29/08/2008
Maria Terezinha Jesus Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Professor converse com seus alunos sobre o Tangram, conte-lhes um pouco do que se trata, onde surgiu, sobre as peças etc, você pode encontrar essas informações nos sites:
No site http://www.ucs.br/ccha/deps/cbvalent/EAD/homemat/adrisi/projeto.htm você vai encontrar uma historinha para poder iniciar o trabalho com o Tangram. Conte essa história aos alunos usando um pedaço de papel quadrado para representar a personagem e vá dobrando e recortando conforme narra a historia, no final você terá as sete peças do Tangram.
Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou.
Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html nele os alunos encontrarão as peças do Tangram.
Dê um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostre-lhes que eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
Após conhecerem o programa, peça para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. A seguir peça para que as agrupe de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Questione quais os critérios utilizados para a classificação.
No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero).
Caso só apareça a classificação em três grupos, questione se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados.
Leve-os a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros.
A seguir coloque os seguintes problemas:
A seguir desafie-os a montar o quadrado inicial da historia que contou em sala, par isso, eles poderão usar um modelo que se encontra no menu no inferior da página.
Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no programa e tentem completá-la com as peças do Tangram.
Professor, nessa aula, você estará desafiando os alunos a compor figuras usando as peças do Tangram com criatividade.
AULA 2
Converse com seus alunos sobre a aula anterior, quais as peças do jogo, quantas são etc.
Então os convide a criar uma história em quadrinhos, usando como personagens figuras criadas com as peças do Tangram.
Usando o Tangram virtual (http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html), os alunos deverão criar os personagens de sua história. Depois de criar um personagem eles deverão colar em um programa de editor de imagens, como por exemplo, o Paint, usando a tecla “Print Screen” do teclado. Nesse programa eles deverão recortar a figura e salva-la em uma pasta.
Usando o Hagáquê (que você pode fazer o download no site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/), os alunos deverão criar sua história em quadrinhos usando as figuras que construíram com o Tangram.
Antes de iniciarem a criar suas histórias, peça para que abram o menu História e selecionem “Abrir história”.
Será aberta uma janela com o nome de três autores selecione a “Tia Vilma”.
Com essa história eles poderão conhecer um pouco do programa e dos comandos, para continuar a história, deverão selecionar o número da página embaixo do lado direito.
Após conhecerem os comandos do programa deixe que criem suas histórias usando as peças do Tangram.
Veja a possibilidade dos alunos imprimirem as histórias. Aproveite e monte um mural com elas.
Caso não seja possível imprimi-las peça para que as salvem em disquetes ou CD.
DICAS E SUGESTÕES
Converse com os professores de língua portuguesa e artes para que possam faze r esse trabalho juntos. Peça ao prof essor de artes que os orientem quanto a parte artística, cores, harmonia, etc. Já o professor de língua portuguesa pode ajudá-los no texto, nas falas, etc.
Caso tenha a possibilidade mostre aos alunos a seguinte apresentação: http://pagesperso-orange.fr/therese.eveilleau/pages/jeux_mat/textes/cirque.html
Quatro estrelas 56 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/07/2013
Cinco estrelasExcelente, trabalhei com o trangran de EVA e construí, com cartolina, depois utilizei algumas dicas desse plano para trabalhar na sala de informática. Conclui utilizando o gcompris. Parabéns
26/05/2013
Quatro estrelasMuito interessante a ideia de unir tangram e história em quadrinhos! Parabéns!
19/09/2012
Quatro estrelasMuuuuuuuuuuuuuuuito booooooom!
07/07/2012
Cinco estrelasAdorei a ideia, parabéns! Vou trabalhar com meus alunos, tenho certeza que eles vão gostar.
16/05/2012
Cinco estrelasótima sugestão... Maravilhosa... Meus alunos amaram....
12/03/2012
Cinco estrelasmuito boa aula continue assim
05/10/2011
Cinco estrelasmaravilhoso
30/09/2011
Cinco estrelasAdorei!!! A professora está de parabéns. Este ano utilizei o tangram para iniciar o trabalho com frações no 6º ano. A minha surpresa foi que eles nunca tinham trabalhado com tangram e adoraram a aula. Por este motivo, queria fazer algo a mais e encontrei! Muito obrigada!!!
