Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Léxico - (res)significando palavras - alterações semânticas em vocábulos da língua.

 

21/11/2010

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer a língua como processo dinâmico e passível de ação por parte dos usuários;
  • identificar as ressignificações do léxico conforme a utilização social e o avanço histórico;
  • produzir textos, explorando as possibilidades de ressignificação das palavras;
  • reconhecer a importância de escolhas pessoais (léxico, estrutura de frases e textos) para a produção dos sentidos;
  • perceber a escrita e a oralidade como duas possibilidades de apropriação de recursos da língua e de construção de textos;
  • problematizar outras possibilidades de uso da língua em combinação com outros recursos semióticos.
Duração das atividades
seis aulas, sendo duas de 1 h e 40 min. e as demais de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

Para a realização dessa sequência didática, é importante que os alunos dominem as habilidades de leitura e compreensão de textos.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 min.

Professor,

Inicie a aula conversando com os alunos a respeito das possíbilidades de ressignificação (alteração de sentido) das palavras, devido à dinamicidade da língua. Leve-os a refletir sobre o uso das gírias, da polissemia, dos eufemismos, dentre outros recursos linguísticos que contribuem para a mudança de sentido das palavras.

Não se preocupe, porém, em conceituar esses recursos, apenas os mencione nessa conversa inicial e explique-os através de exemplos.

Em seguida, projete as três imagens abaixo e vá lançando perguntas à turma sobre elas, tais como:

  • Que palavra (ou palavras) está fora do sentido original em cada imagem?
  • Qual o sentido que ela apresenta no contexto em que está inserida?
  • Qual o seu sentido original (ou literal)?

Aproveite para relembrar com os alunos os conceitos de sentido literal (denotativo) e sentido figurado (conotativo).

http://falabonito.wordpress.com/category/girias/ - acesso em 17-09-2010 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.americanas.com.br/produtos/item/3071/7/3071785g.gif&imgrefurl=http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/3071785&usg=__S03NKrZIYrJo4JRjCj8F_9Gm42A=&h=193&w=193&sz=27&hl=pt-BR&start=353&zoom=0&tbnid=JiVeSKkFJ1v3MM:&tbnh=103&tbnw=103&prev=/images%3Fq%3Dg%25C3%25ADrias%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1362%26bih%3D523%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C5853&itbs=1&iact=hc&vpx=564&vpy=126&dur=8428&hovh=103&hovw=103&tx=87&ty=63&ei=O5KUTJXsOZS4ngfpw8W0CA&oei=6IWUTMGJN4TGlQfn3ZGoCg&esq=20&page= 15&ndsp=25&ved=1t:429,r:12,s:353&biw=1362&bih=523 - acesso em 17-09-10 

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.detran.ma.gov.br/educacao-detran/img/seliga02.jpg&imgrefurl=http://www.detran.ma.gov.br/educacao-detran/html/projetos_seliga.html&usg=__YWoNBZTlGcCAYiH2gJapHtKwLzA=&h=1139&w=1627&sz=656&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=Ee3lhPVEbptutM:&tbnh=107&tbnw=151&prev=/images%3Fq%3DSe%2Bliga%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1362%26bih%3D523%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=448&ei=a5OUTJTfHIWclgex0PCmCg&oei=a5OUTJTfHIWclgex0PCmCg&esq=1&page=1&ndsp=25&ved =1t:429,r:5,s:0&tx=111&ty=33 - acesso em 17-09-2010 

Terminada a discussão oral, entregue a cada aluno a tirinha abaixo e peça que eles respondam no caderno :

  •  Com que sentido a palavra bolacha foi usada na sequência dos dois primeiros quadrinhos?
  •  Qual o sentido do mesmo vocábulo no último quadrinho?
  •  Que recursos do texto (verbal e não verbal) permitem atribuir à palavra bolacha esses dois sentidos?
  •  Se substituirmos a palavra bolacha por biscoito no primeiro quadrinho, o sentido do texto será mantido? Justifique.

http://img62.imageshack.us/img62/7033/tiradoeuricefalo0009.jpg -  acesso em 17-09-2010.

