24/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Analisar o tipo de linguagem utilizada e verificar se ela corresponde às características originais do gênero em questão.
Analisar a interação comunicativa através da linguagem utilizada em contextos variados.
Reconhecer nos textos apresentados: as funções, os propósitos, as ações e os conteúdos orientados para fins específicos das condições de produção.
Produzir textos, explorando as possibilidades de significação das palavras.
Perceber a importância de escolhas pessoais (léxico, estrutura de frases e textos) para a produção de sentidos.
É preciso que os alunos:
. compreendam que os gêneros textuais são composições funcionais, com objetivos e estilos concretamente realizados, ou, em termos outros, que os gêneros são formas relativamente estáveis, histórica e socilamente situadas, com que as pessoas se deparam em sua vida diária, em contextos variados de interação comunicativa;
. compreendam que um texto (oral ou escrito) tem uma realização típica vinculada a propósito comunicativo de determinado gênero (anúncio publicitário, telefonema, notícia jornalística, conversação espontânea, carta pessoal, bate-papo por computador, aula virtual, conto, aviso, convite, etc);
. reconheçam que, embora os gêneros textuais não possam ser tomados como modelos estanques nem como estruturas rígidas, eles encerram funções, propósitos, ações e conteúdos orientados para fins específicos e vinculados a domínios discursivos igualmente específicos.
Professor,
Os gêneros textuais são composições funcionais, que as pessoas se deparam em sua vida diária, em contextos variados de interação comunicativa.
Nessa sequência didática serão apresentados vários exemplos de textos de variados gêneros textuais, com uma linguagem que foge ao padrão dos mesmos. Caberá aos alunos lerem e reconhecerem os elementos que fogem ao contexto situacional de cada gênero.
Divida os alunos em grupos. Converse com eles sobre os variados tipos de gêneros textuais que fazem parte do nosso cotidiano. Textos que lemos rotineiramente, que apresentam certas especificidades de linguagem, tais como:
Bula de remédio
http://longevidade-silvia.blogspot.com/2009/09/nova-bula-de-remedio-mais-facil-de-ler.html (Acesso em 12/11/2010)
Diploma
http://www.artemaxima.com.br/produtos/diplomas (Acesso em 12/11/2010)
Manual de Instrução de eletro-eletrônicos
http://esquemaseletrico.blogspot.com/2010/04/aiko-fp2111-fp2112-manual-usuario.html (Acesso em 12/12/2010)
Bilhete de metrô ou passagem de transporte público
http://www.idealshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=795089 (Acesso em 12/12/2010)
Curriculum Vitae
http://topnovidade.com.br/curriculum-vitae-exemplo/ (Acesso em 12/11/2010)
Peça para que cada grupo traga outros exemplos de textos do gênero textual de casa, para que comparem e analisem a estrutura textual de cada um.
Para cada gênero anteriormente elencado, é preciso que cada grupo liste os elementos estruturais: o tipo de linguagem utilizada, diagramação, recursos visuais (caso tenham).
Os registros e os exemplos dos gêneros devem ser expostos no mural da sala.
Professor,
Forneça aos alunos alguns exemplos dos gêneros textuais vistos na aula anterior, onde aparecem realizados de maneira despropositada, em virtude de inadequações quanto à linguagem, à forma, ao conteúdo veiculado, à funcionalidade, ao propósito comunicativo, dentre outros.
Distribua os exemplos, de modo que cada grupo fique com um deles para leitura e análise. É importante que cada grupo assinale os elementos que foram modificados nos exemplos.
Observe que cada exemplo foi reformulado, portanto, não há referências bibliográficas.
