Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando uma história em quadrinhos com o Tangram

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
Claudia Renata Pauleto do Prado
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Jesus Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Identificar e classificar as peças do Tangram; •Construir uma história em quadrinhos criando os personagens com as peças do Tangram
Duração das atividades
Duas aulas de 100 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Figuras geométricas
Estratégias e recursos da aula
AULA 1
SALA DE AULA!

Professor converse com seus alunos sobre o Tangram, conte-lhes um pouco do que se trata, onde surgiu, sobre as peças etc, você pode encontrar essas informações nos sites:

No site http://www.ucs.br/ccha/deps/cbvalent/EAD/homemat/adrisi/projeto.htm você vai encontrar uma historinha para poder iniciar o trabalho com o Tangram. Conte essa história aos alunos usando um pedaço de papel quadrado para representar a personagem e vá dobrando e recortando conforme narra a historia, no final você terá as sete peças do Tangram.
 

 Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou.
Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html nele os alunos encontrarão as peças do Tangram.
Dê um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostre-lhes que eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
Após conhecerem o programa, peça para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. A seguir peça para que as agrupe de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Questione quais os critérios utilizados para a classificação.
No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero).
Caso só apareça a classificação em três grupos, questione se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados.
Leve-os a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros.

A seguir coloque os seguintes problemas: 

  •  “Com quais peças podemos cobrir o quadrado?”
  •  “Com quais peças podemos cobrir o triângulo maior?”
  •  “E o paralelogramo?”
  •  “Usando apenas o triângulo menor, quantos são necessários para cobrir o quadrado, o triângulo médio, o triângulo maior e o paralelogramo?”

A seguir desafie-os a montar o quadrado inicial da historia que contou em sala, par isso, eles poderão usar um modelo que se encontra no menu no inferior da página.
Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no programa e tentem completá-la com as peças do Tangram.

Professor, nessa aula, você estará desafiando os alunos a compor figuras usando as peças do Tangram com criatividade.

  AULA 2

SALA DE AULA!

Converse com seus alunos sobre a aula anterior, quais as peças do jogo, quantas são etc.
Então os convide a criar uma história em quadrinhos, usando como personagens figuras criadas com as peças do Tangram.

 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!

Usando o Tangram virtual (http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html), os alunos deverão criar os personagens de sua história. Depois de criar um personagem eles deverão colar em um programa de editor de imagens, como por exemplo, o Paint, usando a tecla “Print Screen” do teclado. Nesse programa eles deverão recortar a figura e salva-la em uma pasta.
Usando o Hagáquê (que você pode fazer o download no site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/), os alunos deverão criar sua história em quadrinhos usando as figuras que construíram com o Tangram.
Antes de iniciarem a criar suas histórias, peça para que abram o menu História e selecionem “Abrir história”.
 

 

Será aberta uma janela com o nome de três autores selecione a “Tia Vilma”.

Com essa história eles poderão conhecer um pouco do programa e dos comandos, para continuar a história, deverão selecionar o número da página embaixo do lado direito.

Após conhecerem os comandos do programa deixe que criem suas histórias usando as peças do Tangram.
Veja a possibilidade dos alunos imprimirem as histórias. Aproveite e monte um mural com elas.
Caso não seja possível imprimi-las peça para que as salvem em disquetes ou CD.
 

 DICAS E SUGESTÕES

Converse com os professores de língua portuguesa e artes para que possam faze r esse trabalho juntos. Peça ao prof essor de artes que os orientem quanto a parte artística, cores, harmonia, etc. Já o professor de língua portuguesa pode ajudá-los no texto, nas falas, etc.

Caso tenha a possibilidade mostre aos alunos a seguinte apresentação: http://pagesperso-orange.fr/therese.eveilleau/pages/jeux_mat/textes/cirque.html
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a criatividade e o produto final, isto é a história em quadrinhos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 56 classificações

  • Cinco estrelas 35/56 - 62.5%
  • Quatro estrelas 17/56 - 30.36%
  • Três estrelas 3/56 - 5.36%
  • Duas estrelas 1/56 - 1.79%
  • Uma estrela 0/56 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Neglimara Maria Daltoé Bergamini, E M E I VO TOTA , Rio Grande do Sul - disse:
    neglimara@gmail.com

    05/07/2013

    Cinco estrelas

    Excelente, trabalhei com o trangran de EVA e construí, com cartolina, depois utilizei algumas dicas desse plano para trabalhar na sala de informática. Conclui utilizando o gcompris. Parabéns


  • Rosemare Gonçalves Nascimento, EC 52 DE CEILANDIA , Distrito Federal - disse:
    rosemare@gmail.com

    26/05/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante a ideia de unir tangram e história em quadrinhos! Parabéns!


