06/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Noção de leitura e escrita.
1 – Informações contidas em um mural
OBJETIVOS:
- Observar e analisar: organização, finalidade e assuntos que podem compor um mural.
PROCEDIMENTOS:
- Organizar grupos de quatro ou cinco alunos e solicitar que se encaminhem a um determinado mural da escola. Explorar murais da biblioteca, sala de professores, sala de aula, cantina, secretaria, laboratório de informática etc.
OBS: O número de grupos deve corresponder ao número de murais disponíveis na escola.
- Orientar aos alunos que identifiquem:
- Entregar, a cada grupo, um Kraft ou cartolina organizada da seguinte forma:
Dados do mural observado - Local: Biblioteca. - Assuntos do mural: Divulgação da Bienal do Livro; dicas para preservar os materiais da biblioteca; listas dos livros que foram comprados no mês; orientação com pedido de silêncio, horários da contação de história, aniversariantes do mês... - Como estão organizadas as informações: O mural está divido em três partes. A primeira é para convites e divulgação de atividades; a segunda apresenta figuras que informam como preservar os livros e a última traz os horários em que temos contação de história... - De que maneira são expostos: O mural está dividido em colunas, sendo cada uma com um objetivo. Cada coluna apresenta um nome. As informações possuem textos curtos e objetivos. Já a letra é grande, o que facilita a leitura e chama a atenção das pessoas que ali passam... - Porque estas informações merecem um mural: São informações do interesse de várias pessoas, como convites, divulgações, lembretes... Integrantes do grupo: Data: |
Este material deve ser preparado pelo professor, com as informações apresentadas em vermelho. As demais serão escritas e, em seguida, apresentadas pelos grupos conforme dados observados e organizados.
- Após a apresentação dos grupos, o professor deverá retomar os principais elementos aprendidos a partir da pesquisa, listá-los e solicitar o registro no caderno.
ALGUMAS DICAS:
2 – Identificando o mural em espaços extra-escolares
OBJETIVO:
Identificar espaços onde encontramos murais e analisá-los.
PROCEDIMENTOS:
- Fazer um levantamento sobre outros ambientes onde as crianças já viram mural. Nesta conversa, a cada exemplo apresentado discuta: a relevância do mural para este ambiente e os assuntos abordados no mesmo.
- Solicitar que cada criança liste, no caderno, três ambientes onde podemos encontrar um mural, bem como a utilidade e os possíveis assuntos de cada um.
- Como Para Casa, solicitar à criança que visite dois lugares que tenham murais e que observe as orientações apresentadas na atividade 1.
Para desenvolver esta atividade, a criança deverá receber duas fichas para registrar as informações coletadas. Veja, a seguir, o exemplo:
Observe que foi acrescentado o item avaliação, bastante relevante nesta atividade, porque a criança já possui algum conhecimento sobre uma estruturação adequada.
Além dos dados da ficha, poderá ser feito um trabalho complementar no caderno. O aluno deverá responder às seguintes questões:
Qual dos murais você julga melhor e por quê?
Desenhe com detalhes o melhor mural.
DICA: É interessante que a correção deste Para Casa seja realizada de forma coletiva.
3 – Trabalhando um mural
OBJETIVO:
Estruturar um mural colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
PROCEDIMENTOS:
- Solicitar que escrevam em uma folha quatro tipos de assuntos que possam compor o mural da sala. A partir das indicações apresentadas, levante as que mais apareceram. Além destas, professor, defina outra.
- Apresentar os campos que foram selecionados para compor o mural. A partir destes, defina com grupo o que será preciso para manter o mural atualizado e qual será o prazo para atualizar as informações.
É importante saber que este prazo, entre outros fatores, vai variar conforme as temáticas escolhidas. Problematize este aspecto com as crianças.
- Orientar as crianças e as famílias de que a manutenção do mural se dará por sorteio, de tempos em tempos, de modo que cada criança sorteada será responsável por um campo do mural.
O campo definido por você, professor, deverá ser sempre de sua responsabilidade, individual ou em conjunto com as crianças. É interessante, por exemplo, inserir no mural um campo de “Dicas Ortográficas”. Assim, a cada nova descoberta ou regra estudada, pode-se ter um lembrete no mural.
ALGUMAS DICAS:
Como possibilidade de dar continuidade à temática proposta, bem como conhecer outros trabalhos com mural, visite aqui no portal, as seguintes aulas:
Mural Literário http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10429 (Acesso em: 03/09/2010).
Jornal Mural http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5542 (Acesso em: 03/09/2010).
Revista-mural: um suporte para o letramento http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15682 (Acesso em: 03/09/2010).
A avaliação deve ser processual e estar relacionada ao envolvimento do grupo durante as atividades propostas. Além disso, é importante verificar a postura e interação dos alunos com este meio de comunicação ao longo e “após” o processo. Como possibilidade de avaliação complementar, pode-se solicitar que o aluno produza um texto para ser inserido em um mural.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/04/2013
Cinco estrelasMuito válida a sugestão para ser aplicada no dia a dia da escola. Tenho aproveitado bastante as dicas deste portal. Obrigada.
12/12/2012
Cinco estrelasAmei conhecer a utilidade do mural não somente como um quadro de divulgação dos trabalhos dos alunos, mas também como uma ferramenta que pode ser utilizada para desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Gostei da idéia da ficha de avaliação que as crianças preencherão após avaliarem vários murais. Isso vai fazer com que elas aprendam a fazer comparações e desenvolvam o senso crítico. Na minha escola estou criando junto com os alunos um mural a partir de notícias de jornal. 4ª EJA.