Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Linguagem e a estrutura composicional dos textos do cotidiano

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o tipo de linguagem utilizada e verificar se ela corresponde às características originais do gênero em questão.

Analisar a interação comunicativa através da linguagem utilizada em contextos variados.

Reconhecer nos textos apresentados: as funções, os propósitos, as ações e os conteúdos orientados para fins específicos das condições de produção.

Produzir textos, explorando as possibilidades de significação das palavras.

Perceber a importância de escolhas pessoais (léxico, estrutura de frases e textos) para a produção de sentidos.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e quarenta minutos cada) ou 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos:

. compreendam que os gêneros textuais são composições funcionais, com objetivos e estilos concretamente realizados, ou, em termos outros, que os gêneros são formas relativamente estáveis, histórica e socilamente situadas, com que as pessoas se deparam em sua vida diária, em contextos variados de interação comunicativa;

. compreendam que um texto (oral ou escrito) tem uma realização típica vinculada a propósito comunicativo de determinado gênero (anúncio publicitário, telefonema, notícia jornalística, conversação espontânea, carta pessoal, bate-papo por computador, aula virtual, conto, aviso, convite, etc);

. reconheçam que, embora os gêneros textuais não possam ser tomados como modelos estanques nem como estruturas rígidas, eles encerram funções, propósitos, ações e conteúdos orientados para fins específicos e vinculados a domínios discursivos igualmente específicos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Os gêneros textuais são composições funcionais, que as pessoas se deparam em sua vida diária, em contextos variados de interação comunicativa.

Nessa sequência didática serão apresentados vários exemplos de textos de variados gêneros textuais, com uma linguagem que foge ao padrão dos mesmos. Caberá aos alunos lerem e reconhecerem os elementos que fogem ao contexto situacional de cada gênero.

Divida os alunos em grupos. Converse com eles sobre os variados tipos de gêneros textuais que fazem parte do nosso cotidiano. Textos que lemos rotineiramente, que apresentam certas especificidades de linguagem, tais como:

Bula de remédio

http://longevidade-silvia.blogspot.com/2009/09/nova-bula-de-remedio-mais-facil-de-ler.html (Acesso em 12/11/2010) 

Diploma

http://www.artemaxima.com.br/produtos/diplomas (Acesso em 12/11/2010) 

Manual de Instrução de eletro-eletrônicos

http://esquemaseletrico.blogspot.com/2010/04/aiko-fp2111-fp2112-manual-usuario.html (Acesso em 12/12/2010) 

Bilhete de metrô ou passagem de transporte público

http://www.idealshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=795089 (Acesso em 12/12/2010) 

Curriculum Vitae

http://topnovidade.com.br/curriculum-vitae-exemplo/ (Acesso em 12/11/2010) 

Peça para que cada grupo traga outros exemplos de textos do gênero textual de casa, para que comparem e analisem a estrutura textual de cada um.

Para cada gênero anteriormente elencado, é preciso que cada grupo liste os elementos estruturais: o tipo de linguagem utilizada, diagramação, recursos visuais (caso tenham).

Os registros e os exemplos dos gêneros devem ser expostos no mural da sala.

 

Aula 2

Professor,

Forneça aos alunos alguns exemplos dos gêneros textuais vistos na aula anterior, onde aparecem realizados de maneira despropositada, em virtude de inadequações quanto à linguagem, à forma, ao conteúdo veiculado, à funcionalidade, ao propósito comunicativo, dentre outros.

Distribua os exemplos, de modo que cada grupo fique com um deles para leitura e análise. É importante que cada grupo assinale os elementos que foram modificados nos exemplos.

Observe que cada exemplo foi reformulado, portanto, não há referências bibliográficas.

Ei-los:

 

 

Melhoral

 

Composição

 

Os comprimidos infalíveis MELHORAL, curam dores de cabeça frequentes e inexplicáveis, dores musculares, "nervos" recalcados e dá boa disposição.

