Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliando a vivência corporal dos aparelhos da G.R: bola e maça

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as manipulações obrigatórias dos aparelhos bola e maça na ginástica rítmica;
  • Relacionar estas exigências com os elementos corporais obrigatórios;
  • Construir materiais alternativos para a prática.
Duração das atividades
3 aulas (150 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regras da ginástica rítmica, rudimentos das manipulações dos aparelhos bola e maça.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O professor deverá reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e exibir os vídeos que seguem:

http://www.youtube.com/watch?v=RywzFV_n7vg 

http://www.youtube.com/watch?v=uWCZT0LxLoA 

(Acessos dia 16 de setembro de 2010).

Ao término da exibição, questionar aos alunos:

  • Quais foram os movimentos corporais utilizados pela ginasta, sem utilizar o aparelho? E com os aparelhos?

Apontando no sentido de que cada um dos aparelhos da ginástica rítmica apresentam movimentos corporais obrigatórios característicos, que, no caso dos aparelhos apresentados, são:   

Bola:  Flexibilidade e ondas são os elementos corporais principais deste aparelho.

Maça: O equilíbrio é o elemento corporal mais importante deste aparelho.

Atividade 2: Construindo materiais alternativos para a vivência: O professor poderá construir materiais alternativos para a prática destes aparelhos caso a escola não possua o material adequado. Veja abaixo as sugestões:   

Bola: Sugerimos que seja utilizada uma bola do tipo "dente de leite", facilmente encontrada em lojas de brinquedos.

http://www.ebrindes.com.br/produtos/visualiza/1019 (Acesso dia 16 de setembro de 2010).

Maça: Para este aparelho, utilizaremos uma garrafa pet pequena (350 ml) com um pedaço de cabo de vassoura de cerca de 20 centímetros encaixada no bico desta.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://thumbnails.buscape.com.br/offerimg/p/a/paodeacucar/776/d04/100x100_66d3294809562_r1.jpg&imgrefurl=http://rn.quebarato.com.br/classificados/refrigerante-pitchula-limao-garrafa-250ml__bp_17761558.html&usg=__ALqmtjo-jaPH8B3bO4XLSSlBZSs=&h=100&w=100&sz=2&hl=pt-BR&start=9&zoom=0&tbnid=-N1oH9RrizzOlM:&tbnh=82&tbnw=82&prev=/images%3Fq%3Dpitchulinha%2Bgarrafa%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1280%26bih%3D666%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1 (Acesso dia 16 de setembro de 2010).

Atividade 3: Conhecendo os aparelhos da ginástica rítmica: bola e maça: o professor deverá dividir os alunos em 2 grupos. Cada grupo receberá uma descrição dos aparelhos que serão vivenciados, tal como apresentado abaixo:

Maças: Balanços, círculos grandes, círculos pequenos, moinhos, lançamentos e capturas e batidas rítmicas são os movimentos mais comuns.

Bola: Ondas, círculos, lançamentos e capturas, movimentos com a bola equilibrada na mão, saltos e giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo são os movimentos mais comuns desta especialidade.

Adaptado de http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica_provas.html (Acesso dia 13 de setembro de 2010).    

Cada um dos grupos deverá realizar os movimentos citados, associando-os com os movimentos corporais apresentados na aula “Os elementos corporais presentes na ginástica rítmica” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23698, de autoria de Adriano de Paiva Reis e Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho.    

Atividade 4: Construindo uma apresentação de ginástica rítmicaOs alunos, munidos das vivências e das discussões, deverão se dividir em grupos com 5 alunos. Com os movimentos apresentados por eles, deverão organizar uma seqüência dos movimentos vivenciadas na atividade 2. Cada seqüência deverá apresentar pelo menos um movimento de cada elemento apresentado, e, além disso, deverá apresentar fluência, acompanhado de uma música instrumental (o professor poderá utilizar as músicas presentes em http://www.ginasticas.com/interacao/int_downloads_musicas.html, (acesso dia 13 de setembro de 2010), para as apresentações.    

DICA: O PROFESSOR PODERÁ AJUDAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DESTA ATIVIDADE, MAS DEVE DEIXAR QUE OS ALUNOS USEM A CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO.      

As seqüências serão apresentadas em um festival de ginástica rítmica, realizada na própria turma, que também servirá de avaliação (ler descrição na avaliação).

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/results?search_query=g.r+bola 

http://www.youtube.com/results?search_query=g.r+ma%C3%A7a&aq=o 

Várias sequências de ginástica rítmica dos aparelhos apresentados (acesso dia 16 de setembro de 2010).

Avaliação

Os grupos deverão se apresentar em um festival de ginástica, onde serão avaliados a partir dos movimentos pedidos vivenciados e pela criatividade (para tornar a atividade mais dinâmica, a avaliação poderá ser feita pelos próprios alunos dos outros grupos).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.