  • Gilmacir Prata, EMEF. Jornalista Orlando Dantas , Sergipe - disse:
    ciciprat@hotmail.com

    19/09/2012

    Quatro estrelas

    Muuuuuuuuuuuuuuuito booooooom!


  • Evaneida Amorim Batista, CIDADE SOIMCO II , São Paulo - disse:
    evaab@ig.com.br

    07/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia, parabéns! Vou trabalhar com meus alunos, tenho certeza que eles vão gostar.


  • Avenir Gomes da Silva, Colégio Zico Monteiro , Goiás - disse:
    avenirsilva@hotmail.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    ótima sugestão... Maravilhosa... Meus alunos amaram....


  • yago wallace da cunha dos santos, aruja centro , São Paulo - disse:
    iafo__oakley__lindo@hotmail.com

    12/03/2012

    Cinco estrelas

    muito boa aula continue assim


  • Rosylene, escola publica , Pará - disse:
    rosylenefarias@hotmail.com

    05/10/2011

    Cinco estrelas

    maravilhoso


  • KARINE ANDREA POLVEIRO BURGUETI, MARIANA TEIXEIRA CORNELIO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    karinemat@zipmail.com.br

    30/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei!!! A professora está de parabéns. Este ano utilizei o tangram para iniciar o trabalho com frações no 6º ano. A minha surpresa foi que eles nunca tinham trabalhado com tangram e adoraram a aula. Por este motivo, queria fazer algo a mais e encontrei! Muito obrigada!!!


  • Eliana Furquim Favotto Dalmedico, EDUARDO VELHO FILHO PROF , São Paulo - disse:
    sotej@ig.com.br

    22/03/2011

    Quatro estrelas

    A nova tecnologia favorece o professor diversificar suas aulas tornando-as mais atraentes. Gostei é divertida, principalmente quando podemos usar o computador. Parabens!


  • Flaviana Forteza, N.E.I Judith Célia Fredi , São Paulo - disse:
    fgpforteza@hotmail.com

    17/03/2011

    Cinco estrelas

    Olha, adorei o plano de aula, muito bom mesmo... Trabalho com cças de 4 anos e estou adaptando essa aula, gostaria de receber sugestões para tornar a minha aula mais interessante. Obrigada!


  • Angela Merícia Medina, Gerência Regional de Ensino , Maranhão - disse:
    angelmericia@ig.com.br

    13/02/2011

    Cinco estrelas

    Aprender através do lúdico é sempre motivador, desperta a criatividade e direciona na construção de conceitos.


  • lucia helena custodio, ALVORADA E M ENS FUND , Paraná - disse:
    luciacust@yahoo.com

    02/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito muito deste plano de aula,sempre quis trabalhar com tangram,mas nunca soube o que fazer ou como desenvolver atividades sobre o tema. Vou usar est aula este ano, pena que meus alunos não tem acesso ao laboratório.


  • Geovana Pedreira Seixas, COLEGIO ESTADUAL RENATO MACHADO , Bahia - disse:
    gpseixas@hotmail.com

    16/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua idéia, fiz um trabalho semelhante com o tangram que envolvia também a disciplina de Artes.


  • nelci, E.E.E.F.M . Jose Carlos Castro , Espírito Santo - disse:
    nelcifalcao@hotail.com

    28/10/2010

    Quatro estrelas

    e muito interessante o trabalho com os recursos tecnologicos ,porem devemos aproveitarmos mais nas nossas aulas .Quanto ao tema desta aula espaço e forma ,alem de trabalhar com os componentes curriculares de matematica e lingua portuguesa poderá incluir tambem artes .Então o tempo poderá ser maior.


