Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Brasil na época de Olavo Bilac

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Pesquisar informações sobre o Brasil da época em que viveu Olavo Bilac.

b- Utilizar a internet como campo de pesquisa.

c- Montar uma linha de tempo com as descobertas feitas

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.

Esta aula deve ser trabalhada após a aula “Pesquisa biográfica - Olavo Bilac”

Estratégias e recursos da aula

Aula 1-  A turma deverá encontrar o mural com as seguintes frases:

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac nascido no Rio de Janeiro em 16 de dezembro de 1865, foi jornalista e poeta, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Morreu no Rio de Janeiro em 28 de dezembro de 1918.  

O que acontecia no Brasil na época deste poeta?

Para responder a esta pergunta, leve seus alunos para a sala de informática.

Na sala de informática, pesquisar os seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_reinado  

http://www.suapesquisa.com/republica/  

http://www.culturabrasil.org/republicavelha.htm 

http://www.escolakids.com/a-cultura-do-brasil-no-periodo-da-republica-velha.htm  

Divida a turma em grupos e deixe que leiam livremente durante 15 minutos. Peça que cada grupo escolha 5 fatos que tenham acontecido durante os anos de 1865 a 1918 e registrem numa folha. Os fatos devem ser registrados junto a um pequeno texto explicativo sobre eles.

Aula 2- De volta à sala de aula, distribua metade de uma papel ofício para cada grupo e peça que passem a limpo suas escolhas. Monte uma linha de tempo no mural com início em 1865 e final em 1918.

Atenção: Faça marcações exatamente do mesmo tamanho entre um ano e outro. É importante que as crianças percebam que,  para cada espaço do mesmo tamanho, há a correspondência de um ano. Prenda na linha de tempo o material organizado pela turma.

Por último, peça que cada aluno escolha uma informação e faça uma ilustração sobre ela.

Para que todos tenham uma ideia sobre o todo do trabalho, monte uma apresentação entre os diferentes grupos da turma e depois uma apresentação com todos os grupos para uma outra turma da escola.

Faça também uma autoavaliação da atividade. Peça que cada aluno relate as etapas da atividade e a sua participação nela. 

Recursos Complementares

Incremente sua pesquisa com outros sites de seu conhecimento.

Avaliação

Ao longo do desenvolvimento das aulas, é possível avaliar:

a- O uso que cada aluno faz da internet como fonte de pesquisa,

b- A participação na organização da linha de tempo,

c- As apresentações para a própria turma e para as outras turmas da escola,

d- A leitura individual das autoavaliações.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.