22/03/2011
Quatro estrelasA nova tecnologia favorece o professor diversificar suas aulas tornando-as mais atraentes. Gostei é divertida, principalmente quando podemos usar o computador. Parabens!
17/03/2011
Cinco estrelasOlha, adorei o plano de aula, muito bom mesmo... Trabalho com cças de 4 anos e estou adaptando essa aula, gostaria de receber sugestões para tornar a minha aula mais interessante. Obrigada!
13/02/2011
Cinco estrelasAprender através do lúdico é sempre motivador, desperta a criatividade e direciona na construção de conceitos.
02/02/2011
Cinco estrelasGostei muito muito deste plano de aula,sempre quis trabalhar com tangram,mas nunca soube o que fazer ou como desenvolver atividades sobre o tema. Vou usar est aula este ano, pena que meus alunos não tem acesso ao laboratório.
16/11/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua idéia, fiz um trabalho semelhante com o tangram que envolvia também a disciplina de Artes.
28/10/2010
Quatro estrelase muito interessante o trabalho com os recursos tecnologicos ,porem devemos aproveitarmos mais nas nossas aulas .Quanto ao tema desta aula espaço e forma ,alem de trabalhar com os componentes curriculares de matematica e lingua portuguesa poderá incluir tambem artes .Então o tempo poderá ser maior.
21/10/2010
Quatro estrelasOlá bom dia! sou apaixonada pela area de exata e esta atividade com o tangran é maravilhosa.Eu já trabalhei a descoberta de figuras produzido pelos alunos e eles se motivaram tanto que decoraram a sala. Obrigado pela nova sugestão.
27/09/2010
Cinco estrelassuas aulas são bem criativas parabéns
27/08/2010
Quatro estrelasParabéns pela aula muito bem elaborada que procura explorar o material para outra disciplina como Lingua Portuguesa e Artes. Achei muito interessante a história do Tangran.
27/08/2010
Cinco estrelasFoi de extrema importância essa aula, conhecia outras maneiras de trabalhar com tangram mas essa foi muito boa com o uso das tecnologias. Além de tudo é uma aula interdisciplinar.
26/08/2010
Quatro estrelasAchei o máximo, muito bom mesmo.
25/08/2010
Quatro estrelasFantástico esta atividade vc esta de parabéns!!!
01/08/2010
Cinco estrelasMaravilhosa e muito criativa. Estou encantada.
22/07/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, estava precisando de trabalhar com o tangran dentro da informática e essa aula vai me ajudar muito .Parabéns. colega.
16/07/2010
Quatro estrelasÉ muita interessante para manter uma aprendizagem mais rápida. Mas o maio problema é a matematica mordena com, tanta literatura que os alunos ler e não entedem nada.
08/07/2010
Quatro estrelasA sugestão é muito boa os alunos adoram ir ao LI. A parceria possibilita ao aluno ampliar seu conhecimento de forma prazerosa
03/04/2010
Cinco estrelasexcelente
25/03/2010
Cinco estrelasEste conteudo é maravilhoso,pois nossas crianças estão saturadas de calculos no quadro e em folhinhas.É este tipo de atividades que eles precisam.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei a idéia de trabalhar interdisciplinar com tangram, pois, é um recurso que estimulam a criatividade dos alunos. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasgostei bastante, muito criativo
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito de sua aula
24/03/2010
Três estrelasAulas criativas como essa desperta o interesse nos alunos. Porém as escolas brasileiras ainda estão bem distantes de chegarem a esse patamar. Quem dera que todos os professores fossem capacitados e todas as escolas contassem com esses recursos tecnológicos. Muitas até tem, como a minha mas chega LI e a administração não coloca em funcionamento virando apenas montoeira nas escolas. É uma pena isso nao?
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é muito interessante, disperta a criatividade do aluno e ainda podem ser exploradas as propriedades das figuras de forma dinâmica. Parabéns Professora Cláudia Renata!
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a idéia,pois além de trabalhar de forma interdisciplinar desenvolve o uso da tecnologia.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente aula
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns pela iniciativa Fico muito feliz em ver pessoas tão dedicada\1
24/03/2010
Cinco estrelasAchei simplesmente fabuloso seu projeto! Como é bom saber que existem idéias inovadoras que integram tecnologia, interatividade, criatividade e conteúdo, prendendo a atenção dos alunos e tornando-os construtores do conhecimentos, eles saem da passividade e se tornam sujeitos ativos do ato de aprender e de apreender o conhecimento.
