Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A POÉTICA DOS PÉS COMO OBJETO DE PESQUISA PICTÓRICA

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer a artista Cíntia Guimarães e suas obras a partir do contato pessoal e apreciação do seu portfólio;

§  Observar e apreciar o enfoque dado pela artista aos pés, em sua pesquisa poética e a trajetória em vídeo de “Maria pé no chão”;

§  Realizar desenhos de observação e registros gráficos dos pés, tendo como referencial teórico-plástico, as obras da artista em desenho, pintura e xerogravura.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Noções Básicas de Desenho (ponto, linha, forma e cor);

 ·        Conhecimento básico de navegação na internet para pesquisa virtual;

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Providencie sabonete, bucha vegetal, toalhas de papel e folhas de papel lay out A1;

Ø  Conduza sua turma ao pátio da escola;

Ø  Solicite aos alunos para que tirem os sapatos, fiquem descalços e observem os seus pés;

Ø  Inicie o processo de exploração/observação atenta para essa parte do corpo humano. Sugestão:

*Olhe bem para os seus pés: fixe o seu olhar para o seu pé esquerdo percebendo suas características -  grande, pequeno, chato, cor da pele: negra/morena/branca, dedos (quantos), unhas: saudável/com imperfeição, com esmalte ou sem, liso/áspero, com rachaduras ou trincados, limpo/sujo, macio, feio/bonito... enfim, explore bem as possibilidades para que percebam de forma atenta, os detalhes dos pés;

*Repare agora o seu pé direito (faça as mesmas observações);

Ø  Convide seus alunos para uma caminhada com os pés descalços (busque diferentes pisos na escola – cimento, areia, terra, grama, cerâmica, taco, paviflex, carpete) proporcionando sensações diferentes;

Ø  Retorne ao local do início da proposta, solicitando aos alunos para que olhem novamente para os pés e digam das sensações trazidas: prazer/desprazer, angústia, medo, dor, aborrecimento, alegria, saudade, lembranças;

 Ø  Converse sobre o antes e o depois – pés limpos e pés sujos e o sentimento deles a partir disso;

Ø  Coloque no chão as folhas de papel lay out A1 no chão, formando um tapete e peça aos alunos para caminharem sobre ele, deixando as marcas dos seus pés;

 Ø  Libere seus alunos para a higienização dos pés, apontando as torneiras mais próximas e disponibilizando sabonete, bucha e toalha de papel;

Ø  Recolha as folhas (tapete) com a impressão dos pés.   

Aula 2

Ø  Fixe na parede da sala de aula o tapete com as marcas dos pés dos alunos;

Ø  Veja se os alunos identificam suas pegadas;

Ø  Apresente aos alunos as seguintes imagens (sem identificação de autoria e obra, apenas como recurso didático  para reflexão):

Detalhe vídeo  Maria Pé no chão

Fonte: Acervo e autoria Cíntia Guimarães

Cintia Guimarães - Instalação Maria Pé No Chão, 2002/2004

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/pesquisa04.pdf 

Ø  Promova discussões sobre as imagens com enfoque nos pés:

*O que vocês percebem nestas imagens?

*Que tipo de pés são retratados? (pés descuidados, sofridos, de pessoa humilde, trabalhadora)

*Que relação vocês fazem com a atividade desenvolvida na aula anterior?

*Há diálogo com o pés de vocês que se sujaram ao caminhar descalços, com a imagem destes  pés trazidos nas imagens?

*Observem os dedos, as unhas e a pele do personagem representado;                 

*Vocês conhecem alguém que tem os pés assim?

Ø  Entregue papel sulfite e grafite, solicitando croquis de pés cansados e sofridos como os que aparecem nas imagens.   

Aula 3   

Ø  Convide a artista para conversar com seus alunos e/ou combine uma visita ao seu atelier;

Ø  Apresente a artista Cíntia Guimarães, autora das imagens apreciadas como referencial teórico-plástico. Sugestão:

CINTIA GUIMARÃES – Doutoranda em História pela FCHF/UFG desde Março de 2007. Mestre em Cultura Visual/UFG. Especialista em Arte e Ensino de Arte. 1996 a 1998/ UFU. Graduada em Ed. Artística Habilidade em Artes Plásticas. 1993/ UFU. Professora Substituta no Departamento de Artes Plásticas/UFU de Abril de 2005 a Abril de 2007 e de 2000-2002. Principais exposições: Instalação Das dobras e superfícies de um corpo na Galeria da Koralle, Janeiro de 2007, Porto Alegre/RS. Vídeo CROISEMENTS/CRUZAMENTOS, Sala Claude-Jutra, Montreal/Quebec, 2006. Dos Trajetos Aos Lugares Para Repouso Do Corpo, Ateliê Cíntia Guimarães, Uberlândia, 2005. Diálogos Possíveis 2, Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais/UFG, Goiânia/GO, 2004. Curadora da exposição Xerox Action: Hudinilson Jr., Museu Universitário de Arte/UFU, Uberlândia/MG, 2003. XI Salão Municipal de Artes Plásticas – FUNJOPE, Prêmio especial do júri – aquisição, João Pessoa/PB, 2003. Marcações, Museu Universitário de Arte-MunA/UFU, Uberlândia, 2002. Instalações de Fotografia: Exposição da 12ª Concorrência de Talento Emergentes da Cemig, Belo Horizonte/ MG, 2002. (SOUSA, Márcia Maria. Poéticas de lugares e corpos na obra de Cíntia Guimarães Poéticas Visuais no Triângulo Mineiro: ensaios e percepções. Uberlândia: NUPEA, 2007. CD-ROM). www.nupea.fafcs.ufu.br     

 Ø  Conte a história desta mulher “Maria pé no chão” -  que nunca usou sapatos, objeto de estudo da artista (se você conseguir o vídeo Maria Pé no Chão, veja com seus alunos e converse sobre ele).

