Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A borboleta – Olavo Bilac –poesia

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler um poema identificando as ideias contidas no texto.

b- Identificar as principais características desse gênero.

c- Produzir um poema a partir das aprendizagens.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.

É importante que os alunos saibam usar os dicionários.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 –  Leitura individual da poesia A borboleta de Olavo Bilac. Retirada do livro: Poesias Infantis da Editora Emporio Do Livro

          A borboleta                             

Você encontra esta poesia em: http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/Poesias%20Infantis/Pi01.htm

1- Brincando com imagens.

Depois da leitura individual, peça que fechem os olhos e faça uma leitura da poesia para que seus alunos simplesmente ouçam. Eles deverão escrever em papéis brancos as palavras que lhes vêm à cabeça ao escutar a poesia. Pegue os papéis e guarde para usar ao final da atividade.     

2- Brincando com o dicionário  

“Qual será o significado da palavra porfia?”

Peça que inventem um significado, de acordo com o texto, e escrevam num papel. Em seguida, distribua um dicionário para cada grupo, peça que procurem esta mesma palavra e escrevam o significado do outro lado do papel. Cada grupo deve apresentar o seu significado e o significado que descobriu no dicionário. Por último, pedir que votem numa definição que mais tenha se aproximado da definição real.

Ainda com o dicionário, pedir que pedir que procurem o significado das palavras verso e estrofe. Registrar os significados numa folha de blocão.  

3- Brincando com a poesia

Neste momento, faça perguntas e deixe que o máximo de crianças dê a sua resposta.

a-      Sobre o que fala esta poesia? Conte com suas palavras.

b-      Quem é o autor desta poesia?

c-      O que sabemos sobre ele?

d-     Quantas estrofes têm esta poesia?

e-      Quantos versos têm cada estrofe desta poesia?   

Em seguida, divida a turma em 10 grupos e peça que cada um fique responsável por uma estrofe. Organize com eles esta divisão. A tarefa será a de descobrir as rimas contidas em cada estrofe. Registrar as rimas e, junto com seus alunos, descobrir novas rimas.   

Aula 2- A turma deve permanecer dividida em 10 grupos.

Aqui você vai encontrar diferentes músicas com o tema borboleta, escolha uma e cante com a sua turma.

http://il.youtube.com/watch?v=18QawoPIQ1o&feature=related – Marisa Monte “Borboleta pequenina”

http://il.youtube.com/watch?v=uFtlCABmBu0 – Adriana Partimpim – “Borboletas”

http://il.youtube.com/watch?v=QPJULMIlDy0&feature=related– Palavra cantada – “A borboleta e a lagarta”   

Escreva no quadro-negro a palavra “borboleta” e, junto com seus alunos, busque palavras que rimem com ela. Depois, peça que falem palavras que tenham relação com a palavra borboleta. Registre estas palavras no quadro-negro.

Sugestões: lagarta, jardim, transformação, voo, cores, asas...   

Anote palavras que rimem com estas. Agora, peça que cada grupo escreva uma estrofe com quatro versos usando algumas das rimas elaboradas por todos. Deixe que apresentem o resultado desta primeira tentativa de escrita.   

Dos 10 grupos formados, reorganize e forme 5 grupos. Peça que juntem suas ideias e elaborem duas estrofes cada grupo.

Vá aumentando o número de crianças por grupo e de estrofe por poesia. Tente chegar a um grupo de quatro estrofes. Peça que dêem um título para as suas poesias e apresentem para a turma.   Para terminar, devolva aleatoriamente o papel com as palavras da primeira atividade.  A criança deverá abrir o papel e fazer um desenho sobre ela. Dê papel, lápis de cor, caneta hidrográfica ou recorte e colagem... O que for possível e viável para a sua turma.   Enquanto desenham, podem ouvir de novo a música que mais gostaram dentre as três que ouviram no início do segundo dia de atividade.

Monte um mural com a poesia de Olavo Bilac, os desenhos criados pelas crianças e as novas poesias escritas pela turma. Observação: É importante que esta atividade seja repetida muitas vezes com outras poesias.       

Recursos Complementares

Use também a aula “Pesquisa biográfica - Olavo Bilac”.

Avaliação

Ao longo do desenvolvimento das aulas, é possível avaliar:

a- A compreensão da poesia lida.

b- Como as crianças identificam este desse gênero literário.

c- A produção de poesias.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sara, Escola Municipal , Rio de Janeiro - disse:
    saralopezamc@hotmail.com

    21/10/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante, pretendo usar em minha próxima aula. parabéns!


  • Regina, EE Cmt. Maurício Coutinho Dutra , Mato Grosso do Sul - disse:
    reginaduarte.ms@gmail.com

    31/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão de como trabalhar esta poesia. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.