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Como os animais se escondem – Camuflagem

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os mecanismos usados por alguns animais para se camuflarem.

Caracterizar e exemplificar o que é camuflagem.

Explicar a importância da camuflagem para aumentar a sobrevivência dos animais.

Relacionar mecanismos de camuflagem para a sobrevivência de filhotes em algumas espécies.

Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto.

Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o conceito de mimetismo. Ver link de aula anterior publicada pelo grupo:

Mimetismo e suas vantagens -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15624 (consultado em 07/09/10, às 16h28min).   

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

Cores ocultas

A maioria das espécies animais no mundo desenvolveu algum tipo de camuflagem natural que os ajuda a encontrar comida ou evitar ataque. A natureza específica desta camuflagem varia consideravelmente de espécie para espécie.

Há vários fatores que determinam que tipo de camuflagem uma espécie desenvolve:

  • a camuflagem desenvolve-se diferentemente dependendo da fisiologia e comportamento de um animal. Por exemplo, um animal com pêlo desenvolverá um diferente tipo de camuflagem de um animal com escamas, e um animal que nada em grandes cardumes desenvolverá uma camuflagem diferente de um outro animal que vive sozinho em árvores;
  • o meio ambiente de um animal é freqüentemente o fator mais importante com o qual a camuflagem se parece. A camuflagem mais simples é aquela que combina o animal com o fundo de seu meio ambiente. Neste caso, os vários elementos do habitat natural podem ser usados como modelo para a camuflagem;
  • como o objetivo final da camuflagem é esconder o animal de outros, a fisiologia e o comportamento de seus predadores ou de suas presas é altamente significante. Um animal não desenvolverá nenhuma camuflagem que não o ajude a sobreviver, então nem todos os animais misturam-se em seu meio ambiente da mesma maneira. Por exemplo, não há sentido em um animal replicar a cor de seu meio ambiente se o seu principal predador for insensível às cores.

Para a maioria dos animais, "misturar-se" é a camuflagem mais efetiva. Você pode ver este tipo de camuflagem em todos os lugares. Veados, esquilos, porcos-espinhos e muitos outros animais têm cor castanha, cores "tom de terra" que combinam com o marrom das árvores e do solo em uma floresta. Tubarões, golfinhos e muitas outras criaturas do mar têm uma cor cinza-azulada, que os ajuda a misturarem-se com a luz suave da água.

As colorações físicas e químicas são determinadas geneticamente; elas são transmitidas de pais para filhos. Uma espécie desenvolve a coloração da camuflagem gradualmente, através do processo de seleção natural. Na selva, um animal peculiar que combina melhor suas cores com as do meio em que vive está mais apto a passar desapercebido pelos predadores, e então vive mais. Conseqüentemente, o animal que combina com seu meio ambiente está mais apto a procriar que um animal que não combina. A cria de um animal que se camufla provavelmente herdará a mesma coloração, e eles também viverão o bastante para passá-la para frente. Desta maneira, a espécie como um todo desenvolve coloração ideal para a sobrevivência em seu meio ambiente.

As maneiras de coloração dependem da fisiologia de um animal. Na maioria dos mamíferos, a coloração da camuflagem está nos pêlos, já que esta é a camada mais externa do corpo. Nos répteis, anfíbios e peixes, está nas escamas; nos pássaros está nas penas; e nos insetos é parte do exoesqueleto. A própria estrutura da cobertura externa pode também evoluir para criar uma camuflagem melhor. Em esquilos, por exemplo, o pêlo é bastante áspero e irregular, então ele lembra a textura de casca de árvore. Muitos insetos têm uma carapaça que imita a textura macia das folhas.   

Adaptado de: http://ciencia.hsw.uol.com.br/camuflagem-animal.htm (consultado em 07/09/10, às 16h40min).   

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio de sensibilização com um desenho animado, discussões entre eles, jogo lúdico da camuflagem, bem como vídeos e textos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo através do incentivo às discussões entre os alunos, apresentação de vídeos e textos sobre o assunto, além de jogo lúdico para fixação dos conceitos.   