Ø  Leve seus alunos ao laboratório de informática da escola para uma pesquisa virtual sobre a artista e suas obras;

*Sugestão de pesquisa para aluno e professor:   A POÉTICA DOS PÉS CINTIA GUIMARÃES

http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/portifolio_cintiaguimaraes.pdf   (1ª PARTE PORTFÓLIO - PÉS)   

*Sugestões para estudo prévio do professor - Referências sobre a pesquisa poética de Cintia Guimarães:

 Para conhecer a artista e parte da sua pesquisa...

 Para saber sobre Maria Pé no chão... Veja:

 O Corpo na construção de uma identidade visual

 Cíntia Guimarães Santos Sousa – cguimaraes16@hotmail.com

Orientador: Prof. Dr. Márcio Pizarro Noronha /UFG Mestranda em Cultura Visual – Faculdade de Artes Visuais/UFG

http://www.nupea.fafcs.ufu.br/atividades/1-ERRAE-e-4-SRAEA/RELATOPESQ/1-ERRAE-e-4-SRAEA-RELPES%20_9_.pdf http://www.cintiaguimaraes.com.br/galerias/ver/maria-pe-no-chao    

Aula no Portal do Professor:  

Instalação a partir do processo de criação da artista Cíntia Guimarães

Autoria: Marileusa de Oliveira Reducino

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19876     

 Aula 4  

 Ø  Providencie imagens de obras da artista Cíntia Guimarães com enfoque nos pés. Sugestão:

 

“Sensibilidade a Flor da Pele” – Xerox, Técnica Mista – 0,65m x 0,85m -1998

http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/portifolio_cintiaguimaraes.pdf 

“Sem Título” – Xerox, Técnica Mista – 0,75m x 1,00m -1998

  http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pdf/portifolio_cintiaguimaraes.pdf  

  Ø  Fale sobre xerogravura – técnica usada pela artista no início da sua pesquisa poética dos pés. Sugestão:

*Xerogravura - Trabalho produzido usando a tecnologia de máquinas copiadoras. O processo, denominado eletrofotográfico, é obtido pela projeção da imagem ...

  www.itaucultural.org.br/experiencias.../caderno_gravura.pdf 

*Reprografia  - http://www.scribd.com/doc/6767319/reprografia  

   

 Ø  Organize uma visita ao Serviço de Reprografia da escola para que os alunos conheçam as máquinas de Xerox e a tecnologia na impressão de cópias;

 Ø  Coloque o técnico responsável a par dos objetivos da visita, da atividade que será desenvolvida com a turma e a sua  importante função na condução do processo;

 Ø  Sorteie três alunos para xerocopiarem seus pés, enquanto os demais observam e dão dicas;

Ø  Converse sobre a importância destes alunos sorteados quanto à responsabilidade de representação da turma, no sentido de  criarem situações com os pés para a obtenção de uma imagem plástico-visual com qualidade e originalidade;

Ø  Retorne à sala de aula com as cópias em Xerox;

   *Vc poderá buscar também referências no artista Hudnilson que trabalha o próprio corpo em xerogravura - também conhecida como Xerografia ou Arte Xerox.

    http://claudialambach.blogspot.com/    

Aula 5   

Ø  Prepare tesouras, cola, papel craft, pincéis e tinta guache em cores variadas para a proposta a ser desenvolvida;

Ø  Retome as cópias de pés em xerox produzidas coletivamente na aula anterior;

Ø  Divida a sala em três grupos (cada aluno sorteado na aula anterior deverá compor um grupo e levar as imagens produzidas);

Ø  Entregue o material aos grupos e explique a atividade:

 *Trabalhando em grupo e usando os recursos disponíveis, vocês criarão uma composição plástica em técnica mista (recorte, colagem e pintura);

Ø  Deixe os trabalhos secando em local seguro.   

Aula 6

 Ø  Exponha as composições em técnica mista em local visível para apreciação da comunidade escolar;

Ø  Solicite aos alunos para que, novamente, tirem seus sapatos (os dois ou apenas um)  e façam um desenho de observação usando caneta hidrocor sobre papel canson;

 Ø  Explique que, ao concluirem a proposta, tais desenhos serão expostos no mesmo espaço das composições em técnica mista.

 *Algumas produções:

A poética dos pés – Desenho de observação com hidrocor sobre papel canson

Alunos Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens /Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

A poética dos pés – Desenho de observação com hidrocor sobre papel canson

Alunos Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens /Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

A poética dos pés – Desenho de observação com hidrocor sobre papel canson

Alunos Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens /Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

 Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

A poética dos pés – Desenho de observação com hidrocor sobre papel canson

Alunos Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens /Faculdade Católica de Uberlândia, 2007

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Recursos Complementares

COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)   

GUACHE (fr., gouache) – forma opaca de tinta a base de água. Diversamente da aquarela, os pigmentos do guache são ligados com cola, e os tons mais claros obtém-se pela adição de pigmento branco. (CHILVERS, an. Dicionário Oxford de Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 241)   

REPROGRAFIA  - É o departamento, meio ou conjunto de processos de reprodução de documentos vulgarmente encontrados em instituições de ensino, médias e grandes empresas, para serviços.  Exemplos: fotocópia, heliografia, xerografia, micro-filmagem, etc.           

 http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=reprografia 

Avaliação

Verificar a produção poético-visual dos alunos à luz do portfólio da artista Cíntia Guimarães, concebendo a avaliação como processo de construção de conhecimento e saberes efetivos com enfoque na  observação contínua do gesto criador, na capacidade de apreensão/absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.