23/09/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.
Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais.
Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para as séries iniciais do ensino fundamental, e que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores. A cada aula, aspectos diferentes da prática musical serão enfatizados nos arranjos, como: ritmo/pulsação, forma, timbre, andamento, altura, dinâmica, questões relacionadas ao canto, entre outras.
O arranjo desta aula foi pensado para o 1º e o 2º anos do ensino fundamental. No entanto, adaptações podem ser feitas de modo a torná-lo mais interessante para as séries mais adiantadas.
"Teresinha de Jesus"
Teresinha de Jesus
Deu uma queda e foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos três chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que Teresa deu a mão
Tanta laranja madura
Tanto limão pelo chão
Tanto sangue derramado
Dentro do meu coração
Da laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço
(Veja em Recursos Complementares as diferentes versões da música quanto à letra e à melodia)
Inicie a atividade pedindo à turma que leia o texto da música. Varie quanto à dinâmica de leitura, pedindo que estrofes isoladas sejam lidas por grupos diferentes. Após algumas leituras para fixação do texto, peça para os alunos lerem novamente, seguindo algumas instruções suas, como:
1) Leiam o trecho “x” com voz de bebê;
2) Leiam o trecho “y” com voz de robô;
3) Leiam o trecho “z” com voz de velhinhos;
4) Leiam o trecho “w” com voz de monstros.
Pergunte aos alunos o que houve de diferente entre as leituras. Diante da possível resposta (“mudança na voz”), peça que a turma sugira “novas vozes” para ler trechos do texto em questão. Se possível, monte um pequeno quadro com as sugestões dos alunos.
Após esse primeiro momento, cante com a turma. Lembre-se de escolher uma tonalidade adequada às vozes infantis. Além de cantar a música integralmente, proponha que, no lugar do texto, a música seja cantada:
1) com a vogal “u”;
2) em bocca chiusa, ou seja, com o som “mmm” (Ver definição em Recursos Complementares);
3) com “lalaiá lalaiá”.
Faça, junto à turma, um levantamento de outras possibilidades vocais para a execução cantada da música proposta.
Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. O primeiro aluno inicia a brincadeira, entoando a frase: “Eu sou o (fulano) e faço (som vocal)!” Todos devem repetir a mesma frase e o som vocal proposto, com apenas uma modificação: “Ele é o (fulano)”. A brincadeira acaba quando todos cantarem a frase.
Dica
Como desafio, proponha que um som vocal não pode ser entoado mais de uma vez em uma mesma rodada.
Observação:
Estabeleça a diferença entre sons produzidos com a voz e sons produzidos com a boca (ou língua, ou bochecha), para que os alunos não confundam.
A partir dos sons explorados nas Atividades 1 e 2, proponha à turma que crie coletivamente um arranjo para a música. Estabeleça algumas regras para guiar o processo criativo, como:
1) A letra da música deve aparecer integralmente em alguma execução;
2) Os sons vocais utilizados podem ser combinados com elementos de dinâmica (piano, pianíssimo, forte, fortíssimo), articulação (staccato, legato), entre outros. Não se esqueça de utilizar uma linguagem que favoreça o entendimento dos alunos.
Sugerimos abaixo uma forma para o arranjo:
1ª execução – Música cantada com letra original;
2ª execução – Música cantada em bocca chiusa (duas primeiras estrofes) e na vogal “u” (duas últimas estrofes);
3ª execução - Música cantada com letra original;
Antes da elaboração do arranjo, mostre à turma exemplos musicais em que recursos vocais são utilizados como elemento expressivo:
Ópera Madame Butterfly: "Coro a bocca chiusa" (Giacomo Puccini):
http://www.youtube.com/watch?v=yJa1sRIy2Ig
http://www.posters.ws/images/344385/puccini_madama_butterfly.jpg
Em relação ao primeiro vídeo, pergunte à turma de que forma o coral cantou a música. Mostre a eles o segundo exemplo e pergunte qual a diferença entre os recursos vocais utilizados (ouvir trecho entre 2'17 e 2'54 e entre 3'52 e o final da música).
"Lamento Sertanejo" (Gilberto Gil):
http://www.youtube.com/watch?v=Blgzu0r-OUk
http://escritosdoocio.com.br/wp-content/uploads/2010/04/Refazenda-capa.jpg
Observação:
O importante, nesta atividade, é explorar ao máximo as possibilidades vocais do canto da música em questão, e fazer muitas combinações dando origem a arranjos diferentes. Não há qualquer intenção de mudança de melodia ou criação de contracanto, por pensarmos que a execução dos arranjos será feita por crianças muito pequenas, entre 6 e 7 anos de idade. No entanto, você pode pensar em níveis maiores de dificuldade para a execução do arranjo caso a atividade seja destinada a crianças maiores e com maior experiência em cantar coletivamente.
Após a construção do arranjo, a turma deverá executá-lo.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, acordeon, cavaquinho) para fazer o acompanhamento das atividades propostas.
Letra e partitura de “Teresinha de Jesus”:
http://alfarrabio.di.uminho.pt/cancioneiro/html/205.html
http://www.outrosventos.com.br/partitura/79/terezinha-de-jesus (para fazer o download, procurar por uma seta azul no final da página. Para abrir o arquivo, é necessário ter o programa Encore)
http://www.musiart.com.br/partituras.asp?inicial=T
http://www.luteranos.com.br/101/coral/partituras_mpb.htm
http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/part59/part59.htm (para abrir, é necessário ter o programa Encore)
Letra, partitura e arquivo MIDI (áudio) para “Teresinha de Jesus” em compasso binário:
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/exibirtitulo.asp?id=158
http://www.jangadabrasil.com.br/realejo/pdfs/terezinhadejesus.pdf
Letra e cifra de “Teresinha de Jesus”:
http://www.cifraclub.com.br/temas-infantis/teresinha-de-jesus/
http://caracol.imaginario.com/fonosfera/sion/terezinha.html
"Villa-Lobos para Crianças - Coro infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro - Acervo Funarte" ("Teresinha de Jesus" - faixa 26):
http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=214
"Villa-Lobos das crianças" - 1987 ("Teresinha de Jesus" - faixa 5):
http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=841
"As 16 Cirandas de Villa-Lobos" - Homero de Magalhães, 2000 ("Teresinha de Jesus" - faixa 1):
http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=278
"Villa-Lobos e os brinquedos de roda - 2004 - Grupo de Percussão da UFMG e Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado" ("Teresinha de Jesus" - faixa 23):
http://www.cantosencantos.com/wordpress/?p=222
Definição para Staccato e Legato – Wikipédia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Staccato
Definição para Bocca chiusa – Wikipédia:
O(a) professor (a) deverá observar se:
1) os alunos leram o texto explorando sons vocais, na Atividade 1;
2) os alunos cantaram a música da forma tradicional e de acordo com as exigências propostas na Atividade 1;
3) os alunos participaram ativamente do levantamento de outros sons vocais para a execução cantada da música na Atividade 1;
4) os alunos realizaram o jogo proposto na Atividade 2, de acordo com as regras estabelecidas;
5) os alunos participaram ativamente da construção coletiva do arranjo proposta na Atividade 3, respeitando as contribuições dos demais colegas;
6) os alunos executaram o arranjo criado coletivamente na Atividade 3.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!