Faça a correção oral das atividades com os alunos, escutando as respostas elaboradas por eles e comentando-as.

Terminada a atividade, solicite que os alunos pesquisem, em casa (perguntando aos pais, tios, irmãos mais velhos, avós...), as gírias utilizadas por eles atualmente e no passado. Eles deverão levá-las anotadas no caderno, com os significados, para a próxima aula.

Segunda aula - 1h e 40 min.

Professor,

Disponha os alunos em duplas e peça que eles construam diálogos, utilizando as gírias pesquisadas em casa.

Se necessário, relembre com eles a estrutura e a pontuação do discurso direto.

Elaborados os textos, selecione cinco duplas para apresentarem o diálogo de forma teatral para a turma. Utilize, como critério para a seleção, os textos que apresentarem mais gírias formadas a partir da ressignificação de palavras e que estiverem mais criativos.

Antes de iniciar as apresentações, oriente os outros alunos a anotarem as palavras que apresentarem nos textos sentido diferente do original.

Termine a atividade, discutindo com os alunos sobre as transformações de sentido ocorridas nas palavras destacadas dos diálogos.

Terceira aula - 1h e 40 min.

Professor,

Divida a turma em pequenos grupos e peça que leiam e discutam o texto Transformação das palavras, de Aldo Bizzocchi (indicado no link abaixo)

http://www.aldobizzocchi.com.br/divulgacao.asp -  acesso em 17-09-2010       

Em seguida, proponha que cada grupo elabore 10 questões sobre o texto.

Dê um limite de tempo para execução dessa tarefa, de acordo com o ritmo da turma, e acompanhe a elaboração das questões, a fim de garantir textos objetivos e claros.

Terminada essa tarefa, peça que os grupos troquem as perguntas entre si e as respondam, para depois destrocá-las e corrigi-las

Durante a atividade, observe se as perguntas contemplam, de forma pertinente, os modos de transformação das palavras e os exemplos citados no texto. Se necessário, oriente os alunos nesse caminho.

Depois da correção, discuta oralmente o texto com os alunos, indique sua leitura no blog da turma e peça que eles postem comentários.

Quarta aula - 50 min.

Professor,

Projete a imagem abaixo para os alunos e peça que eles, individualmente, retextualizem-na em forma de parágrafo.

Se necessário, aproveite para relembrar com eles a estrutura do parágrafo.

Terminada a atividade, sugira que leiam os parágrafos em voz alta e comente as produções.

Observe se os alunos perceberam a ressignificação das palavras Pato, Ganso e Marreco no texto, e a crítica feita ao técnico Dunga (que foi chamado de burro).

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://eramos6.uol.com.br/wp-content/2010/05/convocacao.jpg&imgrefurl=http://eramos6.uol.com.br/2010/05/11/jogo-do-bicho-nao-deu-pato-nem-ganso-deu-burro/&usg=__yk76YADo_V4OT-TioFsDHoZgwjo=&h=650&w=600&sz=124&hl=pt-BR&start=25&zoom=1&tbnid=jlf4B4eCI1bThM:&tbnh=109&tbnw=101&prev=/images%3Fq%3Dcac%25C3%25B3fato%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1362%26bih%3D523%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C457&itbs=1&iact=hc&vpx=1103&vpy=194&dur=180&hovh=234&hovw=216&tx=176&ty=221&ei=pending&oei=jcGUTOqsO4W0lQfqxa2nCg&esq=2&page=2&ndsp=27&ved= 1t:429,r:26,s:25&biw=1362&bih=523 - acesso em 17-09-10 

Quinta aula - 50 min.

Professor,

Antes de realizar essa aula, converse com o educador físico de sua escola e proponha desenvolverem conjuntamente as atividades.

Inicie a aula pedindo aos alunos exemplos de palavras que mudam de significado ao serem utilizadas no contexto do futebol.