 

Posologia e Administração

 

Tomar um comprimido a cada nova indisposição física ou psíquica. Não há necessidade de receita médica - MELHORAL  é testado e comprovado cientificamente como o melhor composto medicinal para curar dores físicas, afetivas, psíquicas, dentre outras.

 

Precauções

 

Como MELHORAL custa pouco, há risco de dependência às suas incontáveis vantagens.

 

Contra-indicações

 

Pra você ficar legal, tome MELHORAL.

 

Apresentação

 

Caixa contendo 120 comprimidos para serem consumidos em, no máximo, 30 dias.

 

Laboratório

 

DM (HYPM)

Av Fernando C. César Coimbra, 1000 - Alphaville

Barueri/SP - Cep: 06465-090

Tel: (11) 9876-5432

Fax: (11) 4234 4356

 

 

Imagem de arquivo pessoal e produzido para esta aula. (18/01/2011)

 

Imagem de arquivo pessoal e produzida para esta aula. (18/01/2011)

Imagem de arquivo pessoal e adaptada para esta aula. (18/01/2011)

 

 

Imagem de arquivo pessoal e alterada para esta aula. (18/01/2011)

 

Imagem de arquivo pessoal e produzida para esta aula. (18/01/2011)

 

Peça para que cada grupo faça a retextualização dos gêneros modificados propositalmente, utilizando a linguagem adequada e as estruturas textuais as quais fazem parte.

Leve os alunos ao laboratório de informática para que possam digitalizar as imagens e refazer os textos de cada gênero. Os alunos podem utilizar a ferramenta do WordPaint para a reformulação dos textos, já que são imagens, que deverão se submenter a alterações.

 

Aula 3

Professor,

É o momento de socializar as análises e as reformulações dos gêneros feitas pelos grupos. Peça para que cada grupo utilize a exibição em slides do gênero analisado e da sua respectiva retextualização.

Não somente apresentar como era o exemplo e a sua correção, é importante que cada grupo explique as características de cada gênero analisado, bem como os elementos caracterizadores de sua estrutura textual.

 

Aula 4

Professor,

Convide seus alunos para escreverem um texto coletivo sobre o tema da aula: "Estrutura Composicional do gênero textual", com os exemplos utilizados, observações elencadas sobre a estrutura de cada gênero analisado, elementos caracterizadores, gêneros retextualizados e as conclusões de cada grupo. Auxilie-os quanto à estrutura desse artigo escrito coletivamente. Envie-o para uma revista de sua localidade, jornal ou alguma publicação pedagógica. Estimule-os a escrever com autoria e é preciso que eles se habituem a publicar as suas produções acadêmicas.

O artigo escrito também pode ser publicado no jornalzinho da própria escola e anexado nos murais e na biblioteca.

Recursos Complementares

Eis algumas sugestões de links para o enriquecimento da proposta didática:

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u21.jhtm (Acesso em 12/11/2010) - Gênero  Bula  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19994 (Acesso em 12/11/2010) - Elaboração de uma bula 

http://generodetextocurriculum.blogspot.com/ (Acesso em 12/11/2010) - Gênero textual Curriculum 

http://www.scribd.com/doc/27663331/Ensino-de-Generos-Textuais-Na-Escola (Acesso em 12/11/2010) - Gênero textual Manual de instrução 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13855 (Acesso em 12/11/2010) - Como escrever um artigo 

Avaliação

Professor,

Avalie a capacidade de produção escrita dos alunos, durante a proposta de elaboração de retextualização do gênero textual. Observe se eles apontaram características pertinentes ao gênero estudado e analise a capacidade de planejamento de ações durante a recriação textual. Veja se o aluno participou das atividades propostas.

É de suma importância ouvir os alunos na hora da apresentação dos trabalhos e na elaboração do artigo coletivo, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua. Além disso, essa é uma prática para ajudar a desenvolver a visão crítica sobre suas ações em termos de propor uma avaliação do que foi positivo e como os pontos negativos devem ser aprimorados.

Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram. Uma compreensão parcial disso pode ser obtida a partir da leitura dos textos que produziram, mas é também importante que eles se manifestem oralmente, falando dos conhecimentos que adquiriram.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.