Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recorte, colagem e pintura – um paralelo histórico/visual entre Arte e Folclore

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Pesquisar sobre as manifestações artísticas presentes no calendário oficial da cidade;

  • Conhecer o universo cultural destas manifestações, tais como culinária, crendices, artesanato e outros;

  •  Unir o saber e o fazer na elaboração de um álbum de recorte, de colagem e de pintura do universo cultural pesquisado;

  • Entender os elos de ligação entre a arte e o folclore.
Duração das atividades
• 6 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de Folclore;
  • Conceito de Arte;
  • Colagem;
  • Pintura.
Estratégias e recursos da aula
  • Aula 1

  •  Elaborar para esta aula algumas informações históricas referentes à origem das manifestações populares presentes na cidade (No caso de nossa cidade, Uberlândia, temos no calendário oficial a Folia de Reis em Janeiro, o Carnaval em fevereiro, a Festa junina em junho e o Congado em outubro, sendo estes os focos de pesquisa na proposta desta aula);

  • Segue sugestão de textos:

  • Sobre a Folia de Reis:
  • A Folia de Reis chegou ao Brasil por meio dos portugueses no período colonial, para estes, a festa dos santos Reis seria um momento de descontração e diversão, mas, no Brasil esta tradição popular tem uma outra conotação, a religiosa. Aqui tornou-se um folguedo, ou seja, uma representação teatral que remete à visita dos 3 reis magos à Jesus quando de seu nascimento em Belém. Portanto, para os brasileiros, a festa de Reis possui uma conotação religiosa, o que também não deixa de ser uma manifestação folclórica. E, assim como os magos, os foliões realizam visitas às casas cantando e levando à sua frente a bandeira do divino. Sobre a Folia de Reis em Uberlândia: http://www.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id_cg=158&id=10   

Disponível em: www.ecoviagem.com.br  

  • Sobre a festa Junina:
  • A festa junina surge em países de origem católica para homenagear os santos: Antônio, João e Pedro. Foi introduzida no Brasil a partir de sua colonização pelos portugueses. Esta festa traz em seu bojo influências folclóricas de diferentes países europeus, tais como: da França o estilo da dança, os fogos da tradição chinesa, de Portugal e Espanha a dança com as fitas. No Brasil, com o passar dos tempos a estes elementos foram incorporados aspectos culturais indígenas e afro-brasileiros, por isso é que em cada região do país a festa junina possui particularidades inerentes a seus costumes religiosos, sociais e políticos. Sobre a festa junina em Uberlândia: http://www.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id_cg=151&id=10 

Disponível em: http://todaperfeita.com.br/brincadeiras-para-festa-junina-%E2%80%93-dicas/

  • Conversar e colher dos alunos informações pessoais sobre as manifestações populares apresentadas;

  • Dividir a sala em grupos, de modo que cada grupo fique responsável por uma expressão cultural. Os grupos serão no número de expressões folclóricas presentes no calendário da cidade;

  • Propor aos alunos uma pesquisa, para ser apresentada na próxima aula, sobre as festas populares que compõem o calendário oficial da cidade;

  • Dizer aos alunos que eles deverão priorizar em suas pesquisas a origem da festa na cidade, a culinária, as crendices, o artesanato e, bem como demais características inerentes a cada festa;

  • Pedir aos alunos para entrevistar alguns foliões, com a finalidade de adquirir maiores conhecimentos sobre cada festa (o professor deverá apresentar aos alunos uma lista de pessoas previamente contactadas, por ele, com seus respectivos endereços e telefones);

  • Solicitar aos alunos que fotografem, mediante autorização do entrevistado, fantasias e elementos que este possa ter em seu acervo;

  • Requisitar aos alunos que elaborem um texto, contendo as informações das pesquisas.

  • Aula 2

  • Organizar, com antecedência, fotografias das festas folclóricas da cidade e distribuí-las nas paredes da sala de aula, para que os alunos, ao visualizá-las, consigam relacioná-las com suas pesquisas;

  • Preparar a sala de aula para a apresentação dos grupos;

  • Promover, após a apresentação de cada grupo, discussões sobre as experiências vivenciadas e, recolher as produções textuais;

  • Perguntar aos alunos se, após a pesquisa, as apresentações e as discussões eles conseguem estabelecer elos de ligação entre arte e folclore;

  • Escutar as explicações dos alunos e realizar ponderações quando necessário, avaliando assim a capacidade de cada um na compreensão do universo da arte influenciando o folclore e do universo do folclore influenciando a arte;

  • Apreciar com os alunos as fotos fixas nas paredes da sala e as apresentadas por eles;

  • Solicitar aos alunos que escolham e ampliem as fotos mais expressivas, para serem utilizadas na próxima aula. Cada aluno escolherá pelo menos duas fotos que ampliará em 4 ou 5 vezes o seu tamanho original, obtendo um resultado final de, aproximadamente, 50 cm de altura.