Atividade Prática: Observando a camuflagem             

Professor, num primeiro momento da aula, mostre para a turma um painel em que eles deverão reconhecer formas de animais em meio à paisagem. Para tanto, você deverá levar prontos os painéis, que poderá confeccionar da seguinte forma:   

Materiais necessários:   

- Revistas e jornais para recortar

- Tesoura - Cartolina de diferentes cores

- Cola branca   

Modo de fazer: 

Recorte pedaços de jornais e revistas de tamanhos e formas diferentes, sendo que alguns devem possuir formas de animais invertebrados e vertebrados. Cole essas formas na cartolina de forma que as formas de animais fiquem camufladas em meio às outras formas.

Pegue outra cartolina, recorte um pedaço e com este faça algumas formas de animais. Cole estas formas em outra cartolina de mesma cor, faça isso de forma que os animais fiquem bem camuflados. Faça o mesmo com cartolinas de cores diferentes, montando alguns painéis.   

Depois de prontos os painéis, coloque esses cartazes no mural ou à frente da sala, e peça que os alunos, dos seus lugares, identifiquem os animais presentes em cada uma. Após os alunos identificarem os animais nos painéis, pergunte por que eles tiveram dificuldades em encontrar as formas. Deixe que eles se manifestem. É possível que digam que os animais estavam muito parecidos com a cartolina, então não dava para enxergar. Anote no quadro de giz as hipóteses dos alunos.   

Discutindo o assunto:             

Professor, apresente para a turma um desenho animado que discorre sobre a camuflagem, de forma divertida. Abaixo segue link do episódio:   

MÁQUINAS VOADORAS - CAMUFLAGEM CAMUFLADA - http://www.youtube.com/watch?v=OA71JSZ9m2I (consultado em 07/09/10, às 17h05min).    

Depois de assistirem o desenho animado sobre camuflagem, mostre aos alunos algumas imagens de animais camuflados no ambiente. Faça uma atividade de indicação dos animais nas figuras, de forma que os alunos percebam que não é fácil encontrar os animais no ambiente onde estão, por estarem muito parecidos com este ambiente. Instigue a turma a pensar quais os motivos para que estes animais sejam tão parecidos com o ambiente.

Abaixo seguem alguns exemplos de figuras que poderão ser usadas neste momento da aula. Em seguida, há alguns links de sites onde poderão ser encontradas mais figuras interessantes de camuflagem.

Lagarto em tronco de árvore

Retirado de: http://paraquedegraca.com/wp-content/uploads/2009/01/image68.png (consultado em 07/09/10, às 17h15min). 

Inseto camuflado em galho

Retirado de: http://paraquedegraca.com/wp-content/uploads/2009/01/image69.png (consultado em 07/09/10, às 17h16min). 

Peixe camuflado em fundo de oceano

Retirado de: http://paraquedegraca.com/wp-content/uploads/2009/01/image70.png (consultado em 07/09/10, às 17h17min). 

Anfíbio camuflado entre folhagens

Retirado de: http://paraquedegraca.com/wp-content/uploads/2009/01/image72.png (consultado em 07/09/10, às 17h18min).  

Sugestões de sites com várias imagens de camuflagem:

http://www.meterdown.com/2009/10/15-awesome-lizards-camouflage-photos.html (consultado em 07/09/10, às 17h19min) & http://canttim.com/natureza/a-arte-da-camuflagem/ (consultado em 07/09/10, às 17h20min).      

Discuta com a turma sobre os exemplos de camuflagem que acabaram de observar. Escute as opiniões dos alunos. Registre no quadro de giz quais as impressões que a turma tem sobre o assunto. Sugestão de diálogo:

- Pessoal, vocês perceberam que alguns animais ficam tão parecidos com o ambiente que nem dá para reconhecê-los. Por que será que isto ocorre?

- Acho que isto ajuda estes animais a se esconderem de outros animais!

- Com certeza isso ajuda sim. Mas eles querem se esconder de quais animais?

- Daqueles que comem eles!

- Isso, os predadores! Vocês se lembram de quando estudamos o mimetismo? Neste caso, os animais imitavam outros animais, dando a impressão de serem maiores e mais perigosos, espantando outros animais que quisessem comê-los.

