02/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Noções básicas de leitura e compreensão de texto.
O QUE É RÓTULO:
É uma forma de comunicação visual presente na embalagem de um determinado produto. O rótulo apresenta algumas informações sobre o produto como: a marca, natureza, manuseio, validade etc.
O QUE É LOGOTIPO:
Refere-se à forma peculiar, específica com que o nome da marca de um produto é apresentado graficamente. Pode ser comparada a uma assinatura de uma marca. O logotipo é uma informação que colabora para que a marca seja reconhecida onde encontrar-se estampada. É, portanto, uma apresentação que reforça a imagem e a “personalidade” de uma empresa. (DICIONÁRIO MICHAELIS, 2010).
1 – Compreensão de rótulo
OBJETIVOS:
Compreender o que é rótulo e em que contexto é utilizado.
PROCEDIMENTOS:
- Selecione algumas embalagens que possuam rótulos. Escolha as que estejam presentes no cotidiano das crianças como, por exemplo, de refrigerantes, achocolatados, biscoitos, brinquedos etc.
- Organize grupos de no máximo quatro crianças. Cada grupo deverá receber três embalagens diferentes.
Oriente que façam uma observação e registrem as informações apresentadas, como na tabela a seguir:
- Solicite que cada grupo apresente o que foi registrado. Em seguida, desenvolva uma discussão que favoreça a constatação de que:
* Os produtos são vendidos em uma embalagem, cuja função é conservá-lo. Já as informações coletadas para preencher nossa tabela fazem parte do que chamamos de rótulo. Este texto é necessário para que o consumidor compreenda de qual produto se trata, qual a sua utilidade, de que modo prepará-lo ou consumi-lo, como conservar para que não estrague, quantidade, entre tantos outros.
Para cada tipo de produto, haverá informações específicas à sua finalidade. As informações contidas no rótulo de um shampoo, não são, em sua totalidade, iguais às de um brinquedo, por exemplo.
- Desta vez, entregue dois produtos de finalidades distintas, por exemplo, um alimentício a ser comparado com um produto de higiene pessoal.
Agora que os alunos já compreenderam o que é rótulo, solicite que façam uma comparação entre eles e identifiquem somente informações comuns.
- Organize a apresentação dos grupos, de modo que possam perceber que, independente da função do produto, há informações que devem constar em todos os rótulos. Registre as conclusões no quadro/lousa para que todos possam anotar no caderno.
2 – Reconhecer logotipo
OBJETIVOS:
Compreender o que é um logotipo e em que contextos é utilizado.
Obs: Até o momento, nos referimos ao logotipo como marca, por se tratar de um vocabulário já conhecido por grande parte das crianças. Daremos início, neste item, ao reconhecimento de que o símbolo de uma marca recebe o nome de logotipo.
PROCEDIMENTOS:
- Prepare algumas embalagens retirando o rótulo e qualquer informação referente ao logotipo. Apresente apenas o produto.
Por exemplo:
Disponha os produtos organizados, como apresenta a fotografia, e solicite que cada grupo “compre” três dos produtos que mais gostam.
Para apresentação de cada grupo, oriente um debate com as seguintes questões:
Com esta provocação, deverão perceber que o logotipo presente no rótulo dos produtos é uma referência importante para o consumidor. Sem a presença do rótulo, bem como a do logotipo, poderíamos considerar, por exemplo, que todo leite é igual.
- Separe rótulos de um mesmo produto, mas de marcas diferentes, como o exemplo a seguir, apresente-os aos alunos para que respondam:
http://www.fotolog.com.br/andre_faria/35176120 (acesso em 09/09/2010).
http://3.bp.blogspot.com/_0p0npD2Byms/R-12iofZblI/AAAAAAAABkc/hTvZj-lwl2g/s200/kuat-antes.jpg (acesso em 09/09/2010).
O grupo deve chegar à conclusão de que são as marcas, representadas por um logotipo próprio de cada empresa, que favorecem a identificação ao consumidor. Sem isso não poderíamos, por exemplo, saber quem fabricou determinado produto.
Dica: Para exploração do aspecto acima orientado, utilize embalagens de chocolates, iogurtes, sucos, pipoca, chips etc.
3 – Interação com cotidiano
OBJETIVOS:
Identificar nas embalagens de produtos o que é rótulo e o que é logotipo.
PROCEDIMENTOS:
- Separe alguns folhetos. Preferencialmente, as imagens devem ser grandes, para que seja possível identificar detalhes da embalagem dos produtos.
- Prepare uma lista de dez produtos que constem no folheto. A criança deverá encontrar os produtos no folheto, recortá-los e colá-los. Em seguida, deve indicar qual é o logotipo de cada produto.
Observe a tabela a seguir:
- Como Para Casa:
* Solicite aos alunos que pesquisem, em casa, outros produtos de gênero diferente dos até então estudados, que apresentem logotipo. Anote o nome do produto e o logotipo.
Com esta atividade, os aprendizes deverão perceber que produtos como TVs, tênis, armários, computadores etc, ainda que não tenham um rótulo, possuem uma marca e, portanto, um logotipo.
- Recorte várias imagens de produtos, rótulos e logotipos.
Coloque todas as imagens em uma sacola e oriente a brincadeira:
A cada imagem apresentada, vocês deverão responder da seguinte maneira:
Como desdobramento desta aula, podem ser explorados rótulos que trazem receitas. Assim, além de dar continuidade ao trabalho com rótulos, poderá ser trabalhado o gênero receitas.
É possível, também, propiciar interpretações de textos curtos a partir de rótulos que apresentem informações como “modo de usar”, ou mesmo alertas de produtos químicos que podem causar alguma irritação ou alergia. Deste modo, além do conteúdo propriamente dito, haverá um trabalho de conscientização dos alunos.
Confira ainda a aula - Rótulo _ é um texto : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8037 (Acesso em 20 de novembro de 2010).
Nas atividades desenvolvidas, o professor devera avaliar o nível de compreensão e apreensão da criança, quanto a finalidade e a importância das informações contidas em um rótulo, conforme trabalhado. Deve ainda identificar ainda se foi compreendido que o logotipo é um símbolo que representa uma marca, está presente em todo produto, mas não o é propriamente.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!