17/09/2010
Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.
Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “duração”.
Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “duração”.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do ensino fundamental, e que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.
O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do ensino fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.
"O Cravo brigou com a rosa"
O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pôs-se a chorar
(Veja as diferentes versões para a música nos links disponibilizados em Recursos Complementares)
Coloque a letra da canção no quadro e inicie um rápido processo de memorização. É provável que algumas versões diferentes quanto à letra e à melodia possam surgir. Neste caso, escolha a mais citada junto à turma e explique a eles que, por ser uma música de tradição oral, ou seja, passada de geração para geração espontaneamente, pode apresentar diferenças na melodia e na letra. Dê o exemplo da brincadeira “Telefone sem Fio”, em que uma palavra é passada de criança para criança, ao “pé do ouvido”, e ao final pode sofrer modificações (cada um passa adiante aquilo que ouviu e entendeu).
Observação:
Veja em Recursos Complementares os links que apresentam diferentes versões quanto à letra e à melodia da música.
Sugerimos os seguintes passos:
1) Leitura do texto – leia com a turma todo o texto. Após algumas leituras, peça a um grupo que leia a primeira estrofe e o outro a segunda. Faça a troca. Você pode também pedir que os meninos leiam as partes referentes ao Cravo e que as meninas leiam as partes referentes à Rosa. Sugira também que alguns alunos leiam palavras isoladas do texto, numa espécie de desafio.
2) Canto – cante a música algumas vezes junto com a turma. Lembre-se de escolher um tom adequado às vozes infantis.
3) Canto com acompanhamento de palmas – nesta etapa, o conceito de “duração” já será abordado, através do acompanhamento proposto. Para cada execução da música, sugerimos os seguintes acompanhamentos:
1ª vez – articulação de palmas a cada seis tempos (de dois em dois compassos)
2ª vez – articulação de palmas a cada três tempos (de compasso em compasso)
3ª vez – articulação de palmas em cada tempo
4ª vez – articulação de palmas no tempo e no contratempo (colcheias, tomando como unidade de tempo a semínima)
Após as execuções, pergunte à turma o que aconteceu com o acompanhamento de palmas. Você deverá ajudá-los a apontar a diferença entre os sons longos e os sons curtos produzidos. No entanto, pode haver aí um fator complicador: as palmas não produzem sons longos que atendam às exigências dos dois primeiros acompanhamentos. Pesquise, rapidamente e junto à turma, outras formas de produzir sons longos com as palmas das mãos (por exemplo, uma palma arrastando na outra).
Escolha um aluno para ser o “guia” e fazer os comandos sonoros. Ele deverá portar uma garrafa de plástico, de preferência pequena (de 500 ml, por exemplo). Os demais realizarão a brincadeira.
Antes da brincadeira iniciar, promova um rápido debate sobre o reaproveitamento de materiais e sua importância na preservação do meio ambiente. Fale sobre as outras possibilidades sonoras de uma garrafa de plástico, além da utilização aqui proposta: pode ser usada para percussão, como também usada como chocalho. Se possível, mostre algum dos vídeos listados em Recursos Complementares.
O aluno deverá soprar a garrafa (que deve estar posicionada embaixo do lábio inferior, formando um ângulo de 90º em relação ao queixo) e realizar sons longos e curtos. Os sons longos serão o comando sonoro referente à posição “morto” (todo o restante da turma abaixado) e os sons curtos serão o comando referente à posição “vivo” (todo o restante da turma de pé).
Apresentamos aqui duas propostas de arranjo, que reunirão elementos das duas atividades realizadas anteriormente.
Na primeira proposta, os alunos cantarão e tocarão instrumentos de percussão. É necessário que sejam escolhidos instrumentos de percussão que possam produzir sons longos e curtos, como o triângulo ou o reco-reco.
O arranjo segue a estrutura sugerida no terceiro passo da Atividade 1: a música será executada quatro vezes, e a cada vez o acompanhamento de instrumentos apresentará articulações diferentes, resultando em uma uma linha decrescente de duração dos sons (Ver Atividade 1, passo 3).
Na segunda proposta, os alunos cantarão e tocarão as garrafas de plástico afinadas (veja em Recursos Complementares como afinar as garrafas utilizando quantidades diferentes de água). Esta atividade requer um pouco mais de organização, pois você terá que dividir a turma em quatro subgrupos, a saber: 1) grupo dos cantores; 2) grupo das garrafas na tônica; 3) grupo das garrafas na subdominante; 4) grupo das garrafas na dominante. Colocamos abaixo um exemplo de acompanhamento com sons longos, a ser executado na primeira vez da música, tomando como referência a tonalidade de Dó Maior:
Desta forma, os grupos com as garrafas tocam alternadamente, enquanto o grupo dos cantores canta toda a música. Para a segunda execução da música, sugerimos um acompanhamento com sons curtos:
Após as execuções dos dois arranjos, promova uma rápida discussão sobre as mudanças ocorridas nos acompanhamentos propostos, em relação à duração dos sons.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, acordeon, violão, cavaquinho), instrumentos de percussão, como triângulo e reco-reco, e garrafas de plástico.
Letra de “O Cravo brigou com a Rosa”:
http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm#inicio
Letra e partitura de “O Cravo brigou com a Rosa”:
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/pdfs/ocravobrigoucomarosa.pdf
http://www.musiart.com.br/partituras.asp?inicial=O (para abrir o arquivo, é necessário ter o programa Encore)
http://www.scribd.com/doc/12992704/O-cravo-brigou-com-a-rosa-Score-and-Lyrics-Partitura-e-Letra
http://www.luteranos.com.br/101/coral/partituras_mpb.htm
http://www.apostilaz.com.br/musica/partituras-populares-para-flautadoce.html (apenas partitura)
http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/part59/part59.htm (para abrir, é necessário ter o programa Encore)
Definição de “duração” – Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_(m%C3%BAsica)
Como fazer sons com garrafas de plástico através do sopro:
http://www.youtube.com/watch?v=FPLzmckK5OI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CXXSd3MWEAg&feature=related
Fazendo música com garrafas (sopro e percussão):
http://www.youtube.com/watch?v=Z1L6qOPRpYc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CyJsn_PbtVI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3KQQdUZn29Q&feature=related
"Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 01":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13736
"Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 02":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13737
"Música – Garrafas PET como percussão afinada – aula 03":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13793
Brincadeira “Morto-Vivo”:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/241
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-vivooumorto.htm
O(a) professor(a) deverá observar se:
1) os alunos cantaram a música na Atividade 1;
2) os alunos cantaram a música e executaram o acompanhamento de palmas proposto no terceiro passo da Atividade 1;
3) os alunos apontaram a diferença entre os sons longos e os sons curtos produzidos pelo acompanhamento de palmas proposto na Atividade 1;
4) os alunos associaram o movimento corporal aos comandos sonoros produzidos na Atividade 2;
5) os alunos entenderam o mecanismo de produzir sons com a garrafa de plástico através do sopro nas Atividades 2 e 3;
6) os alunos executaram os dois arranjos propostos na Atividade 3;
7) os alunos reconheceram as diferenças entre os acompanhamentos instrumentais propostos, em relação à duração dos sons, na Atividade 3.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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30/03/2015
Cinco estrelasExcelente.
12/04/2012
Quatro estrelasMuito interessante. Os alunos adoraram participar da aula.