Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Don’t be critical!

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer comentários críticos
  • Expressar arrependimento
  • Consolidar a estrutura “should(n’t) have”
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer a estrutura do Simple Past nas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, nessa aula trabalharemos a estrutura SHOULD HAVE + PARTICIPLE usada para fazer críticas.

No link abaixo você irá encontrar sugestões de imagens para provocar a discussão nesse sentido.

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/don-t-be-critical - acesso em 17/11/10

Imprima as imagens e mostre a eles. Em duplas os alunos deverão discutir o que acham ter acontecido em cada uma das situações ilustradas. Após alguns minutos pergunte a eles o que acham que aconteceu com a pessoa na imagem, encoraje-os a dizerem suas impressões.

À medida que os alunos disserem suas impressões sobre as imagens escreva no quadro essas frases em inglês como as na sugestão abaixo.

Sugestões:

Imagem 1 (pai e filho) = o menino desobedeceu ao pai => The boy disobeyed his father.

Imagem 2 (professora e aluno) = o aluno ofendeu a professora => The student offended the teacher.

Imagem 3 (patrão e empregado) = o empregado chegou ao trabalho atrasado => The employee arrived late to work.

Em seguida pergunte o que eles acham que as pessoas não deveriam ter feito.

Escreva no quadro:

What should he/she have done?

He/She shouldn't have __(verb participle)__.

Peça aos alunos que completem a resposta no quadro de acordo com as situações analisadas nas imagens e escreva no quadro.

Escreva no quadro:

The boy shouldn't have disobeyed his father.

The student shouldn't have offended the teacher.

The employee shouldn't have arrived late to work.

Agora você precisará imprimir a imagem de um homem na prisão disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/don-t-be-critical - arquivo chamado PRISÃO (acesso em 17/11/10)

Cole essa imagem no quadro e escreva ao lado a estória desse homem chamado Tam (personagem e estória ficcional criado pela autora da aula Aline Costa)

Escreva no quadro:

My name's Tam and I'm seventy years old. My home is now high security prison where I'll spend the rest of my life. I've done a lot of things I shouldn't have done and now I'm paying the price! Let me tell you about some of them.

  1. When I was seven I stole all the money from the school canteen.
  2. I was a terrible student. I irritated my teachers and fought with my classmates.
  3. When I was in high school I stole my best friend's girlfriend.
  4. I criticized my workmates all the time.
  5. I drank, smoked and gambled.
  6. When I was sixty I robbed the local bank.
  7. I killed two policemen.

 

Oriente os alunos a se organizarem em grupos de três pessoas. Eles deverão escrever frases criticando o passado de Tam dizendo o que ele deveria ou não deveria ter feito (should have done/shouldn't have done).

Monitore a atividade dando qualquer auxílio caso necessário. Após alguns minutos peça que comparem suas frases às de outro grupo e em seguida peça a voluntários que compartilhem suas frases com a turma.

Aula 2

Nessa aula iremos praticar o uso da estrutura de should have done/shouldn't have done através de exercícios na internet. Para isso conduza os alunos ao laboratório de informática.

Peça aos estudantes que acessem o site abaixo, leia a explicação para o uso da estrutura sendo trabalhada e explique caso necessário. Em seguida eles deverão se juntar em duplas e fazer os exercícios interativos de 1 a 5 na mesma página.

http://www.englishgrammarsecrets.com/shouldhave/menu.php - acesso em 17/11/10

Aula 3

Nessa aula você irá propor aos alunos um jogo muito divertido chamado confessionário. Explique aos alunos que eles irão fazer de conta que estão confessando seus pecados a um colega que em seguida lhes dirá o que deveriam ter feito na situação confessada. Peça aos alunos que escrevam em um pedaço de papel frases contendo "pecados".

Exemplo:

I argued with my mother. (Eu discuti com a minha mãe)

I stole my father's car to go out with my friends. (Eu roubei o carro do meu pai para sair com meus amigos)

I lied to my boss. (Eu menti para o meu chefe)

Ajude-os com algum vocabulário desconhecido ou oriente-os a procurarem essas palavras no dicionário online:

 http://www.wordreference.com/pten/ - acesso em 17/11/10

Em seguida eles deverão colocar seus papéis dentro de um saquinho e se dividir em dois grupos. Um grupo irá ao confessionário e o outro irá ouvir as confissões. Os alunos do grupo que se confessará deverão pegar dois papéis de dentro do saquinho e se dirigir a um colega do outro grupo que o ouvirá confessando. O aluno com o papel deverá ler as duas frases para que o ouvinte lhe critique e em seguida diga o que ele deve fazer para se redimir.

Exemplo:

A: I argued with my mother.

B: You shouldn't have argued with your mother, now you should talk to her and apologize.

Quando os alunos terminarem de se confessar eles deverão inverter os papéis com os colegas do outro grupo, ou seja, quem se confessou irá ouvir as confissões e quem ouviu irá se confessar. Misture novamente os papeizinhos com os pecados e passe o saquinho para que os alunos peguem dois. Repita o procedimento acima.

Certifique-se que os alunos entenderam que should have done fala do de uma situação acontecida no passado e should do fala de sugestão de como agir no futuro.

Aula 4

Nessa aula usaremos uma música dos Beatles para praticar a estrutura de SHOULD HAVE + PARTICIPLE. Para tal você precisará imprimir a atividade disponível em:

http://www.qualitytime-esl.com/IMG/pdf/I_Should_Have_Known_Better.pdf - acesso em 17/11/10

Distribua a folha de atividades, peça aos alunos que formem duplas, leiam atentamente e em seguida oriente-os a assistirem ao vídeo da música no site abaixo. Eles deverão completar as lacunas na atividade com as palavras que estão faltando.

http://www.manythings.org/b/e/3596 - acesso em 17/11/10

Se preferir você poderá fazer essa atividade como uma competição. A dupla que terminar de preencher todas as lacunas primeiro é a vencedora.

Recursos Complementares

Para mais explicação sobre o uso do modal Should, acesse:

http://www.englishpage.com/modals/should.html

Avaliação

Avalie as frases que os alunos criaram para criticar o personagem Tam na aula 1 ou ainda as frases criadas na brincadeira Confessionário.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.