24/03/2010
Quatro estrelasO uso do TANGRAM em sala de aula deve ser estimulado por professores de Matemática, pois, desenvolve uma série de conceitos geométricos no aluno, aguçando a sua percepção espacial.Parabéns pelo trabalho!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente, adorei, estava precisando dessa ideia e ela veio na hora certa!
24/03/2010
Cinco estrelasGosto muito do trabalho lúdico, sou apaixonada pelo tangran. Esta aula foi espetacular.
24/03/2010
Quatro estrelasSou professora do ensino fundamental, gosto muito de trabalhar com o tangran pois ele enteragem as crianças e estimula a criatividade. Parabéns!
24/03/2010
Três estrelasplano de aula bom ,com recursos didaticos bons
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, pela idéia. o Tangran é algo que sempre possibilita novidades e as crianças gostam de manipular.
24/03/2010
Quatro estrelasO POUCO QUE OBSERVEI DAS AULAS ACHEI MARAVILHOSAS,DE CARATER BASTANTE EDUCATIVAS E ESTIMULADORAS P/ ALUNO\PROFESSOR...
24/03/2010
Quatro estrelasJá trabalhei o tangran com meus alunos, eles amaram a aula porque foi uma coisa diferente e também aprenderam muita coisa sobre geometria.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei bastante. Sou fascinada pelas formas e o TANGRAM em especial. Esta aula oportuniza a construção individual e a interação com as peças que podem criar, gradativamente até chegar as sete formas que o compõe. Parabéns!
24/03/2010
Duas estrelasOLHA GOSTEI DA IDEIA MAS NÃO ENTENDIR QUAL O REAL OBJETIVO DESSA AULA APRENDER A LER PRODUZIR TEXTO? E APLICABILIDADE DA MATEMATICA NO COTIDIANO? COMO FAZER/
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima aula. Gostei muito dessa aula, pois adoro matemática.
24/03/2010
Cinco estrelasTambém gosto muito de trabalhar com o Tangran, meus alunos inclusive fizeram um em sala e depois levaram para casa para poderem "jogar " com sua família.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei maravilhosa a ideia de trabalhar o tangran em quadrinhos junto com língua portuguesa,os alunos muitas vezes não aprendem matemática porque tem dificuldades de leitura.
24/03/2010
Três estrelasAulas criativas. Percebemos o quanto são importante os recursos tecnológicos na escola, porque eles constituem subsídios importantes para se proporcionar uma boa educação. Porém, vale ressaltar que estes recursos ainda não estão ao alcance de todas a s instituições e ainda uma grande parte de educadores, não estão familiarizados com eles para trabalhar em aulas tão inovadoras como essas. Aulas dessas qualidades, permitem o desenvolvimento autônomo e crítico do aprendiz para o exercício social.
24/03/2010
Cinco estrelasmuita criativa e com utilização de bastante recursos! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns ... atividades com o uso do lúdico, faz com que os alunos aprendam melhor, principalmente quando o assunto é matemática, ela desenvolve o raciocínio deles, proporcionando que a aula seja dinâmica e muito mais atraente.
24/03/2010
Cinco estrelasSolicitei kits de Tan Grans individuais para trabalhar geometria, isto porque além de ser um conteúdo complexo é de relevância imensurável, são auxiliares poderosos na desmistificação do medo pela geometria, fiquei muito excitada ao encontrar esta aula prontinha com Tan Gran, haja vista que também trabalho em um Laboratório de Informática e posso adequar minhas aulas aos recursos tecnológicos disponiveis e torná-las mais criativas, esclarecedoras e funcionais.Parabéns Conterrana Brasiliense!!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei maravilhosa a idéia de trabalhar com tangram, especialmente fazendo isso na sala informatizada, recurso que temos e a cada dia podemos desenvolver mais.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom a aula com o tangran para desenvolve ainda mais os processos cognitivos dos nossos alunos. Excelente trabalhar com tangran
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a idéia,darei esta aula aos meus alunos com maior prazer, pois sei que vai tonar minha aula prazerosa. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasParabensd pelo trabalho, gostei muito