- É, eu lembro de uma borboleta que parecia um olho, e aí os outros animais saíam correndo, achando que aquele olho era de algum bicho grande!

- Ótimo exemplo! Mas agora estamos estudando um outro caso: os bichos não querem parecer outros, eles agora nem querem ser vistos, querem ficar invisíveis em seu ambiente! Isto é definido como CAMUFLAGEM.

- Então o bicho fica camuflado quando está praticamente invisível, e os outros não conseguem vê-lo?

- Exatamente! Perceberam as diferenças entre mimetismo e camuflagem?

- Sim, no mimetismo o bicho fica parecendo mais assustador do que é, espantando o predador. Mas na camuflagem ele se esconde, fica tão parecido com o ambiente que nem dá para enxergar!

- Mas será que o contrário também pode acontecer? Quer dizer, algum predador pode ser tão parecido com o ambiente que sua presa não percebe que ele está chegando e não dá tempo de fugir?

- Ah é! Igual o leão!

- O leão é um ótimo exemplo: como ele tem a mesma cor que a vegetação da savana africana, quando vai se aproximando devagar de suas presas, elas não o vêem e quando percebem sua presença já é tarde: são predadas! Então, isso quer dizer que a camuflagem tanto pode favorecer as presas quanto os predadores, dependendo do caso. Ela tem a função principal de aumentar a sobrevivência dos animais que têm esta capacidade.   

Levante a seguinte questão para a turma: Muitos animais quando filhotes apresentam coloração diferente de seus pais adultos. Por que isso ocorre?   

Filhote de anta possui coloração diferente que a mãe e pai. Isso a ajuda a se confundir com a ambiente, camuflando-se e evitando que predadores consigam achá-lo.

Retirado de: http://img.terra.com.br/i/2008/04/07/735903-8171-ga.jpg (consultado em 07/09/10, às 17h36min).    

Atividade Lúdica e Dinâmica: Jogo da camuflagem             

Professor, após as discussões acerca da camuflagem, realize junto aos alunos uma atividade lúdica, um jogo que simula a camuflagem, para que aprendam brincando. Abaixo segue a relação de materiais necessários e modo de fazer.   

Materiais necessários:  

- Tecido TNT de cores diferentes

- Tesoura - Fita crepe

- Tinta Guache para pintar rosto e braço dos alunos   

Como preparar:  

Faça um passeio pelo pátio da escola e observe os possíveis locais onde os alunos poderão se esconder, camuflando-se, e escolha as cores do TNT de forma a proporcionar essa camuflagem. Por exemplo, a pintura de uma das paredes é azul e o chão amarelo, as cores do TNT poderão ser azul e amarelo.

Faça recortes retangulares no tecido de forma a ficar do tamanho do aluno que a usará, e no centro faça um círculo por onde a cabeça do aluno irá passar. Para unir os lados do TNT use a fita crepe. Este modelo deverá ficar semelhante a um colete. Veja desenho a seguir:

Imagem: Priscila Barbosa Peixoto

Divida a turma em dois grupos: um grupo de presas e outro de predadores. Considere que o número de predadores deverá ser muito menor que o de presas. Pinte o rosto e braços dos alunos da mesma cor que o colete de TNT.   

Explicando as regras:   

Defina o que cada aluno representará no jogo. Na primeira rodada, peça às presas que se escondam no ambiente, ou seja, se camuflem. Nesse momento, não deixe que os predadores vejam os locais aonde as presas irão se esconder, eles poderão ficar na sala caso ela seja próxima ao pátio, ou outro local. Explique aos alunos-predadores que eles só poderão capturar aquelas presas que não estiverem bem escondidas, e que para isso eles terão certa de 5 segundos para encontrá-las e capturá-las. Esta captura envolverá apenas tocar na presa (para evitar que os alunos se machuquem).  

Na segunda rodada inverta a ordem, os predadores irão se camuflar, escondendo-se para que as presas possam chegar perto sem perceberem sua presença. Explique novamente aos predadores que eles deverão ser muito silenciosos e cuidadosos para não espantarem as presas. Explique às presas que elas irão sair de seus esconderijos para se alimentar e migrar, e após serem visualizadas pelo predador elas terão cerca de 3 segundos para fugir.   