  • maria da lapa jesus sacramento, EMEF HORACIO DE MATOS JUNIOR , Bahia - disse:
    lapavinicius@hotmail.com

    21/10/2010

    Quatro estrelas

    Olá bom dia! sou apaixonada pela area de exata e esta atividade com o tangran é maravilhosa.Eu já trabalhei a descoberta de figuras produzido pelos alunos e eles se motivaram tanto que decoraram a sala. Obrigado pela nova sugestão.


  • dulce, eeb comendador rocha , Santa Catarina - disse:
    beatrizcames@hotmail.com

    27/09/2010

    Cinco estrelas

    suas aulas são bem criativas parabéns


  • João Yoshiaki Imai, EE JOAO BAPTISTA PEREIRA , Mato Grosso do Sul - disse:
    joaoimai@hotmail.com

    27/08/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula muito bem elaborada que procura explorar o material para outra disciplina como Lingua Portuguesa e Artes. Achei muito interessante a história do Tangran.


  • Elis Regina Santana da Silva Santos, Colégio Estadual Maria Elias de Melo , Goiás - disse:
    elisreginasantana@gmail.com

    27/08/2010

    Cinco estrelas

    Foi de extrema importância essa aula, conhecia outras maneiras de trabalhar com tangram mas essa foi muito boa com o uso das tecnologias. Além de tudo é uma aula interdisciplinar.


  • Iurylane, Colégio Pedacinho do Céu & Souza aguiar , Goiás - disse:
    urylane@hotmail.com

    26/08/2010

    Quatro estrelas

    Achei o máximo, muito bom mesmo.


  • MARCIO BARBOSA DE OLIVEIRA RAMOS, COLEGIO MUNICIPAL ISMENIA MOURA DE CARVALHO , Bahia - disse:
    marcio_gandu@hotmail.com

    25/08/2010

    Quatro estrelas

    Fantástico esta atividade vc esta de parabéns!!!


  • Sônia Maria Mariano, EE MARIETA SOARES TEIXEIRA , Minas Gerais - disse:
    soniammariano@hotmail.com

    01/08/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa e muito criativa. Estou encantada.


  • aldinete carolino Mota, EEEFM"Carolina Passos Gaigher" , Espírito Santo - disse:
    aldinete.carolino@hotmail.com

    22/07/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, estava precisando de trabalhar com o tangran dentro da informática e essa aula vai me ajudar muito .Parabéns. colega.


  • Raimundo Alves Filho, EM RIZINGA , Maranhão - disse:
    alvesfilho0245@hotmail.com

    16/07/2010

    Quatro estrelas

    É muita interessante para manter uma aprendizagem mais rápida. Mas o maio problema é a matematica mordena com, tanta literatura que os alunos ler e não entedem nada.


  • Ângela Consuelo de Carvalho Bueno, COL EST GRICON E SILVA , Goiás - disse:
    angela.consuelo2009@hotmail.com

    08/07/2010

    Quatro estrelas

    A sugestão é muito boa os alunos adoram ir ao LI. A parceria possibilita ao aluno ampliar seu conhecimento de forma prazerosa


  • tereza, Esc. Mun. José Martins de Deus , Pernambuco - disse:
    tepaci@hotmail.com

    03/04/2010

    Cinco estrelas

    excelente


  • andreia lisboa silveira, colégio estadual engº ildo meneghetti , Rio Grande do Sul - disse:
    deialisboagarcia@hotmail.com

    25/03/2010

    Cinco estrelas

    Este conteudo é maravilhoso,pois nossas crianças estão saturadas de calculos no quadro e em folhinhas.É este tipo de atividades que eles precisam.


  • Nizete Nazare, UNIFAP , Amapá - disse:
    nizetenascimento@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei a idéia de trabalhar interdisciplinar com tangram, pois, é um recurso que estimulam a criatividade dos alunos. Parabéns!


  • antonia edileuda ferreira pinto, Secretaria Municipal de Educação de GUAIUBA , Ceará - disse:
    edileuda_ferreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei bastante, muito criativo


  • dorival lima souza, COLEGIO MUNICIPAL JOAO BURGO DE MENEZES , Bahia - disse:
    dorival_souzamd@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito de sua aula


  • MARIA JOSÉ FRANÇA XAVIER, ESC MUL TIRADENTES , Tocantins - disse:
    hkxavier@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Aulas criativas como essa desperta o interesse nos alunos. Porém as escolas brasileiras ainda estão bem distantes de chegarem a esse patamar. Quem dera que todos os professores fossem capacitados e todas as escolas contassem com esses recursos tecnológicos. Muitas até tem, como a minha mas chega LI e a administração não coloca em funcionamento virando apenas montoeira nas escolas. É uma pena isso nao?