Ei-los:
MelhoralComposiçãoOs comprimidos infalíveis MELHORAL, curam dores de cabeça frequentes e inexplicáveis, dores musculares, "nervos" recalcados e dá boa disposição.Posologia e AdministraçãoTomar um comprimido a cada nova indisposição física ou psíquica. Não há necessidade de receita médica - MELHORAL é testado e comprovado cientificamente como o melhor composto medicinal para curar dores físicas, afetivas, psíquicas, dentre outras.PrecauçõesComo MELHORAL custa pouco, há risco de dependência às suas incontáveis vantagens.Contra-indicaçõesPra você ficar legal, tome MELHORAL.ApresentaçãoCaixa contendo 120 comprimidos para serem consumidos em, no máximo, 30 dias.LaboratórioDM (HYPM)Av Fernando C. César Coimbra, 1000 - AlphavilleBarueri/SP - Cep: 06465-090Tel: (11) 9876-5432Fax: (11) 4234 4356 |
Imagem de arquivo pessoal e produzido para esta aula. (18/01/2011)
Imagem de arquivo pessoal e produzida para esta aula. (18/01/2011)
Imagem de arquivo pessoal e adaptada para esta aula. (18/01/2011)
Imagem de arquivo pessoal e alterada para esta aula. (18/01/2011)
Imagem de arquivo pessoal e produzida para esta aula. (18/01/2011)
Peça para que cada grupo faça a retextualização dos gêneros modificados propositalmente, utilizando a linguagem adequada e as estruturas textuais as quais fazem parte.
Leve os alunos ao laboratório de informática para que possam digitalizar as imagens e refazer os textos de cada gênero. Os alunos podem utilizar a ferramenta do WordPaint para a reformulação dos textos, já que são imagens, que deverão se submenter a alterações.
Professor,
É o momento de socializar as análises e as reformulações dos gêneros feitas pelos grupos. Peça para que cada grupo utilize a exibição em slides do gênero analisado e da sua respectiva retextualização.
Não somente apresentar como era o exemplo e a sua correção, é importante que cada grupo explique as características de cada gênero analisado, bem como os elementos caracterizadores de sua estrutura textual.
Professor,
Convide seus alunos para escreverem um texto coletivo sobre o tema da aula: "Estrutura Composicional do gênero textual", com os exemplos utilizados, observações elencadas sobre a estrutura de cada gênero analisado, elementos caracterizadores, gêneros retextualizados e as conclusões de cada grupo. Auxilie-os quanto à estrutura desse artigo escrito coletivamente. Envie-o para uma revista de sua localidade, jornal ou alguma publicação pedagógica. Estimule-os a escrever com autoria e é preciso que eles se habituem a publicar as suas produções acadêmicas.
O artigo escrito também pode ser publicado no jornalzinho da própria escola e anexado nos murais e na biblioteca.
Eis algumas sugestões de links para o enriquecimento da proposta didática:
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u21.jhtm (Acesso em 12/11/2010) - Gênero Bula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19994 (Acesso em 12/11/2010) - Elaboração de uma bula
http://generodetextocurriculum.blogspot.com/ (Acesso em 12/11/2010) - Gênero textual Curriculum
http://www.scribd.com/doc/27663331/Ensino-de-Generos-Textuais-Na-Escola (Acesso em 12/11/2010) - Gênero textual Manual de instrução
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13855 (Acesso em 12/11/2010) - Como escrever um artigo
Professor,
Avalie a capacidade de produção escrita dos alunos, durante a proposta de elaboração de retextualização do gênero textual. Observe se eles apontaram características pertinentes ao gênero estudado e analise a capacidade de planejamento de ações durante a recriação textual. Veja se o aluno participou das atividades propostas.
É de suma importância ouvir os alunos na hora da apresentação dos trabalhos e na elaboração do artigo coletivo, para que se descubra realmente o nível de aprendizado que tiveram sobre o assunto específico e a forma como fazem uso da expressão escrita e oral da língua. Além disso, essa é uma prática para ajudar a desenvolver a visão crítica sobre suas ações em termos de propor uma avaliação do que foi positivo e como os pontos negativos devem ser aprimorados.
Não se esqueça, professor, de dar voz aos alunos para avaliar e apontar os aprendizados efetivos que tiveram. Uma compreensão parcial disso pode ser obtida a partir da leitura dos textos que produziram, mas é também importante que eles se manifestem oralmente, falando dos conhecimentos que adquiriram.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/01/2012
Cinco estrelasMTOo Boa