Conversando sobre o jogo:   

Terminada a dinâmica, pergunte aos alunos por que houve dois momentos: um que o predador achava a presa e outro que o predador escondia-se da presa para capturá-la. Deixe que eles se manifestem e digam suas impressões do jogo. Os alunos deverão ser capazes de relacionar a camuflagem como estratégia de caça e de fuga. E que o animal não imita outro como no mimetismo, ele esta presente em ambientes em que ele não é percebido facilmente devido à sua coloração ser semelhante ao local onde vive, ou mesmo por sua capacidade de modificar sua coloração.

Pergunte aos alunos se o ser humano utiliza a camuflagem. Relacione os trajes de soldados e sua finalidade, em que ambiente eles estão e qual o objetivo do soldado naquele ambiente.   

Texto para os alunos:             

Professor, após a realização do jogo da camuflagem, entregue aos alunos um ou mais textos com estudos de casos de camuflagem, para que conheçam diferentes animais que se camuflam e qual a utilidade desta característica. Faça um estudo do texto, interpretando junto com os alunos. Peça que eles grifem as partes mais importantes e depois escrevam um pequeno resumo do que aprenderam no caderno.             

Abaixo seguem sugestões de texto:

Os reis do disfarce 

Assim como as pessoas gostam de se fantasiar, também existem animais que se disfarçam. Só que os motivos são diferentes: as pessoas se fantasiam por brincadeira; os animais, para não virar comida de outros animais. Alguns já nascem fantasiados, como o inseto que parece uma folha seca. Quando ele está no chão ou no meio da folhagem, dificilmente é percebido por nossos olhos, ou por algum passarinho disposto a devorá-lo.

Entre os bichos do mar, os maiores artistas das fantasias são os crustáceos chamados caranguejos-decoradores. Para defender-se de seus adversários, alguns preferem correr, mas os mais vagarosos procuram passar despercebidos para não serem comidos pelos rivais. Para conseguir isso, vão aos poucos se cobrindo com pedaços de materiais e organismos marinhos que prendem nas cerdas em forma de garfo situadas sobre a carapaça.

Eles começam a enfeitar-se assim desde cedo, logo após a segunda ou a terceira muda, isto é, quando ainda são adolescentes. Cada espécie de caranguejo-decorador tem preferência por um tipo de enfeite, mas a fantasia pode variar dentro da mesma espécie, conforme o material existente no lugar onde o bicho se instala. Em geral, a preferência é por materiais moles, que possam desprender-se com facilidade, como algas, esponjas e tubos de vermes da areia. Em circunstâncias extraordinárias, eles chegam a cobrir-se com folhas de plantas terrestres, lodo, pedaços de papel, restos de outros caranguejos e outros materiais.  

Para descobrir se os decoradores variam suas fantasias com o que têm "a pata", alguns pesquisadores os levaram para o laboratório e deixaram perto deles vários tipos de materiais. Eles viram que, quando está livre na natureza, o Acanthonyx petiveri , espécie encontrada na costa do oceano Pacífico, seleciona materiais que combinem com a cor da sua carapaça (vermelha ou verde). Mas quando colocado sem disfarce num ambiente com algas de cor diferente, usa essas algas mesmo.

O interessante é que, depois de várias mudas, a carapaça fica com a cor dessas algas. A explicação é que, ao comê-las, o caranguejo absorve seus pigmentos coloridos e os armazena na carapaça. O rei do disfarce é Maja crispata , encontrado sobretudo no mar Mediterrâneo. É um animal muito lento, que não oferece a mínima resistência quando se tenta capturá-lo. Mas graças à sua camuflagem quase perfeita é também o caranguejo mais difícil de ser avistado nos campos da planta marinha Posidonia oceanica e em outros tipos de vegetação submersa. Ele só se move à noite, protegido pela escuridão, para buscar alimento.

