27/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
ATIVIDADE 1 - TRABALHO EM GRUPO |
Para começar a trabalhar o assunto, o professor deverá xerocar para os alunos a imagem abaixo ou levá-los ao Laboratório, dividir a sala em grupos e pedir que acessem o site para verem a seguinte imagem:
Na sequência, em grupos, os alunos deverão discutir as seguintes questões sobre a imagem:
Depois das respostas e discussão em grupos, o professor fará a correção oral das questões com toda a turma. É fundamental que eles destaquem na questão 4 a importância da leitura para a fixação da escrita e a consulta ao dicionário.
ATIVIDADE 2 - COM FICHAS E CARTELAS |
Para a realização desta atividade, o professor deverá preparar com antecedência as fichas que serão utilizadas e organizar a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá dois tipos de fichas:
Os alunos deverão organizar as palavras de acordo com a regra na qual se enquadram. Dessa maneira, eles perceberão que, na escrita de muitas palavras, há uma razão para que elas sejam grafadas de determinada maneira. As palavras e as regras que deverão ser feitas em fichas individuais são:
Utiliza-se S no início em grande parte das palavras, antes de qualquer vogal. Palavras: sarar, seguir, sangrar, sopro, surdez |
Utiliza-se S com o sufixo de naturalidade -ense. Palavras: ateniense, portuense |
Utiliza-se S em palavras formadas com os prefixos ab- ou abs-, que significam afastamento, separação. Palavras: absentismo, absolutismo, absolver, absorto, absorver |
Utiliza-se o X depois de ditongo. Exceção: recauchutar Palavras: ameixa,caixa, eixo, faixa, feixe, peixe. |
Utiliza-se o CH na palavra "encher" e suas derivadas. Palavras: preencher, preenchido |
Geralmente utiliza-se o X em palavras iniciadas por "me". Palavras: mexer, mexerica, mexilhão |
Escrevemos com G as palavras terminadas em agem, igem, ugem. Exceção: pajem, lambujem. Palavras: coragem, fuligem, ferrugem |
Escrevemos com G as palavras com as terminações ágio, égio, ígio, ógio, úgio. Palavras: pedágio, colégio, prestígio, relógio, refúgio |
Escrevemos com J as palavras de origem africana ou indígena. Palavras: canjica, jibóia, pajé |
Escrevemos com J as palavras com as terminações em -aje. Palavras: laje, traje, ultraje |
Depois que os alunos organizarem as palavras, o professor deverá montar o quadro com as palavras fazendo a correção no quadro de giz ou por meio de projeção.
Para fixar as regras aprendidas, o professor deverá propor outras duas atividades:
Modelo de cartela (poderá ser feita em papel sulfite ou cartolina):
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ATIVIDADE 3 - NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
Esta atividade promove uma reflexão sobre os aspectos culturais da ortografia. Para iniciá-la, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte texto disponível na internet.
Em 2009, quando Xuxa ainda mantinha uma conta no site de relacionamento Twitter, sua filha Sasha postou uma mensagem e escreveu "sena" em vez de "cena". Milhares de pessoas escreveram para Xuxa criticando o erro e ela tentou defender a filha |
Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem:
http://papelpop.com/xuxa-ficou-bravuxa-com-a-gente-no-twitter/
Na sequência, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo e sortear as perguntas entre os alunos. Uma outra alternativa seria fixar as perguntas embaixo de algumas cadeiras, ou ainda, colocar música e passar um saquinho/caixinha com as perguntas; quando a música parar, o/a aluno/a que estiver com a caixa/saquinho nas mãos deverá responder.
Sugestões de perguntas:
1 - Qual foi a justificativa dada por Xuxa pelo fato de a filha ter escrito uma palavra de forma incorreta?
2 - Em sua opinião, quem aprende uma outra língua pode se confundir no momento de escrever uma palavra de sua língua materna?
3 - Você concorda com a justificativa dada por Xuxa pelo fato de Sasha ter escrito uma palavra de maneira incorreta?
4 - Em sua opinião, faltou esportividade por parte de Xuxa ao receber as críticas ou ela agiu de maneira correta?
5 - Esse fato fez com que Xuxa fechasse sua conta no twitter. O que você pode concluir disso?
http://www.placaserradas.com.br/ Site com imagens de placas com desvios ortográficos.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/PORTUGUES/game.swf Jogo sobre o Novo Acordo Ortográfico
Professor, para mais informações sobre o tema da aula, você poderá indicar os sites acima para que seus alunos os acessem e depois discutam com você.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na execução das atividades. É importante observar se eles compreenderam as regras por meio das atividades e se durante aquelas de exposição oral responderam de forma coerente com o que foi solicitado.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/06/2012
Cinco estrelasmuito bom!
27/03/2012
Cinco estrelasgostei muito vou passar pro meus alunos
28/10/2011
Cinco estrelasA aula é excelente e muito bem explicada!
16/04/2011
Cinco estrelasAchei ótima esta sugestão de aula, pois traz reflexão sobre os erros ortográficos. Parabéns, professora! Em breve, utilizarei com meus alunos.