Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Notícias no mural da escola

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a função e os tipos de informações que encontramos em um mural.
  • Reconhecer que este é um suporte que apresenta/expõe vários gêneros textuais.  
Duração das atividades
Aproximadamente seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de leitura e escrita.  

Estratégias e recursos da aula

1 – Informações contidas em um mural   

OBJETIVOS:

 - Observar e analisar: organização, finalidade e assuntos que podem compor um mural.    

PROCEDIMENTOS:  

 - Organizar grupos de quatro ou cinco alunos e solicitar que se encaminhem a um determinado mural da escola. Explorar murais da biblioteca, sala de professores, sala de aula, cantina, secretaria, laboratório de informática etc.   

OBS: O número de grupos deve corresponder ao número de murais disponíveis na escola.                                 

  - Orientar aos alunos que identifiquem:             

  •  A - Quais os assuntos abordados;
  • B - Como estão organizadas as informações;
  • C - De que maneira os textos expostos se apresentam e por que;
  • D – Por que as informações ali contidas merecem estar em um mural.  

 - Entregar, a cada grupo, um Kraft ou cartolina organizada da seguinte forma:   

Dados do mural observado 

 - Local: Biblioteca.

- Assuntos do mural:

Divulgação da Bienal do Livro; dicas para preservar os materiais da biblioteca; listas dos livros que foram comprados no mês; orientação com pedido de silêncio, horários da contação de história, aniversariantes do mês...

- Como estão organizadas as informações:

O mural está divido em três partes. A primeira é para convites e divulgação de atividades; a segunda apresenta figuras que informam como preservar os livros e a última traz os horários em que temos contação de história...

- De que maneira são expostos:

O mural está dividido em colunas, sendo cada uma com um objetivo. Cada coluna apresenta um nome. As informações possuem textos curtos e objetivos. Já a letra é grande, o que facilita a leitura e chama a atenção das pessoas que ali passam...

 - Porque estas informações merecem um mural:

 São informações do interesse de várias pessoas, como convites, divulgações, lembretes...   

Integrantes do grupo:

Data:

Este material deve ser preparado pelo professor, com as informações apresentadas em vermelho. As demais serão escritas e, em seguida, apresentadas pelos grupos conforme dados observados e organizados.  

 - Após a apresentação dos grupos, o professor deverá retomar os principais elementos aprendidos a partir da pesquisa, listá-los e solicitar o registro no caderno.   

ALGUMAS DICAS:

  • Fixar no mural da sala, ou mesmo nas paredes, os cartazes preparados.   
  •  Sugerir às crianças que, durante o recreio ou em outro momento, conheçam os demais murais pesquisados na escola.   
  •  Caso sua turma ainda não possua  desenvoltura para produção escrita, desenvolva uma exploração oral dos aspectos observados.

2 – Identificando o mural em espaços extra-escolares  

OBJETIVO: 

  Identificar espaços onde encontramos murais e analisá-los.  

 PROCEDIMENTOS: 

- Fazer um levantamento sobre outros ambientes onde as crianças já viram mural. Nesta conversa, a cada exemplo apresentado discuta: a relevância do mural para este ambiente e os assuntos abordados no mesmo.  

 - Solicitar que cada criança liste, no caderno, três ambientes onde podemos encontrar um mural, bem como a utilidade e os possíveis assuntos de cada um.

- Como Para Casa, solicitar à criança que visite dois lugares que tenham murais e que observe as orientações apresentadas na atividade 1.

 Para desenvolver esta atividade, a criança deverá receber duas fichas para registrar as informações coletadas. Veja, a seguir, o exemplo:

Observe que foi acrescentado o item avaliação, bastante relevante nesta atividade, porque a criança já possui algum conhecimento sobre uma estruturação adequada.  

 Além dos dados da ficha, poderá ser feito um trabalho complementar no caderno. O aluno deverá responder às seguintes questões:   

Qual dos murais você julga melhor e por quê?

 Desenhe com detalhes o melhor mural.  

 DICA: É interessante que a correção deste Para Casa seja realizada de forma coletiva.

3 – Trabalhando um mural   

OBJETIVO:   

 Estruturar um mural colocando em prática os conhecimentos adquiridos.   

PROCEDIMENTOS:  

 - Solicitar que escrevam em uma folha quatro tipos de assuntos que possam compor o mural da sala. A partir das indicações apresentadas, levante as que mais apareceram. Além destas, professor, defina outra.  

 - Apresentar os campos que foram selecionados para compor o mural. A partir destes, defina com grupo o que será preciso para manter o mural atualizado e qual será o prazo para atualizar as informações.

É importante saber que este prazo, entre outros fatores, vai variar conforme as temáticas escolhidas. Problematize este aspecto com as crianças.   

- Orientar as crianças e as famílias de que a manutenção do mural se dará por sorteio, de tempos em tempos, de modo que cada criança sorteada será responsável por um campo do mural.  

 O campo definido por você, professor, deverá ser sempre de sua responsabilidade, individual ou em conjunto com as crianças. É interessante, por exemplo, inserir no mural um campo de “Dicas Ortográficas”. Assim, a cada nova descoberta ou regra estudada, pode-se ter um lembrete no mural.

ALGUMAS DICAS:   

  • Poderá ser um mural na sala, ou em algum outro espaço da escola, como o pátio principal.  
  •  A quantidade de campos que irá compor o mural deve variar conforme o tamanho deste. Afinal, uma boa organização das informações é fundamental para que um mural possa cumprir efetivamente sua função.    
  •  Alguns campos interessantes para constar em um mural de sala de aula podem ser: “Descobertas da Semana”; “Divulgação e atividades culturais”; “Passatempo” (charadas, piadas, trava-línguas, parlendas); “Curiosidades do mundo animal”, entre tantos outros que podem estar diretamente relacionados aos demais conteúdos e disciplinas.  

Recursos Complementares

Como possibilidade de dar continuidade à temática proposta, bem como conhecer outros trabalhos com mural, visite aqui no portal, as seguintes aulas:   

Mural Literário  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10429   (Acesso em: 03/09/2010).

Jornal Mural http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5542  (Acesso em: 03/09/2010).

 Revista-mural: um suporte para o letramento http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15682  (Acesso em: 03/09/2010).

Avaliação

A avaliação deve ser processual e estar relacionada ao envolvimento do grupo durante as atividades propostas. Além disso, é importante verificar a postura e interação dos alunos com este meio de comunicação ao longo e “após” o processo. Como possibilidade de avaliação complementar, pode-se solicitar que o aluno produza um texto para ser inserido em um mural.                        

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Julita Tavares da Cunha e Almeida, Colégio Estadual Professora Ranulfa , Tocantins - disse:
    julitatavares@hotmail.com

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito válida a sugestão para ser aplicada no dia a dia da escola. Tenho aproveitado bastante as dicas deste portal. Obrigada.


  • marcia da conceição oliveira friás, E M E F MAGALHAES BARATA , Pará - disse:
    marciagoliveira1@hotmail.com

    12/12/2012

    Cinco estrelas

    Amei conhecer a utilidade do mural não somente como um quadro de divulgação dos trabalhos dos alunos, mas também como uma ferramenta que pode ser utilizada para desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Gostei da idéia da ficha de avaliação que as crianças preencherão após avaliarem vários murais. Isso vai fazer com que elas aprendam a fazer comparações e desenvolvam o senso crítico. Na minha escola estou criando junto com os alunos um mural a partir de notícias de jornal. 4ª EJA.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.