Com o passar do tempo, a camuflagem dos decoradores acaba virando um pequeno mundo colorido: dentro dela pululam vários tipos de esponjas, pequenos crustáceos e vermes. Outros organismos que o animal não usa na ’fantasia’, como poliquetas e cracas, também acabam depositando-se sobre ela e ali se desenvolvendo. Os microrganismos viajam, comem no caminho e, em troca, dão proteção ao hospedeiro.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/os-reis-do-disfarce (consultado em 07/09/10, às 17h58min).    

Outra sugestão de texto: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/167/voce-sabia-que-os-polvos-sao-mestres-do-disfarce-e/?searchterm=camuflar (consultado em 07/09/10, às 17h59min).    

Ferramentas tecnológicas - Atividades Visuais:

Professor, após a análise dos textos, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto. Peça que os alunos assistam atenciosamente cada um deles, anotando no caderno os aspectos mais importantes. Depois desta anotação, oriente-os a escreverem um texto, relacionando todos os exemplos de camuflagem que viram durante a aula de hoje.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Camuflagem perfeita - http://www.youtube.com/watch?v=xT_1ahtSFnU (consultado em 07/09/10, às 18h16min).    

Camuflarse en la vegetación - http://www.youtube.com/watch?v=s-DepL46yOU&feature=related (consultado em 07/09/10, às 18h17min).    

Camuflarse entre las flores - http://www.youtube.com/watch?v=PAM4C-__j6o&feature=related (consultado em 07/09/10, às 18h18min).    

Camuflarse en el mar - http://www.youtube.com/watch?v=qX9CmhSGO_0&feature=related (consultado em 07/09/10, às 18h19min).    

Como funciona o mimetismo - parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=9BTn1WjksEk (consultado em 07/09/10, às 18h20min).    

Como funciona o mimetismo - parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=2M4zNZ5GxsM&feature=channel (consultado em 07/09/10, às 18h21min).    

8 mestres do disfarce - http://www.oversodoinverso.com/8-mestres-da-camuflagem/ (consultado em 07/09/10, às 18h22min).    

Camuflagem do Exército Brasileiro - http://www.youtube.com/watch?v=qRatt-P3nIc (consultado em 07/09/10, às 18h23min).    

Cientistas estudam camuflagem de animais marinhos - http://mais.uol.com.br/view/b4yh0d8728a5/cientistas-estudam-camuflagem-de-animais-marinhos-040262D4C103C6?types=A& (consultado em 07/09/10, às 18h24min). 

Recursos Complementares

Alguns recursos complementares, para serem usados na aula caso seja necessário.  

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/a-paleta-da-natureza/?searchterm=camuflagem (consultado em 07/09/10, às 18h25min).    

http://ciencia.hsw.uol.com.br/camuflagem-militar.htm (consultado em 07/09/10, às 18h26min).    

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_25 (consultado em 07/09/10, às 18h27min).  

http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao454.htm (consultado em 07/09/10, às 18h28min).    

http://ciencia.hsw.uol.com.br/camuflagem-animal.htm (consultado em 07/09/10, às 18h29min).    

http://animais.bicodocorvo.com.br/informacoes/repteis/camaleao (consultado em 07/09/10, às 18h30min).    

http://www.espacoecologiconoar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14799&Itemid=57 (consultado em 07/09/10, às 18h31min).    

http://www.infoescola.com/biologia/camuflagem-e-mimetismo/ (consultado em 07/09/10, às 18h32min).    

http://marcosdavidm.blogspot.com/2010/03/camuflagem-animal.html (consultado em 07/09/10, às 18h33min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Peça aos alunos para fazerem um desenho de forma que eles camuflem alguns animais. Depois monte esses desenhos em um painel, e peça-lhes que encontrem esses animais. Atenção! Não vale encontrar os animais que ele mesmo camuflou. Desta forma, você poderá avaliar como foi o processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, além de divulgar os conhecimentos dos mesmos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Giovanna, Bahamas - disse:
    giovanna_aline02@hotmail.com

    20/06/2012

    Cinco estrelas

    Eu acho que me ajudou bastante em meu trabalho.Me interessei muito em sua reportagem,na capacidade dos animais poderem se defender assim!!Inprecionante!!Facinante!!Adorei!!Amei!!


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