07/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Professor, é necessário que o aluno compreenda o alfabeto. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Peça para os alunos providenciarem anteriormente alguns rótulos e marcas.
Professor, organize a turma em roda e solicite que cada aluno pegue seus rótulos ou marcas que trouxeram de casa. Em seguida, peça para ler a embalagem que trouxe. Pergunte, se os alunos conhecem, para que serve, onde compramos, dentre outras.
Em seguida, escreva na lousa as seguinte utilidades dos produtos. Observe:
ALIMENTOS HIGIENE LIMPEZA
Providencie uma fita adesiva e solicite que cada aluno fixe sua embalagem no quadro. Em seguida, prepare três cartões de 5 cm X 7 cm e de cores diferentes e coloque sobre a mesa ou no chão. Cada cor significa a utilidade do produto. Exemplo: vermelha para alimentos, verde para higiene e amarelo para limpeza.
Escreva novamente na lousa do lado que as embalagens foram colocadas:
ALIMENTOS HIGIENE LIMPEZA
Solicite que cada aluno pegue o cartão correspondente ao rótulo que trouxe de casa. O objetivo é montar um gráfico para saber qual utilidade se destacou.
Fonte: Acervo da autora
Professor, nesse momento, aproveite as embalagens que os alunos trouxeram de casa e monte na sala um mini-mercado.
http://florianopolis.olx.com.br/vendo-mini-mercado-em-florianopolis-iid-41128541
Para tanto, divida a turma em 5 grupos para a organização do mini-mercado. Cada grupo poderá organizar cartazes para separar as utilidades como: alimentos, higiene, limpeza, bebidas, etc.
Em seguida, solicite que cada aluno faça sua própria lista de compra.
Providencie etiquetas, divida as embalagens nos grupos e peça para colocarem preço nos produtos.
Professor, a sua mediação nessa atividade é fundamental, pois os alunos devem ficar atentos, à escrita dos numerais, ao cifrão, bem como ao valor: reais e centavos.
Providencie também dinheiro para a compra. Você poderá confeccioná-los ou adquirir em lojas de preço único. Essa atividade se torna pertinente, pois trabalha tanto com rótulos e marcas, quanto com gráficos, sistema monetário e situações problema.
Depois que realizarem essa atividade, faça um relatório coletivo descrevendo tudo o que aconteceu. Peça para os alunos registrarem o relatório no caderno e colarem sua lista de compras com os respectivos preços dos produtos.
Solicite que escrevam os produtos que realmente compraram com seus preços fixados e faça a soma de sua compra.
Professor, nesse momento, realize no Laboratório de Informática um jogo muito interessante sobre marcas e rótulos.
Antes de se dirigirem ao Laboratório explique aos alunos como é o jogo. Dê exemplos e tire as dúvidas. É importante que a turma conheça as regras do jogo antes de realizá-lo.
Acesse o seguinte sítio e baixe o jogo das marcas: http://www.doufer.com.br/2007/07/01/jogo-das-marcas-viciante/
O jogo é realizado no Excel. Na primeira planilha segue todas as explicações.
A segunda planilha mostra todas as letras com marcas e rótulos, bem como o lugar de responder sobre o produto em questão. No campo resposta, ao lado da letra, a criança irá digitar a palavra que diz respeito à letra do produto.
Exemplo: A letra B da planilha é do Banco do Brasil.
A terceira planilha mostra toda pontuação, os acertos e os possíveis erros.
Professor, após esse momento, proponha um relatório coletivo com a turma sobre o jogo, relatando as opiniões das crianças, se acharam fácil ou difícil, quantas palavras descobriram, quantas erraram e quantas acertaram, dentre outros questionamentos.
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2009/01/trabalhando-com-rtulos.html
http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=54466&type=M
Professor, a avaliação deverá permear todo processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, observe e registre os avanços e as dificuldades da turma, intervindo sempre que necessário. Verifique se os alunos conseguiram identificar letras, marcas e rótulos, além de realizar o jogo utilizando a informática.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!