À medida que eles forem falando, liste-as no quadro e vá discutindo com a turma o sentido de cada uma delas. Se necessário, sugira algumas, como: banheira, pequena lua, lanterna, morte súbita, tiro livre, tiro de meta, gorduchinha...

Peça que, em grupos, eles criem um glossário com essas palavras e seus significados no futebol.

Aproveite a oportunidade para explicar o que é e para que serve um glossário.

Em seguida, oriente-os quanto à realização da atividade final. Eles deverão:

  • organizar-se em grupos de cinco ou seis membros;
  • assistir a um jogo de futebol, proposto pelo professor de Educação Física;
  • produzir um roteiro de narração do jogo;
  • gravar em áudio a locução do jogo, utilizando as palavras pesquisadas (a gravação deverá durar aproximadamente 5 min.)

Sugere-se envolver o educador físico na organização desta atividade final. Seria interessante que ele também participasse da orientação dos grupos e assistisse com eles os jogos.

Sexta aula - 50 min.

Ouça com a turma as gravações e deixe que os grupos comentem as narrações uns dos outros. Em seguida, faça considerações sobre a adequação à proposta da atividade, a linguagem utilizada e outros aspectos que julgar necessários.

Sugira a escolha, por votação, de uma das locuções para ser reproduzida na rádio da escola (se houver) ou no blog da turma.

É muito interessante, professor, ampliar a proposta dessa aula, convidar professores de outros campos do conhecimento para discutir com os alunos os jargões próprios de suas aulas. Isso é um exercício muito enriquecedor para o vocabulário dos alunos, mas também é um bom exemplo para que eles entendam como a língua é dinâmica e o repertório linguístico pode variar também de uma disciplina para a outra. O mesmo se dá em relação a diversas profissões. Já que o professor de Educação Física foi convidado a participar da aula anterior, que tal você participar como observadora da aula dele e juntos fazerem uma seleção dos termos usados no mundo do esporte?

Interessante conhecer o que mais os alunos gostariam de saber sobre esse tema da ressignificação lexical. Quem sabe você poderia aproveitar para trabalhar noções de estrutura e formação de palavras a partir dos jargões das áreas de ensino e dos esportes? Mantenha os professores de outras disciplinas em diálogo constante com você para aprimorar o vocabulário dos alunos.

Recursos Complementares

http://www.futebolnaveia.com.br/dicionario.php - glossário sobre termos do futebol, acesso em 17-09-10

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20282 - aula sobre futebol arte - professor Gregório Hernandéz Pimenta 

Avaliação

Professor,

Avalie continuamente a participação e o empenho dos alunos nas atividades propostas, principalmente nos trabalhos em grupo, observando se todos estão participando.

Verifique através das questões orais e escritas se eles compreenderam o tema e os objetivos norteadores dessa sequência didática e se ampliaram seus conhecimentos acerca dos usos e sentidos das palavras.

Avalie o trabalho final (a locução do jogo) em conjunto com a turma, levando em conta a organização textual e a adequação da linguagem utilizada ao contexto do futebol.

Peça aos alunos que listem o que mais gostariam de aprender em relação a esse tema e peça que redijam um pequeno texto, expondo os seus motivos. Logo a seguir, estimule-os a avaliar essa proposta de aula: o que mais gostaram? o que não gaostaram? o que poderia ou não ser feito de forma diferente do proposto e realizado? que outros temas de estudo eles acham interessantes para estudar a partir dessas aulas? anote todas as contribuições dos alunos para seu planejamento futuro. Analise as perguntas e respostas dos alunos e avalie a sua própria prática, tentando refletir sobre suas ações futuras. Avaliar desse modo a aulas, tendo os alunos como parceiros, imprime um outro significado ao trabalho docente e mesmo ao processo de aprendizagem vivenciado pelo aluno. Sentir-se parte importante do processo é essencial para mudar a postura passiva do aluno frente ao conhecimento.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.