Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O texto jornalístico

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a-  Ler uma reportagem de jornal percebendo as principais ideias contidas no texto.

b- Explorar as características desse gênero textual.

c- Escrever um texto jornalístico utilizando as características aprendidas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.

Estratégias e recursos da aula

Material necessário: Cinco exemplares (iguais) de qualquer jornal que você ache que seus alunos podem folhear.

Divida a turma em 5 grupos. Dê para cada grupo um jornal inteiro. Peça que folheiem. Dê, pelo menos 15 minutos para isso. Em seguida, lance algumas perguntas que ajudem seus alunos a compreenderem como é formado um jornal. Liste com seus alunos numa folha de blocão, para que você possa guardar o material e usar em outra aula.

a)      Quais são as sessões que compõem o jornal que vocês estão folheando e o que vocês encontram em cada uma?

                                                         Economia, Ciência, Esportes, Classificados, Mundo, Brasil..

                                                        

Peça que cada grupo escolha 5 notícias, recorte e preencha a seguinte ficha sobre cada uma.

Título - _______________________________

Subtítulo - __________________________

Quantas linhas tem a notícia? ________________________________

Sessão do jornal a que pertence - __________________________

Resumo - ___________________________

Há imagem? Caso haja, escreva a legenda que a acompanha. ____________________

Cite três características que você percebe neste tipo de escrita - ___________________

Apresentação das descobertas de cada grupo.No blocão...Para escrever uma notícia eu preciso...Registro de descobertas 

Aula 2-  Turma dividida em duplas. Leia e assista com eles: “Folhinha conta como é feito um jornal para crianças em documentário”.

Você já se perguntou como é feita a Folhinha que chega todos os sábados às bancas de jornal? Pois agora dá para saber tudinho sobre esse processo, além de ouvir o que outras crianças esperam de um jornal criado especialmente para elas. Descubra tudo isso no documentário "Como É Feito um Jornal Infantil", produzido pela Folhinha. Participaram do vídeo os irmãos Veronica e Diego Birenbaum e a amiga Graziela Perlov Cohen. A narração é de Jaíra Souza Dias, 11.

Assista aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/778905-folhinha-conta-como-e-feito-um-jornal-para-criancas-em-documentario-assista.shtml Acessado em – 15/092010.

Em seguida, lance a proposta de construção de um jornal mural. Faça uma divisão de tarefas de forma que todas as duplas fiquem responsáveis pela redação de uma notícia e mais alguma outra sessão que não tenha este mesmo formato.

Sugestões:

Dupla 1 – Classificados e uma notícia sobre o bairro.

Dupla 2 – Indicação de livros e uma notícia sobre a escola.

Dupla 3 – Indicação de filmes e uma notícia sobre o bairro.

Dupla 4- Classificados e uma notícia sobre as eleições.

Entre outras...

Neste momento, é importante rever com seus alunos o que uma notícia de jornal precisa conter. Relembre com eles as descobertas do dia anterior. Trabalhe com pesquisas na internet, entrevistas, passeio à biblioteca, jornal...

Ao final, corrija os trabalhos. Devolva para que cada grupo passe a limpo e exponha os trabalhos na escola, formando um jornal mural.

Recursos Complementares

Diferentes jornais, em papel e online.

Avaliação

a- Atividades de exploração do jornal,

b- Atividades de exploração das notícias,

c- Leitura individual das produções de texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.