02/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
a- Ler uma reportagem de jornal percebendo as principais ideias contidas no texto.
b- Explorar as características desse gênero textual.
c- Escrever um texto jornalístico utilizando as características aprendidas.
Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.
Material necessário: Cinco exemplares (iguais) de qualquer jornal que você ache que seus alunos podem folhear.
Divida a turma em 5 grupos. Dê para cada grupo um jornal inteiro. Peça que folheiem. Dê, pelo menos 15 minutos para isso. Em seguida, lance algumas perguntas que ajudem seus alunos a compreenderem como é formado um jornal. Liste com seus alunos numa folha de blocão, para que você possa guardar o material e usar em outra aula.
a) Quais são as sessões que compõem o jornal que vocês estão folheando e o que vocês encontram em cada uma?
Economia, Ciência, Esportes, Classificados, Mundo, Brasil..
Peça que cada grupo escolha 5 notícias, recorte e preencha a seguinte ficha sobre cada uma.
Título - _______________________________
Subtítulo - __________________________
Quantas linhas tem a notícia? ________________________________
Sessão do jornal a que pertence - __________________________
Resumo - ___________________________
Há imagem? Caso haja, escreva a legenda que a acompanha. ____________________
Cite três características que você percebe neste tipo de escrita - ___________________
Apresentação das descobertas de cada grupo.No blocão...Para escrever uma notícia eu preciso...Registro de descobertas
Aula 2- Turma dividida em duplas. Leia e assista com eles: “Folhinha conta como é feito um jornal para crianças em documentário”.
Você já se perguntou como é feita a Folhinha que chega todos os sábados às bancas de jornal? Pois agora dá para saber tudinho sobre esse processo, além de ouvir o que outras crianças esperam de um jornal criado especialmente para elas. Descubra tudo isso no documentário "Como É Feito um Jornal Infantil", produzido pela Folhinha. Participaram do vídeo os irmãos Veronica e Diego Birenbaum e a amiga Graziela Perlov Cohen. A narração é de Jaíra Souza Dias, 11.
Assista aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/778905-folhinha-conta-como-e-feito-um-jornal-para-criancas-em-documentario-assista.shtml Acessado em – 15/092010.
Em seguida, lance a proposta de construção de um jornal mural. Faça uma divisão de tarefas de forma que todas as duplas fiquem responsáveis pela redação de uma notícia e mais alguma outra sessão que não tenha este mesmo formato.
Sugestões:
Dupla 1 – Classificados e uma notícia sobre o bairro.
Dupla 2 – Indicação de livros e uma notícia sobre a escola.
Dupla 3 – Indicação de filmes e uma notícia sobre o bairro.
Dupla 4- Classificados e uma notícia sobre as eleições.
Entre outras...
Neste momento, é importante rever com seus alunos o que uma notícia de jornal precisa conter. Relembre com eles as descobertas do dia anterior. Trabalhe com pesquisas na internet, entrevistas, passeio à biblioteca, jornal...
Ao final, corrija os trabalhos. Devolva para que cada grupo passe a limpo e exponha os trabalhos na escola, formando um jornal mural.
Diferentes jornais, em papel e online.
a- Atividades de exploração do jornal,
b- Atividades de exploração das notícias,
c- Leitura individual das produções de texto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!