  • ROSANGELA DE ASSIZ SILVA ARAUJO, COLÉGIO JOAO XXIII , Tocantins - disse:
    rosangelaassiz@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante, disperta a criatividade do aluno e ainda podem ser exploradas as propriedades das figuras de forma dinâmica. Parabéns Professora Cláudia Renata!


  • Luzia vicência de Freitas, Escola mul.Deputado José de Assis , Goiás - disse:
    eduluziaa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a idéia,pois além de trabalhar de forma interdisciplinar desenvolve o uso da tecnologia.


  • Maria Elita Furlan Moschen, INSTITUTO ESTADUAL PROFESSORA GEMA ANGELINA BELIA , Rio Grande do Sul - disse:
    memoschen@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente aula


  • maria jovita knihs Daniel, ESC MUN DE ENS FUND GUILHERME HANEMANN , Santa Catarina - disse:
    jovitakdaniel@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabéns pela iniciativa Fico muito feliz em ver pessoas tão dedicada\1


  • JOSE CLAIRTO ROCHA FERREIRA, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ADRIANO NOBRE , Ceará - disse:
    clairtto@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei simplesmente fabuloso seu projeto! Como é bom saber que existem idéias inovadoras que integram tecnologia, interatividade, criatividade e conteúdo, prendendo a atenção dos alunos e tornando-os construtores do conhecimentos, eles saem da passividade e se tornam sujeitos ativos do ato de aprender e de apreender o conhecimento.


  • Paulo Edmilso Magalhães Brito, ESC EST MARIA IVONE DE MENEZES , Amapá - disse:
    luzazul46464@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O uso do TANGRAM em sala de aula deve ser estimulado por professores de Matemática, pois, desenvolve uma série de conceitos geométricos no aluno, aguçando a sua percepção espacial.Parabéns pelo trabalho!


  • Rosana Carvalho Nascimento Pinto, ESC MUL PROFESSORA LENA LEAO , Goiás - disse:
    rosanacarvalho2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente, adorei, estava precisando dessa ideia e ela veio na hora certa!


  • marilda vieira do nascimento couto, EE IRMA MARIA , Minas Gerais - disse:
    marildabd@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gosto muito do trabalho lúdico, sou apaixonada pelo tangran. Esta aula foi espetacular.


  • Mariza Bela da Silva Reis, E.M. P. José R. Silqueira - JR , Mato Grosso - disse:
    izabelareis@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sou professora do ensino fundamental, gosto muito de trabalhar com o tangran pois ele enteragem as crianças e estimula a criatividade. Parabéns!


  • gislane cristina nogueira, EE LAURA XAVIER SANTANA , Minas Gerais - disse:
    gc.nogueira@ig.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    plano de aula bom ,com recursos didaticos bons


  • Maria Massae Sakate, Secretaria Municipal de Educação de CAMPO GRANDE , Mato Grosso do Sul - disse:
    mariasakate@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, pela idéia. o Tangran é algo que sempre possibilita novidades e as crianças gostam de manipular.


  • joyce amanda soares lima, TERESA ARAGAO SERRA EEF , Ceará - disse:
    amandalima1981@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O POUCO QUE OBSERVEI DAS AULAS ACHEI MARAVILHOSAS,DE CARATER BASTANTE EDUCATIVAS E ESTIMULADORAS P/ ALUNO\PROFESSOR...


  • ALESSANDRA CARLA SOUZA CAMPOS, EMEF PROF LEVI ALVES DE FREITAS , Rondônia - disse:
    alessandra21_carla@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Já trabalhei o tangran com meus alunos, eles amaram a aula porque foi uma coisa diferente e também aprenderam muita coisa sobre geometria.


  • nadja cavalcanti oliveira, ESCOLA JOSE MARIA , Pernambuco - disse:
    nadja_psa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante. Sou fascinada pelas formas e o TANGRAM em especial. Esta aula oportuniza a construção individual e a interação com as peças que podem criar, gradativamente até chegar as sete formas que o compõe. Parabéns!


