02/12/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
a- Ler poesia sobre as estrelas interpretando suas ideias principais.
b- Ler texto informativo sobre as estrelas retirando as principais informações contidas no texto.
c- Comparar os dois textos apontando as diferenças entre eles.
Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.
Esta aula deve ser trabalhada após a aula “Pesquisa biográfica - Olavo Bilac”
Aula 1- Divida a turma em grupos – de acordo com a quantidade de alunos de sua turma. O ideal é formar grupos com uma média de 4 crianças em cada.
Dê para cada grupo uma folha com a poesia “As Estrelas” de Olavo Bilac que você encontra em http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Poesias%20Infantis/Pi01.htm
... e o texto “Observando estrelas jovens”da Revista ciência Hoje das Crianças que você encontra em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/108/observando-estrelas-jovens/observando-estrelas-jovens-0/?searchterm=estrelas Peça que leiam e, em seguida, realize a seguinte atividade:
Perguntas e respostas
a) Apontem três itens onde os textos apresentem semelhanças.
b) Apontem três itens onde os textos apresentem diferenças.
c) De qual dos dois textos vocês gostam mais, por quê?
Em seguida, apresente a seguinte proposta de criação:
Para os grupos que gostaram mais da poesia, dê um texto informativo, peça que leiam e escrevam uma poesia sobre ele. Sugestões:
b) Por que a lesma e o caracol andam devagar? http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2008/192/por-que-a-lesma-e-o-caracol-andam-devagar/?searchterm=animais
c) Comida de dinossauro http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/127/vegetacoes-pre-historicas/comida-de-dinossauro?searchterm=plantas
Para os grupos que gostaram mais do texto informativo, dê uma poesia, peça que leiam e escrevam um texto informativo que tenha relação com a poesia lida. Para este grupo, é importante que você ofereça materiais pesquisados anteriormente (textos da internet, enciclopédias...)
a) Poesias infantis de Cecília Meireles http://www.revista.agulha.nom.br/ceci21.html
b) Poesias infantis de Vinicius de Moraes http://www.revista.agulha.nom.br/vmi.html
c) Poesias infantis de José Paulo Paes http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo.html
Entre outras...
Montar dioramas sobre os trabalhos escritos.
O resultado final poderá ser exposto no mural da escola.
Visite outras matérias da Revista Ciêbcia Hoje das Crianças:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista
Ao longo do desenvolvimento das aulas, é possível avaliar:
a) o processo de realização do trabalho,
b) o resultado final.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!