03/01/2012
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Utilizar a fórmula do comprimento de uma circunferência para resolução de problemas
•Raio de uma circunferência •Transformação de unidades de medidas
Professor, leve seus alunos a um laboratório de informática e depois de acomodados, peça que acessem o recurso “Ampliando as noções trigonométricas”: http://www.rived.ufu.br/objetos/matematica/nocoes%20trigonometricas/mat1_ativs1.html
Ao aparecer a tela inicial oriente-os para que cliquem no botão seguir.
Aparecerá na tela a imagem de uma locomotiva se deslocando.
Leve os alunos a observarem que as rodas da locomotiva estão girando e pergunte “O que está fazendo a rodas da locomotiva girarem?”. Eles devem perceber que elas estão ligadas a um eixo e este ao motor a vapor desta locomotiva. Esta situação pode ser melhor observada se seus alunos clicarem com o mouse no botão menu, e em seguida na atividade 1,
onde aparecerá na tela contendo uma roda da locomotiva com a haste ligada ao pistão.
Selecionando a opção manual, clique no botão da seta , para começar a animação.
Neste momento coloque a seguinte situação problema para que seus alunos possam começar a refletir sobre o tema comprimento de uma circunferência:
No pistão, localizado dentro do cilindro, existe um retentor para melhor reter o vapor gerado pelo forno. Experimentos feitos pelo fabricante indicam que o retentor deve ser trocado sempre que a roda complete 7 x 1 09 voltas. O fabricante deve especificar nas orientações para o consumidor a cada quantos quilômetros deve ser feita a troca do retentor. Na especificação do fabricante, consta que o raio da roda locomotiva mede 75 cm . Se o retentor for trocado de acordo com a orientação do fabricante a cada quantos quilômetros quando deve ser feita a troca do retentor?”. Neste momento professor seria bom fazer algumas perguntas para explorar os conhecimentos prévios de seus alunos, como:
Seria importante também citar a importância da roda dentro dos aspectos históricos, como:
Agora professor, é o momento de levar os alunos a descobrirem uma fórmula para calcular o comprimento da circunferência.
Para isso, leve algumas rodas de tamanhos diferentes e cordão. Peça aos alunos para medirem o diâmetro da circunferência e com o auxílio do cordão encontrem o comprimento da roda. Peça que construam a tabela abaixo:
Diâmetro da roda (d) | Comprimento da circunferência da roda (C) | C/d |
&n bsp; | ||
Leve-os a concluírem que é constante e que onde r é o raio da circunferência.
Apresente alguns exemplos de como calcular o comprimento de uma circunferência, de preferência, elabore uma lista de exercícios explorando também as mudanças de unidades de medidas, ou seja, dar em uma determinada unidade e pedir o comprimento em outra unidade de medida. Recolha a lista como uma parte da avaliação.
Feita a discussão teórica, é hora de retomar o problema inicial. Procure orientar seus alunos a resolver o problema inicial com os conceitos vistos na parte teórica. Recolha também a resolução do problema para efeito de avaliação.
Cinco estrelas 1 classificações
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20/01/2012
Cinco estrelasmuito boa mas seria interessante que especificasse a serie exata da aula pois alguns professores caiem de paraquedas nesta area , que é o maior erro de alguns gestores da educação do municipio que faço parte. Mas no todo esta otima pois temos que implantar cada vez mais o ensino da trigonometra no ensino fundamental maior, parabens pela sua abordagem.