25/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Regras da ginástica ritmica
Atividade 1:
O professor deverá reunir os alunos em uma sala com recurso multimídia e exibir os vídeos abaixo:
http://www.theage.com.au/news/world/presidents-romantic-gymnastics-spark-wedding-rumours/2008/04/18/1208025477677.html, acesso dia 28 de outubro de 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=PHz5rWAwafY
http://www.youtube.com/watch?v=mOZIMvOkT6Y&feature=related
(Acesso dia 14 de setembro de 2010).
Ao término da exibição, os alunos serão questionados acerca de quais foram os movimentos corporais executados pelas ginastas no vídeo:
Apontando no sentido de que existem movimentos corporais que são obrigatórios nas provas da ginástica rítmica, a saber: saltitos, saltos balanceamentos, equilíbrios, giros e ondas.
Atividade 2: Vivenciando os elementos corporais da ginástica rítmica:
O professor deverá dividir a turma em 6 grupos e entregar a cada um deles um dos movimentos apresentados na atividade anterior, com sua descrição e as possibilidades apresentadas em http://www.ginasticas.com/conteudo/gimnica/gin_ginastica/ginasticas_com_gimnica_elementos_corporais_artigo.pdf, (acesso dia 13 de setembro de 2010). Cada grupo deverá realizar, a partir da definição e das possibilidades apresentadas pelo texto, uma vivência dos movimentos do seu grupo.
(Exemplo retirado do texto citado).
Esta dinâmica deve ser realizada de forma que todos os alunos experimentem todos os movimentos.
Ao término da vivência, os alunos deverão ser indagados a respeito das atividades executadas por eles, relacionando com as capacidades físicas:
As respostas deverão ser debatidas e, ao término, registradas pelos alunos em folhas de papel, da seguinte maneira:
Nome do movimento:
Qualidade física principal:
Sugerimos, para tal atividade, as discussões realizadas na aula “As qualidades físicas e a qualidade de vida” de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho.http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12993 (Acesso dia 13 de setembro de 2010).
Atividade 3: Construindo uma apresentação dos elementos corporais da ginástica rítmica: os alunos, munidos das vivências e das discussões, deverão se dividir em grupos com 5 alunos. Com os movimentos apresentados per eles, deverão organizar uma seqüência dos movimentos vivenciadas na atividade 2. Cada seqüência deverá apresentar, pelo menos, um movimentos de cada elemento apresentado, e, além disso, deverá apresentar fluência, acompanhado de uma música instrumental (o professor poderá utilizar, para as apresentações, as músicas presentes em http://www.ginasticas.com/interacao/int_downloads_musicas.html, acesso dia 13 de setembro de 2010).
DICA: O PROFESSOR PODERÁ AJUDAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DESTA ATIVIDADE, MAS DEVE DEIXAR QUE OS ALUNOS USEM A CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO.
As seqüências serão apresentadas em um festival de ginástica rítmica, realizada na própria turma, que também servirá de avaliação (ler descrição na avaliação).
http://www.youtube.com/watch?v=JwBpINiKJBM
Acesso dia 14 de setembro de 2010.
Os grupos deverão se apresentar em um festival de ginástica, onde serão avaliados a partir dos movimentos pedidos e vivenciados e pela criatividade (para tornar a atividade mais dinâmica, a avaliação poderá ser feita pelos próprios alunos dos outros grupos).
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/08/2012
Quatro estrelasolá gostei da aula e vou aplicar na minha turma...
03/10/2011
Cinco estrelasmuito interesante super legal amei
07/06/2011
Cinco estrelasOTIMA AULA!