabela abaixo:

 

Diâmetro da roda (d) Comprimento da circunferência da roda (C) C/d                            
     
    &n bsp;
     
     

               Leve-os a concluírem que    é constante e que      onde r é o raio da circunferência. 
   

               Apresente alguns exemplos de como calcular o comprimento de uma circunferência, de preferência, elabore uma lista de exercícios explorando também as mudanças de unidades de medidas, ou seja, dar em uma determinada unidade e pedir o comprimento em outra unidade de medida. Recolha a lista como uma parte da avaliação.

               Feita a discussão teórica, é hora de retomar o problema inicial. Procure orientar seus alunos a resolver o problema inicial com os conceitos vistos na parte teórica. Recolha também a resolução do problema para efeito de avaliação.
 

Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante todas as atividades, mas para esta sugestão de aula, propomos uma lista de exercícios e a resolução do problema colocado na motivação inicial dos alunos.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Gilberto Gomes Pereira, Secretaria Municipal de Educação de BOQUEIRAO DO PIAUI , Piauí - disse:
    gilbertogomes2009@hotmail.com

    20/01/2012

    Cinco estrelas

    muito boa mas seria interessante que especificasse a serie exata da aula pois alguns professores caiem de paraquedas nesta area , que é o maior erro de alguns gestores da educação do municipio que faço parte. Mas no todo esta otima pois temos que implantar cada vez mais o ensino da trigonometra no ensino fundamental maior, parabens pela sua abordagem.


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