Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os elementos corporais presentes na ginástica rítmica

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os movimentos corporais básicos da ginástica rítmica: saltitos, saltos balanceamentos, equilíbrios, giros e ondas, bem como suas variações.
  • Criar novas formas de realizar estes movimentos, respeitando seus limites individuais.
  • Relacionar estes movimentos com as capacidades físicas que são necessárias para a execução.
Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regras da ginástica ritmica

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor deverá reunir os alunos em uma sala com recurso multimídia e exibir os vídeos abaixo:

http://www.theage.com.au/news/world/presidents-romantic-gymnastics-spark-wedding-rumours/2008/04/18/1208025477677.html, acesso dia 28 de outubro de 2010. 

http://www.youtube.com/watch?v=PHz5rWAwafY 

http://www.youtube.com/watch?v=mOZIMvOkT6Y&feature=related 

(Acesso dia 14 de setembro de 2010).

Ao término da exibição, os alunos serão questionados acerca de quais foram os movimentos corporais executados pelas ginastas no vídeo:

  • Quais foram os movimentos corporais utilizados pela ginasta, sem utilizar o aparelho?
  • Quais devem ser as capacidades físicas que são necessárias para realizar estes movimentos?

Apontando no sentido de que existem movimentos corporais que são obrigatórios nas provas da ginástica rítmica, a saber: saltitos, saltos balanceamentos, equilíbrios, giros e ondas.  

Atividade 2: Vivenciando os elementos corporais da ginástica rítmica:

O professor deverá dividir a turma em 6 grupos e entregar a cada um deles um dos movimentos apresentados na atividade anterior, com sua descrição e as possibilidades apresentadas em http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginasticas_com_gimnica_elementos_corporais_artigo.pdf, (acesso dia 13 de setembro de 2010). Cada grupo deverá realizar, a partir da definição e das possibilidades apresentadas pelo texto, uma vivência dos movimentos do seu grupo.     

(Exemplo retirado do texto citado).

Esta dinâmica deve ser realizada de forma que todos os alunos experimentem todos os movimentos.   

Ao término da vivência, os alunos deverão ser indagados a respeito das atividades executadas por eles, relacionando com as capacidades físicas:

  • Quais qualidades físicas são preponderantes nos movimentos corporais apresentados e vivenciados por vocês?

As respostas deverão ser debatidas e, ao término, registradas pelos alunos em folhas de papel, da seguinte maneira:

  Nome do movimento:

Qualidade física principal:

Sugerimos, para tal atividade, as discussões realizadas na aula “As qualidades físicas e a qualidade de vida” de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12993  (Acesso dia 13 de setembro de 2010).

Atividade 3: Construindo uma apresentação dos elementos corporais da ginástica rítmica: os alunos, munidos das vivências e das discussões, deverão se dividir em grupos com 5 alunos. Com os movimentos apresentados per eles, deverão organizar uma seqüência dos movimentos vivenciadas na atividade 2. Cada seqüência deverá apresentar, pelo menos, um movimentos de cada elemento apresentado, e, além disso, deverá apresentar fluência, acompanhado de uma música instrumental (o professor poderá utilizar, para as apresentações, as músicas presentes em http://www.ginasticas.com/interacao/int_downloads_musicas.html, acesso dia 13 de setembro de 2010).   

DICA: O PROFESSOR PODERÁ AJUDAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DESTA ATIVIDADE, MAS DEVE DEIXAR QUE OS ALUNOS USEM A CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO.   

As seqüências serão apresentadas em um festival de ginástica rítmica, realizada na própria turma, que também servirá de avaliação (ler descrição na avaliação).  

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=JwBpINiKJBM 

Acesso dia 14 de setembro de 2010.

Avaliação

Os grupos deverão se apresentar em um festival de ginástica, onde serão avaliados a partir dos movimentos pedidos e vivenciados e pela criatividade (para tornar a atividade mais dinâmica, a avaliação poderá ser feita pelos próprios alunos dos outros grupos).   

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.