02/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
a- Conhecer o conceito de consoantes.
b- Identificar encontros consonantais nas palavras.
c- Separar as sílabas das palavras que contenham encontros consonantais, percebendo que estes encontros podem ser separados de duas maneiras diferentes.
Professor, esta aula deverá ser iniciada após a aula "As estrelas – Olavo Bilac – comparando texto informativo e poesia"
É uma aula indicada para o 5° ano, pois seus alunos já deverão estar familiarizados com os conteúdos referentes à letra e fonema.
Turma dividida em duplas
Dê para cada dupla uma folha com a poesia “As Estrelas” de Olavo Bilac que você encontra em http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Poesias%20Infantis/Pi01.htm
Proponha que leiam a poesia e retirem dela 3 palavras que possuam duas consoantes seguidas que tenham sons diferentes - na mesma sílaba ou em sílabas diferentes .
Nesse momento, é importante relembrar a ideia de letra e fonema.
Sugestões:
contempla/deslumbramento/estrelas
Peça que marquem estas consoantes com marca texto e apresentem para a sua turma. Professor, escreva as palavras aparesentadas no quadro negro, sublinhando os encontros.
Depois de todas as apresentações, o professor terá registrado no quadro alguns exemplos de palavras com encontros consonantais.
Brincar com seus alunos.
Que nome podem receber estes encontros?
Deixar que falem, registrando no quadro suas falas.
Apresentar o nome "Encontro consonantal" e conferir se algum aluno conseguiu acertar.
Hora da brincadeira:
"Pescando encontros consonantais pela escola"
Com a turma dividida em grupos, deixar que rodem pela escola com papel e caneta pesca palavras que contenham encontros consonantais. As palavras devem ser escritas e, ao lado delas, os grupos deverão escrever de onde foram retiradas.]
Depois de 15 minutos de atividade, s grupos devem trocar seus papéis para que os lufgares onde as palavras foram encontrados possam ser conferidos.
Já em sala de aula, as palavras devem ser corrigidas/conferidas.
No caderno, é hora do registro.
O que é um encontro consonantal? Usar as palavras das crianças.
Registrar as palavras pesquisadas e pedir que separem suas sílabas para que possam "descobrir" que alguns encontros consonantais podem ser separados ao separarmos as sílabas das palavras.
Ao final, pedir que façam um relatório contando o que aprenderam neste dia, o que significa esta aprendizagem e que atividades
fizeram parte desta aula.
a- Participação na atividade "Pescando encontros consonantais pela escola"
b- Partcipação no registro coletivo,
c- Leitura individual do relatório elaborado por seus alunos.
Três estrelas 2 classificações
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31/03/2013
Quatro estrelasParabéns pela aula, pois a mesma é ótima.
22/03/2011
Três estrelasSua aula é otima. Parabens!!