  • ALCIDES PEREIRA SILVA , CE DR PAULO RAMOS , Maranhão - disse:
    alcidespereirachapa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    OLHA GOSTEI DA IDEIA MAS NÃO ENTENDIR QUAL O REAL OBJETIVO DESSA AULA APRENDER A LER PRODUZIR TEXTO? E APLICABILIDADE DA MATEMATICA NO COTIDIANO? COMO FAZER/


  • ALESSANDRA CARLA SOUZA CAMPOS, EMEF PROF LEVI ALVES DE FREITAS , Rondônia - disse:
    alessandra21_carla@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula. Gostei muito dessa aula, pois adoro matemática.


  • Maria Elita Furlan Moschen, INSTITUTO ESTADUAL PROFESSORA GEMA ANGELINA BELIA , Rio Grande do Sul - disse:
    memoschen@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Também gosto muito de trabalhar com o Tangran, meus alunos inclusive fizeram um em sala e depois levaram para casa para poderem "jogar " com sua família.


  • Elizabeti Souza Santos, EEEFM AURELIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA , Rondônia - disse:
    betisouzasantos@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa a ideia de trabalhar o tangran em quadrinhos junto com língua portuguesa,os alunos muitas vezes não aprendem matemática porque tem dificuldades de leitura.


  • Maria Lúcia Jesus de Oliveira dos Santos, ESCOLAS REUNIDAS CASTRO ALVES , Bahia - disse:
    maria.oliveira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Aulas criativas. Percebemos o quanto são importante os recursos tecnológicos na escola, porque eles constituem subsídios importantes para se proporcionar uma boa educação. Porém, vale ressaltar que estes recursos ainda não estão ao alcance de todas a s instituições e ainda uma grande parte de educadores, não estão familiarizados com eles para trabalhar em aulas tão inovadoras como essas. Aulas dessas qualidades, permitem o desenvolvimento autônomo e crítico do aprendiz para o exercício social.


  • Leidimar Sabino Cardoso de Melo, CEF 04 DE PLANALTINA , Distrito Federal - disse:
    leidisc@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muita criativa e com utilização de bastante recursos! Parabéns!


  • Elyanis Fernandes jara, EM VALDETE ROSA DA SILVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    elyanisj@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns ... atividades com o uso do lúdico, faz com que os alunos aprendam melhor, principalmente quando o assunto é matemática, ela desenvolve o raciocínio deles, proporcionando que a aula seja dinâmica e muito mais atraente.


  • simonilva alves soares, ESCOLA ESTADUAL CALDAS NOVAS , Goiás - disse:
    simonilva.alfa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Solicitei kits de Tan Grans individuais para trabalhar geometria, isto porque além de ser um conteúdo complexo é de relevância imensurável, são auxiliares poderosos na desmistificação do medo pela geometria, fiquei muito excitada ao encontrar esta aula prontinha com Tan Gran, haja vista que também trabalho em um Laboratório de Informática e posso adequar minhas aulas aos recursos tecnológicos disponiveis e torná-las mais criativas, esclarecedoras e funcionais.Parabéns Conterrana Brasiliense!!


  • Iracilda Gheller, E.E.F.Graciosa Copetti Pereira , Santa Catarina - disse:
    iracilda_gheller@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei maravilhosa a idéia de trabalhar com tangram, especialmente fazendo isso na sala informatizada, recurso que temos e a cada dia podemos desenvolver mais.


  • Manoel Juraci melo da Silva, ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTONIO , Pernambuco - disse:
    manoel_melo_silva@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom a aula com o tangran para desenvolve ainda mais os processos cognitivos dos nossos alunos. Excelente trabalhar com tangran


  • Ione Dalva da Silva, ESCOLA TOBIAS BARRETO , Pernambuco - disse:
    ioneds@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a idéia,darei esta aula aos meus alunos com maior prazer, pois sei que vai tonar minha aula prazerosa. Parabéns


  • Raquel Canazza de Macedo, EE PRES. TANCREDO NEVES , Mato Grosso do Sul - disse:
    raquelcanazza@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabensd pelo trabalho, gostei muito


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.