Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Teresinha de Jesus”): arranjo com sons vocais – aula 8

 

23/09/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.

Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais.

Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do ensino fundamental, e que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.   

O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do ensino fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.

Atividade 1 – Memorização da letra e da canção   

"Teresinha de Jesus"   

Teresinha de Jesus

Deu uma queda e foi ao chão

Acudiram três cavalheiros

Todos três chapéu na mão   

O primeiro foi seu pai

O segundo seu irmão

O terceiro foi aquele

Que Teresa deu a mão   

Tanta laranja madura

Tanto limão pelo chão

Tanto sangue derramado

Dentro do meu coração   

Da laranja quero um gomo

Do limão quero um pedaço

Da morena mais bonita

Quero um beijo e um abraço   

(Veja em Recursos Complementares as diferentes versões da música quanto à letra e à melodia)   

Inicie a atividade pedindo à turma que leia o texto da música. Varie quanto à dinâmica de leitura, pedindo que estrofes isoladas sejam lidas por grupos diferentes. Após algumas leituras para fixação do texto, peça para os alunos lerem novamente, seguindo algumas instruções suas, como:   

1) Leiam o trecho “x” com voz de bebê;   

2) Leiam o trecho “y” com voz de robô;   

3) Leiam o trecho “z” com voz de velhinhos;   

4) Leiam o trecho “w” com voz de monstros.

Pergunte aos alunos o que houve de diferente entre as leituras. Diante da possível resposta (“mudança na voz”), peça que a turma sugira “novas vozes” para ler trechos do texto em questão. Se possível, monte um pequeno quadro com as sugestões dos alunos.   

Após esse primeiro momento, cante com a turma. Lembre-se de escolher uma tonalidade adequada às vozes infantis. Além de cantar a música integralmente, proponha que, no lugar do texto, a música seja cantada:   

1) com a vogal “u”;   

2) em bocca chiusa, ou seja, com o som “mmm” (Ver definição em Recursos Complementares);   

3) com “lalaiá lalaiá”.   

Faça, junto à turma, um levantamento de outras possibilidades vocais para a execução cantada da música proposta.

Atividade 2 – Jogo “Eu sou o (fulano) e faço (som vocal)!”   

Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. O primeiro aluno inicia a brincadeira, entoando a frase: “Eu sou o (fulano) e faço (som vocal)!” Todos devem repetir a mesma frase e o som vocal proposto, com apenas uma modificação: “Ele é o (fulano)”. A brincadeira acaba quando todos cantarem a frase.   

Dica   

Como desafio, proponha que um som vocal não pode ser entoado mais de uma vez em uma mesma rodada.   

Observação:   

Estabeleça a diferença entre sons produzidos com a voz e sons produzidos com a boca (ou língua, ou bochecha), para que os alunos não confundam.

Atividade 3 – Criação coletiva de arranjo para a canção “Teresinha de Jesus”   

A partir dos sons explorados nas Atividades 1 e 2, proponha à turma que crie coletivamente um arranjo para a música. Estabeleça algumas regras para guiar o processo criativo, como:   

1) A letra da música deve aparecer integralmente em alguma execução;   

2) Os sons vocais utilizados podem ser combinados com elementos de dinâmica (piano, pianíssimo, forte, fortíssimo), articulação (staccato, legato), entre outros. Não se esqueça de utilizar uma linguagem que favoreça o entendimento dos alunos.   

Sugerimos abaixo uma forma para o arranjo:   

1ª execução – Música cantada com letra original;   

2ª execução – Música cantada em bocca chiusa (duas primeiras estrofes) e na vogal “u” (duas últimas estrofes);   

3ª execução - Música cantada com letra original;

Antes da elaboração do arranjo, mostre à turma exemplos musicais em que recursos vocais são utilizados como elemento expressivo:  

Ópera Madame Butterfly: "Coro a bocca chiusa" (Giacomo Puccini):

http://www.youtube.com/watch?v=yJa1sRIy2Ig 

http://www.posters.ws/images/344385/puccini_madama_butterfly.jpg 

Em relação ao primeiro vídeo, pergunte à turma de que forma o coral cantou a música. Mostre a eles o segundo exemplo e pergunte qual a diferença entre os recursos vocais utilizados (ouvir trecho entre 2'17 e 2'54 e entre 3'52 e o final da música).

"Lamento Sertanejo" (Gilberto Gil):

http://www.youtube.com/watch?v=Blgzu0r-OUk 

http://escritosdoocio.com.br/wp-content/uploads/2010/04/Refazenda-capa.jpg 

Observação:   

O importante, nesta atividade, é explorar ao máximo as possibilidades vocais do canto da música em questão, e fazer muitas combinações dando origem a arranjos diferentes. Não há qualquer intenção de mudança de melodia ou criação de contracanto, por pensarmos que a execução dos arranjos será feita por crianças muito pequenas, entre 6 e 7 anos de idade. No entanto, você pode pensar em níveis maiores de dificuldade para a execução do arranjo caso a atividade seja destinada a crianças maiores e com maior experiência em cantar coletivamente.  

Após a construção do arranjo, a turma deverá executá-lo.

Recursos da aula

Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, acordeon, cavaquinho) para fazer o acompanhamento das atividades propostas.

Recursos Complementares

Letra e partitura de “Teresinha de Jesus”:

http://alfarrabio.di.uminho.pt/cancioneiro/html/205.html    

http://www.outrosventos.com.br/partitura/79/terezinha-de-jesus (para fazer o download, procurar por uma seta azul no final da página. Para abrir o arquivo, é necessário ter o programa Encore)    

http://www.musiart.com.br/partituras.asp?inicial=T    

http://www.luteranos.com.br/101/coral/partituras_mpb.htm    

http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/part59/part59.htm (para abrir, é necessário ter o programa Encore)          

Letra, partitura e arquivo MIDI (áudio) para “Teresinha de Jesus” em compasso binário:  

http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=158   

http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/pdfs/terezinhadejesus.pdf      

Letra e cifra de “Teresinha de Jesus”: 

http://www.cifraclub.com.br/temas-infantis/teresinha-de-jesus/    

http://caracol.imaginario.com/fonosfera/sion/terezinha.html     

"Villa-Lobos para Crianças - Coro infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro - Acervo Funarte" ("Teresinha de Jesus" - faixa 26):

http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=214    

"Villa-Lobos das crianças" - 1987 ("Teresinha de Jesus" - faixa 5):

http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=841 

"As 16 Cirandas de Villa-Lobos" - Homero de Magalhães, 2000 ("Teresinha de Jesus" - faixa 1):

http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=278 

"Villa-Lobos e os brinquedos de roda - 2004 - Grupo de Percussão da UFMG e Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado" ("Teresinha de Jesus" - faixa 23):

http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=222 

Definição para Staccato e Legato – Wikipédia: 

http://en.wikipedia.org/wiki/Staccato    

Definição para Bocca chiusa – Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bocca_chiusa 

Avaliação

O(a) professor (a) deverá observar se:   

1) os alunos leram o texto explorando sons vocais, na Atividade 1;   

2) os alunos cantaram a música da forma tradicional e de acordo com as exigências propostas na Atividade 1;   

3) os alunos participaram ativamente do levantamento de outros sons vocais para a execução cantada da música na Atividade 1;   

4) os alunos realizaram o jogo proposto na Atividade 2, de acordo com as regras estabelecidas;   

5) os alunos participaram ativamente da construção coletiva do arranjo proposta na Atividade 3, respeitando as contribuições dos demais colegas;   

6) os alunos executaram o arranjo criado coletivamente na Atividade 3.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.