  • Aula 3

  • Disponibilizar para os alunos, sobre as mesas da sala de aula, tinta guache, pincéis e papel toalha;

  • Solicitar aos alunos que pintem as ampliações realizadas em casa;

  • Deixar secando para a próxima aula.

  • Aula 4

  • Providenciar folhas de papel craft, no tamanho de 50cm x 50cm, para cada alunos;

  • Entregar, para os alunos, as folhas de papel craft, tesoura, cola e seus trabalhos de pintura realizados na aula anterior;

  • Dizer aos alunos que de posse das folhas de papel craft e das pinturas, eles deverão elaborar uma terceira imagem sobre o papel craft, obtendo-a a partir de recortes das suas duas pinturas e colagem das suas partes. Preocupar para que todos os elementos da pintura sejam incorporados na nova imagem produzida;

  • Dizer aos alunos, que antes de colarem as formas recortadas, estudem e observem a sua composição para que a mesma tenha equilíbrio e estética final agradável ao olhar;

  • Entregar para os alunos os textos corrigidos e solicitar que os tragam digitados na próxima aula.

  • Aula 5

  •  Providenciar para esta aula: perfurador de papel, cordão ou cizal e tesoura;

  • Expor nas paredes da sala as composições produzidas na aula anterior, de forma a possibilitar que todos alunos observem os resultados obtidos;

  • Estimular os alunos a procurarem, nos elementos que constituem as imagens, as identificações com as pesquisas realizadas;

  • Retomar com os alunos as discussões sobre folclore e sobre composição artística. Para tanto, os alunos terão como referência as pesquisas realizadas sobre o folclore na cidade e as suas produções plásticas;

  • Sugerir aos alunos que de posse das produções, do furador de papéis e do cordão, unam as imagens, fazendo um álbum;
  • Informar aos alunos que os álbuns serão em número igual à cada expressão popular pesquisada, ou seja, quatro álbuns ( folia de Reis, carnaval, festa junina e congado;

  • Solicitar, aos alunos, que incorporem outras folhas de papel craft no tamanho das demais, com o intuito de colar os textos que eles fizeram durante as pesquisas;

  • Combinar com os alunos que os álbuns produzidos serão socializados nas aulas de história e língua portuguesa, na próxima semana. (estratégia previamente elaborada junto aos professores destas linguagens).

  • Aula 6

  • Distribuir os alunos em grupos condizentes com o número de álbuns produzidos e conforme combinado anteriormente com os professores de história e língua portuguesa. Explicar aos alunos que eles deverão apresentar, o percurso de suas pesquisas e o resultado destas em  produção visual, nas salas de aula de alunos de outros níveis de ensino;

  • Dizer aos alunos que os álbuns deverão ser manipulados pelos alunos das aulas de história e/ou Língua Portuguesa após a explanação oral do trabalho realizado e,  que aqueles deverão ficar a disposição da turma para responder aos questionamentos anteriormente preparados junto à professora da disciplina da sala.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante todo o processo compreendido entre a pesquisa e a culminância do trabalho, ou seja, na apresentação das pesquisas realizadas sobre as manifestações artísticas presentes no calendário oficial da cidade, devendo ser observado se eles conseguiram alcançar os objetivos propostos, quais sejam: conhecer o universo cultural destas manifestações, tais como culinária, crendices, artesanato e outros; entender os elos de ligação entre a arte e o folclore;  unir, após a pesquisa de campo, o saber e o fazer na elaboração de um álbum de recorte, colagem e pintura do universo cultural pesquisado; e, apresentar o álbum produzido, discutindo com os alunos de outras séries o percurso da elaboração da arte e do conteúdo apreendido.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elizabete Aparecida de Oliveira, Colégio Estadual Reynaldo Massi - EFMP , Paraná - disse:
    olibeet@hotmail.com

    16/10/2010

    Cinco estrelas

    Ótima essa aula, pois impulsiona a investigaçäo, de sistemas simbólicos, o sincrestismo religioso e a pluralidade cultural. As escolhas dos recortes e as imagens levam-nos a perceber a brasilidade das manifestaçöes artísticas. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.