18/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
a- Pesquisar informações sobre o Brasil da época em que viveu Olavo Bilac.
b- Utilizar a internet como campo de pesquisa.
c- Montar uma linha de tempo com as descobertas feitas
Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.
Esta aula deve ser trabalhada após a aula “Pesquisa biográfica - Olavo Bilac”
Aula 1- A turma deverá encontrar o mural com as seguintes frases:
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nascido no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865, foi jornalista e poeta, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Morreu no Rio de Janeiro em 28 de dezembro de 1918.
O que acontecia no Brasil na época deste poeta?
Para responder a esta pergunta, leve seus alunos para a sala de informática.
Na sala de informática, pesquisar os seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_reinado
http://www.suapesquisa.com/republica/
http://www.culturabrasil.org/republicavelha.htm
http://www.escolakids.com/a-cultura-do-brasil-no-periodo-da-republica-velha.htm
Divida a turma em grupos e deixe que leiam livremente durante 15 minutos. Peça que cada grupo escolha 5 fatos que tenham acontecido durante os anos de 1865 a 1918 e registrem numa folha. Os fatos devem ser registrados junto a um pequeno texto explicativo sobre eles.
Aula 2- De volta à sala de aula, distribua metade de uma papel ofício para cada grupo e peça que passem a limpo suas escolhas. Monte uma linha de tempo no mural com início em 1865 e final em 1918.
Atenção: Faça marcações exatamente do mesmo tamanho entre um ano e outro. É importante que as crianças percebam que, para cada espaço do mesmo tamanho, há a correspondência de um ano. Prenda na linha de tempo o material organizado pela turma.
Por último, peça que cada aluno escolha uma informação e faça uma ilustração sobre ela.
Para que todos tenham uma ideia sobre o todo do trabalho, monte uma apresentação entre os diferentes grupos da turma e depois uma apresentação com todos os grupos para uma outra turma da escola.
Faça também uma autoavaliação da atividade. Peça que cada aluno relate as etapas da atividade e a sua participação nela.
Incremente sua pesquisa com outros sites de seu conhecimento.
Ao longo do desenvolvimento das aulas, é possível avaliar:
a- O uso que cada aluno faz da internet como fonte de pesquisa,
b- A participação na organização da linha de tempo,
c- As apresentações para a própria turma e para as outras turmas da escola,
d- A leitura individual das autoavaliações.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!