21/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Professor,
Para a realização dessa sequência didática, é importante que os alunos dominem as habilidades de leitura e compreensão de textos.
Primeira aula - 50 min.
Professor,
Inicie a aula conversando com os alunos a respeito das possíbilidades de ressignificação (alteração de sentido) das palavras, devido à dinamicidade da língua. Leve-os a refletir sobre o uso das gírias, da polissemia, dos eufemismos, dentre outros recursos linguísticos que contribuem para a mudança de sentido das palavras.
Não se preocupe, porém, em conceituar esses recursos, apenas os mencione nessa conversa inicial e explique-os através de exemplos.
Em seguida, projete as três imagens abaixo e vá lançando perguntas à turma sobre elas, tais como:
Aproveite para relembrar com os alunos os conceitos de sentido literal (denotativo) e sentido figurado (conotativo).
http://falabonito.wordpress.com/category/girias/ - acesso em 17-09-2010
Terminada a discussão oral, entregue a cada aluno a tirinha abaixo e peça que eles respondam no caderno :
http://img62.imageshack.us/img62/7033/tiradoeuricefalo0009.jpg - acesso em 17-09-2010.
Faça a correção oral das atividades com os alunos, escutando as respostas elaboradas por eles e comentando-as.
Terminada a atividade, solicite que os alunos pesquisem, em casa (perguntando aos pais, tios, irmãos mais velhos, avós...), as gírias utilizadas por eles atualmente e no passado. Eles deverão levá-las anotadas no caderno, com os significados, para a próxima aula.
Segunda aula - 1h e 40 min.
Professor,
Disponha os alunos em duplas e peça que eles construam diálogos, utilizando as gírias pesquisadas em casa.
Se necessário, relembre com eles a estrutura e a pontuação do discurso direto.
Elaborados os textos, selecione cinco duplas para apresentarem o diálogo de forma teatral para a turma. Utilize, como critério para a seleção, os textos que apresentarem mais gírias formadas a partir da ressignificação de palavras e que estiverem mais criativos.
Antes de iniciar as apresentações, oriente os outros alunos a anotarem as palavras que apresentarem nos textos sentido diferente do original.
Termine a atividade, discutindo com os alunos sobre as transformações de sentido ocorridas nas palavras destacadas dos diálogos.
Terceira aula - 1h e 40 min.
Professor,
Divida a turma em pequenos grupos e peça que leiam e discutam o texto Transformação das palavras, de Aldo Bizzocchi (indicado no link abaixo)
http://www.aldobizzocchi.com.br/divulgacao.asp - acesso em 17-09-2010
Em seguida, proponha que cada grupo elabore 10 questões sobre o texto.
Dê um limite de tempo para execução dessa tarefa, de acordo com o ritmo da turma, e acompanhe a elaboração das questões, a fim de garantir textos objetivos e claros.
Terminada essa tarefa, peça que os grupos troquem as perguntas entre si e as respondam, para depois destrocá-las e corrigi-las
Durante a atividade, observe se as perguntas contemplam, de forma pertinente, os modos de transformação das palavras e os exemplos citados no texto. Se necessário, oriente os alunos nesse caminho.
Depois da correção, discuta oralmente o texto com os alunos, indique sua leitura no blog da turma e peça que eles postem comentários.
Quarta aula - 50 min.
Professor,
Projete a imagem abaixo para os alunos e peça que eles, individualmente, retextualizem-na em forma de parágrafo.
Se necessário, aproveite para relembrar com eles a estrutura do parágrafo.
Terminada a atividade, sugira que leiam os parágrafos em voz alta e comente as produções.
Observe se os alunos perceberam a ressignificação das palavras Pato, Ganso e Marreco no texto, e a crítica feita ao técnico Dunga (que foi chamado de burro).
Quinta aula - 50 min.
Professor,
Antes de realizar essa aula, converse com o educador físico de sua escola e proponha desenvolverem conjuntamente as atividades.
Inicie a aula pedindo aos alunos exemplos de palavras que mudam de significado ao serem utilizadas no contexto do futebol.
À medida que eles forem falando, liste-as no quadro e vá discutindo com a turma o sentido de cada uma delas. Se necessário, sugira algumas, como: banheira, pequena lua, lanterna, morte súbita, tiro livre, tiro de meta, gorduchinha...
Peça que, em grupos, eles criem um glossário com essas palavras e seus significados no futebol.
Aproveite a oportunidade para explicar o que é e para que serve um glossário.
Em seguida, oriente-os quanto à realização da atividade final. Eles deverão:
Sugere-se envolver o educador físico na organização desta atividade final. Seria interessante que ele também participasse da orientação dos grupos e assistisse com eles os jogos.
Sexta aula - 50 min.
Ouça com a turma as gravações e deixe que os grupos comentem as narrações uns dos outros. Em seguida, faça considerações sobre a adequação à proposta da atividade, a linguagem utilizada e outros aspectos que julgar necessários.
Sugira a escolha, por votação, de uma das locuções para ser reproduzida na rádio da escola (se houver) ou no blog da turma.
É muito interessante, professor, ampliar a proposta dessa aula, convidar professores de outros campos do conhecimento para discutir com os alunos os jargões próprios de suas aulas. Isso é um exercício muito enriquecedor para o vocabulário dos alunos, mas também é um bom exemplo para que eles entendam como a língua é dinâmica e o repertório linguístico pode variar também de uma disciplina para a outra. O mesmo se dá em relação a diversas profissões. Já que o professor de Educação Física foi convidado a participar da aula anterior, que tal você participar como observadora da aula dele e juntos fazerem uma seleção dos termos usados no mundo do esporte?
Interessante conhecer o que mais os alunos gostariam de saber sobre esse tema da ressignificação lexical. Quem sabe você poderia aproveitar para trabalhar noções de estrutura e formação de palavras a partir dos jargões das áreas de ensino e dos esportes? Mantenha os professores de outras disciplinas em diálogo constante com você para aprimorar o vocabulário dos alunos.
http://www.futebolnaveia.com.br/dicionario.php - glossário sobre termos do futebol, acesso em 17-09-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20282 - aula sobre futebol arte - professor Gregório Hernandéz Pimenta
Professor,
Avalie continuamente a participação e o empenho dos alunos nas atividades propostas, principalmente nos trabalhos em grupo, observando se todos estão participando.
Verifique através das questões orais e escritas se eles compreenderam o tema e os objetivos norteadores dessa sequência didática e se ampliaram seus conhecimentos acerca dos usos e sentidos das palavras.
Avalie o trabalho final (a locução do jogo) em conjunto com a turma, levando em conta a organização textual e a adequação da linguagem utilizada ao contexto do futebol.
Peça aos alunos que listem o que mais gostariam de aprender em relação a esse tema e peça que redijam um pequeno texto, expondo os seus motivos. Logo a seguir, estimule-os a avaliar essa proposta de aula: o que mais gostaram? o que não gaostaram? o que poderia ou não ser feito de forma diferente do proposto e realizado? que outros temas de estudo eles acham interessantes para estudar a partir dessas aulas? anote todas as contribuições dos alunos para seu planejamento futuro. Analise as perguntas e respostas dos alunos e avalie a sua própria prática, tentando refletir sobre suas ações futuras. Avaliar desse modo a aulas, tendo os alunos como parceiros, imprime um outro significado ao trabalho docente e mesmo ao processo de aprendizagem vivenciado pelo aluno. Sentir-se parte importante do processo é essencial para mudar a postura passiva do aluno frente ao conhecimento.
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