25/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
a- Ler uma biografia percebendo sua finalidade.
b- Compreender as características desse gênero textual.
c- Escrever a biografia de uma personagem utilizando as características aprendidas.
Esta aula é indicada para as turmas de 5° ano.
Use uma máquina fotográfica para registrar todos os momentos da atividade para a montagem de uma exposição ao final.
Aula 1 – Coloque em cima da carteira de cada criança uma poesia de Olavo Bilac. Use 5 poesias diferentes para que as crianças possam se agrupar de acordo com a poesia encontrada. Assim, ao chegarem à sala, as crianças encontrarão as poesias e se organizarão em grupos de acordo com elas.
Você pode usar:·
A Borboleta ·
O Universo ·
Plutão ·
A Vida ·
O Tempo
Você encontra estas poesias em: http://www.revista.agulha.nom.br/bilac.html.
Peça que as crianças leiam e que cada grupo monte um jogral para apresentar sua poesia para os outros grupos, assim todos terão contato com as cinco poesias escolhidas.
A seguir, coloque no quadro o nome do autor destas poesias e pergunte de que forma podemos descobrir quem foi este autor: OLAVO BILAC.
Proponha, então a segunda parte da aula, onde seus alunos poderão conhecer um pouco sobre este escritor.
Faça, junto com seus alunos, uma pesquisa dirigida da vida de Olavo Bilac. Relacione com eles os dados que eles irão procurar sobre a vida deste escritor.
B- Cidade, estado e país onde nasceu,
F- Escreveu somente para crianças?
H- Quais são as suas principais obras?
I- Descubra uma curiosidade interessante sobre o autor.
Professor, esta parte da aula pode ser trabalhada de duas formas diferentes:
A- Caso sua escola tenha sala de informática, leve seus alunos e deixe que leiam os textos dos seguintes sites:
http://www.revista.agulha.nom.br/bilac.html#bio
B- Caso sua escola não tenha uma sala de informática onde você possa levar suas crianças, imprima as informações encontradas nos sites acima e distribua os textos nos grupos organizados na sala de aula.
Obs: Os textos apresentados possuem muitas palavras desconhecidas, aproveite para usar o dicionário de papel, ou mesmo, algum dicionário online. Indico: http://www.dicio.com.br/
Aula 2- Pedir que descubram que nome recebe o texto que conta sobre a vida de alguma pessoa e que características este texto pode conter. Assistir ao vídeo do youtube "O que é uma biografia?": http://www.youtube.com/watch?v=_9gnVPCCqhY, onde a autora e entrevistadora Suzana Vargas entrevista Carlos Didier sobre a técnica da biografia. Um programa da Estação das Letras..
Montar um registro sobre os temas: “O que é uma biografia?” e ...“O que não pode faltar numa biografia?”
Ler e/ou assistir diferentes biografias:
A Callis editora possui diferentes títulos na coleção Crianças famosas: http://www.callis.com.br/portal/busca.asp?TemaID=2¶m=colecao
Biografia de Ana Maria Machado http://www.anamariamachado.com/biografia
Biografia de Ruth Rocha http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY http://www.youtube.com/watch?v=jvJnrim4AJY&feature=related
Biografia de Ziraldo http://www.youtube.com/watch?v=CXYKjE7YGL4&feature=related
Biografia de Monteiro Lobato http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI&feature=related
Aula 3- Produção de uma biografia.
Escolher um(a) funcionário(a) da escola – ou outra pessoa de fora - que seja significativo para as crianças. Montar uma entrevista com esta pessoa, pensando uma lista de informações que não podem faltar em uma biografia. Montar as regras para uma boa entrevista – ouvir, falar, respeitar... Lembrar que uma biografia deve ser escrita na 3ª pessoa.
Após a entrevista, montar as biografias em dupla ou trio. Ilustrá-las e fazer uma leitura oral de todos os textos escritos.
Ao final da atividade pode ser feita uma exposição com os textos, as ilustrações e as fotos da atividade.
Visite também a aula "O Brasil na época de Olavo Bilac".
Ao longo do desenvolvimento das aulas, é possível avaliar:
a- A pertinência dos textos produzidos pelas crianças em relação aos seus aspectos linguísticos e à sua forma por meio da correção individual dos textos;
b- Observação dos comportamentos “escritores”: definição do gênero, planejamento, tomada de decisões.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!