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Trabalhando com o alfabeto de marcas e rótulos

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita;
  •   Reconhecer marcas e rótulos;
  •   Trabalhar tipos de letras;
  •   Utilizar a informática para realizar o jogo do alfabeto de marcas e rótulos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno compreenda o alfabeto. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula:

Peça para os alunos providenciarem anteriormente alguns rótulos e marcas.

1ª Atividade:

Professor, organize a turma em roda e solicite que cada aluno pegue seus rótulos ou marcas que trouxeram de casa. Em seguida, peça para ler a embalagem que trouxe. Pergunte, se os alunos conhecem, para que serve, onde compramos, dentre outras.

Em seguida, escreva na lousa as seguinte utilidades dos produtos. Observe:

                       ALIMENTOS                                     HIGIENE                                             LIMPEZA

Providencie uma fita adesiva e solicite que cada aluno fixe sua embalagem no quadro. Em seguida, prepare três cartões de 5 cm X 7 cm e de cores diferentes e coloque sobre a mesa ou no chão. Cada cor significa a utilidade do produto. Exemplo: vermelha para alimentos, verde para higiene e amarelo para limpeza.

Escreva novamente na lousa do lado que as embalagens foram colocadas:  

                          ALIMENTOS                                     HIGIENE                                             LIMPEZA

Solicite que cada aluno pegue o cartão correspondente ao rótulo que trouxe de casa. O objetivo é montar um gráfico para saber qual utilidade se destacou.   

Fonte: Acervo da autora

2ª Atividade:

Professor, nesse momento, aproveite as embalagens que os alunos trouxeram de casa e monte na sala um mini-mercado.

http://florianopolis.olx.com.br/vendo-mini-mercado-em-florianopolis-iid-41128541 

  

Para tanto, divida a turma em 5 grupos para a organização do mini-mercado. Cada grupo poderá organizar cartazes para separar as utilidades como: alimentos, higiene, limpeza, bebidas, etc.

Em seguida, solicite que cada aluno faça sua própria lista de compra.

Providencie etiquetas, divida as embalagens nos grupos e peça para colocarem preço nos produtos.

Professor, a sua mediação nessa atividade é fundamental, pois os alunos devem ficar atentos, à escrita dos numerais, ao cifrão, bem como ao valor: reais e centavos.

Providencie também dinheiro para a compra. Você poderá confeccioná-los ou adquirir em lojas de preço único. Essa atividade se torna pertinente, pois trabalha tanto com rótulos e marcas, quanto com gráficos, sistema monetário e situações problema.

Depois que realizarem essa atividade, faça um relatório coletivo descrevendo tudo o que aconteceu. Peça para os alunos registrarem o relatório no caderno e colarem sua lista de compras com os respectivos preços dos produtos.

Solicite que escrevam os produtos que realmente compraram com seus preços fixados e faça a soma de sua compra.

3ª Atividade:

 Professor, nesse momento, realize no Laboratório de Informática um jogo muito interessante sobre marcas e rótulos.

Antes de se dirigirem ao Laboratório explique aos alunos como é o jogo. Dê exemplos e tire as dúvidas. É importante que a turma conheça as regras do jogo antes de realizá-lo.

Acesse o seguinte sítio e baixe o jogo das marcas: http://www.doufer.com.br/2007/07/01/jogo-das-marcas-viciante/

O jogo é realizado no Excel. Na primeira planilha segue todas as explicações.

A segunda planilha mostra todas as letras com marcas e rótulos, bem como o lugar de responder sobre o produto em questão. No campo resposta, ao lado da letra, a criança irá digitar a palavra que diz respeito à letra do produto.

Exemplo: A letra B da planilha é do Banco do Brasil.

A terceira planilha mostra toda pontuação, os acertos e os possíveis erros.

Professor, após esse momento, proponha um relatório coletivo com a turma sobre o jogo, relatando as opiniões das crianças, se acharam fácil ou difícil, quantas palavras descobriram, quantas erraram e quantas acertaram, dentre outros questionamentos.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, observe e registre os avanços e as dificuldades da turma, intervindo sempre que necessário. Verifique se os alunos conseguiram identificar letras, marcas e rótulos, além de realizar o jogo utilizando a informática.

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