02/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
a- Ler um poema identificando as ideias contidas no texto.
b- Identificar as principais características desse gênero.
c- Produzir um poema a partir das aprendizagens.
Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.
É importante que os alunos saibam usar os dicionários.
Aula 1 – Leitura individual da poesia A borboleta de Olavo Bilac. Retirada do livro: Poesias Infantis da Editora Emporio Do Livro
A borboleta
Você encontra esta poesia em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Poesias%20Infantis/Pi01.htm
1- Brincando com imagens.
Depois da leitura individual, peça que fechem os olhos e faça uma leitura da poesia para que seus alunos simplesmente ouçam. Eles deverão escrever em papéis brancos as palavras que lhes vêm à cabeça ao escutar a poesia. Pegue os papéis e guarde para usar ao final da atividade.
2- Brincando com o dicionário
“Qual será o significado da palavra porfia?”
Peça que inventem um significado, de acordo com o texto, e escrevam num papel. Em seguida, distribua um dicionário para cada grupo, peça que procurem esta mesma palavra e escrevam o significado do outro lado do papel. Cada grupo deve apresentar o seu significado e o significado que descobriu no dicionário. Por último, pedir que votem numa definição que mais tenha se aproximado da definição real.
Ainda com o dicionário, pedir que pedir que procurem o significado das palavras verso e estrofe. Registrar os significados numa folha de blocão.
3- Brincando com a poesia
Neste momento, faça perguntas e deixe que o máximo de crianças dê a sua resposta.
a- Sobre o que fala esta poesia? Conte com suas palavras.
b- Quem é o autor desta poesia?
c- O que sabemos sobre ele?
d- Quantas estrofes têm esta poesia?
e- Quantos versos têm cada estrofe desta poesia?
Em seguida, divida a turma em 10 grupos e peça que cada um fique responsável por uma estrofe. Organize com eles esta divisão. A tarefa será a de descobrir as rimas contidas em cada estrofe. Registrar as rimas e, junto com seus alunos, descobrir novas rimas.
Aula 2- A turma deve permanecer dividida em 10 grupos.
Aqui você vai encontrar diferentes músicas com o tema borboleta, escolha uma e cante com a sua turma.
http://il.youtube.com/watch?v=18QawoPIQ1o&feature=related – Marisa Monte “Borboleta pequenina”
http://il.youtube.com/watch?v=uFtlCABmBu0 – Adriana Partimpim – “Borboletas”
http://il.youtube.com/watch?v=QPJULMIlDy0&feature=related– Palavra cantada – “A borboleta e a lagarta”
Escreva no quadro-negro a palavra “borboleta” e, junto com seus alunos, busque palavras que rimem com ela. Depois, peça que falem palavras que tenham relação com a palavra borboleta. Registre estas palavras no quadro-negro.
Sugestões: lagarta, jardim, transformação, voo, cores, asas...
Anote palavras que rimem com estas. Agora, peça que cada grupo escreva uma estrofe com quatro versos usando algumas das rimas elaboradas por todos. Deixe que apresentem o resultado desta primeira tentativa de escrita.
Dos 10 grupos formados, reorganize e forme 5 grupos. Peça que juntem suas ideias e elaborem duas estrofes cada grupo.
Vá aumentando o número de crianças por grupo e de estrofe por poesia. Tente chegar a um grupo de quatro estrofes. Peça que dêem um título para as suas poesias e apresentem para a turma. Para terminar, devolva aleatoriamente o papel com as palavras da primeira atividade. A criança deverá abrir o papel e fazer um desenho sobre ela. Dê papel, lápis de cor, caneta hidrográfica ou recorte e colagem... O que for possível e viável para a sua turma. Enquanto desenham, podem ouvir de novo a música que mais gostaram dentre as três que ouviram no início do segundo dia de atividade.
Monte um mural com a poesia de Olavo Bilac, os desenhos criados pelas crianças e as novas poesias escritas pela turma. Observação: É importante que esta atividade seja repetida muitas vezes com outras poesias.
Use também a aula “Pesquisa biográfica - Olavo Bilac”.
Ao longo do desenvolvimento das aulas, é possível avaliar:
a- A compreensão da poesia lida.
b- Como as crianças identificam este desse gênero literário.
c- A produção de poesias.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2012
Cinco estrelasMuito interessante, pretendo usar em minha próxima aula. parabéns!
31/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da sugestão de como trabalhar esta poesia. Parabéns!