Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As estrelas – Olavo Bilac – comparando texto informativo e poesia

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler poesia sobre as estrelas interpretando suas ideias principais.

b- Ler texto informativo sobre as estrelas retirando as principais informações contidas no texto.

c- Comparar os dois textos apontando as diferenças entre eles.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.

Esta aula deve ser trabalhada após a aula “Pesquisa biográfica - Olavo Bilac”

Estratégias e recursos da aula

Aula 1-  Divida a turma em grupos – de acordo com a quantidade de alunos de sua turma. O ideal é formar grupos com uma média de 4 crianças em cada.

Dê para cada grupo uma folha com a poesia “As Estrelas” de Olavo Bilac que você encontra em http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Poesias%20Infantis/Pi01.htm

  

 ... e o texto “Observando estrelas jovens”da Revista ciência Hoje das Crianças que você encontra em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/108/observando-estrelas-jovens/observando-estrelas-jovens-0/?searchterm=estrelas   Peça que leiam e, em seguida, realize a seguinte atividade:

Perguntas e respostas

a) Apontem três itens onde os textos apresentem semelhanças.

b) Apontem três itens onde os textos apresentem diferenças.

c) De qual dos dois textos vocês gostam mais, por quê?

Em seguida, apresente a seguinte proposta de criação:

Para os grupos que gostaram mais da poesia, dê um texto informativo, peça que leiam e escrevam uma poesia sobre ele. Sugestões:

a) Pinguins http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/112/visitantes-ocasionais-do-inverno-brasileiro/ei-voce-viu-um-pinguim/?searchterm=animais 

b) Por que a lesma e o caracol andam devagar? http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2008/192/por-que-a-lesma-e-o-caracol-andam-devagar/?searchterm=animais 

c) Comida de dinossauro http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/127/vegetacoes-pre-historicas/comida-de-dinossauro?searchterm=plantas

Entre outras...

Para os grupos que gostaram mais do texto informativo, dê uma poesia, peça que leiam e escrevam um texto informativo que tenha relação com a poesia lida. Para este grupo, é importante que você ofereça materiais pesquisados anteriormente (textos da internet, enciclopédias...)

Sugestões

a) Poesias infantis de Cecília Meireles http://www.revista.agulha.nom.br/ceci21.html  

b) Poesias infantis de Vinicius de Moraes http://www.revista.agulha.nom.br/vmi.html  

c) Poesias infantis de José Paulo Paes http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo.html  

Entre outras...

Montar dioramas sobre os trabalhos escritos.

O resultado final poderá ser exposto no mural da escola.     

Recursos Complementares

Visite outras matérias da Revista Ciêbcia Hoje das Crianças:

 http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista

Avaliação

Ao longo do desenvolvimento das aulas, é possível avaliar:

a) o processo de realização do trabalho,

b) o resultado final.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.