Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e produção de tiras

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer  a tira como gênero: estrutura e função;
  • conhecer a estrutura composicional e temática da tira;
  • reconhecer e identificar as características da linguagem das histórias em quadrinhos;
  • produzir tiras, considerando as especificidades do gênero.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • apresentar habilidades básicas de leitura estratégias, tais como: identificação da estrutura  textual, antecipação/ constatação e refutação de hipóteses.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de tirinhas e  vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Tira  - ou tirinha - é um gênero discursivo  que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. Geralmente, apresenta, no máximo, quatro quadros e é publicada em jornais, revistas e livros. O contexto em que se insere esse gênero é geralmente  comportamental, social ou político, o que exige dos leitores um conhecimento de mundo.

                                                                                 ATIVIDADE

 I .Como ponto de partida, o professor deverá  perguntar aos alunos se eles gostam de ler tirinhas,  quais são as suas tiras preferidas e  por quê? Na sequência, o professor deverá apresentar aos alunos as características estruturais desse gênero, quais sejam:

Considerando a  adaptação dos gêneros textuais às novas tecnologias, a tirinha aparece como uma adaptação da HQ impressa. A  tirinha surgiu da ideia de fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada, apresentando  linguagem verbo-visual com desenhos, símbolos  e cores.

II - O professor deverá reproduzir  para os alunos a cópia das  tirinhas seguintes. Eles deverão  responder às questões propostas em  grupo – de quatro elementos.

Disponível em:

http://blogda6d2010.blogspot.com/2010/04/hagar-o-terrivel.html 

Disponível em:

http://merendafria.blogspot.com/2008/10/hagar-o-horrvel.html 

Disponível em:

http://caps-lock-he.blogspot.com/2007/10/tirinhas-de-todos-os-gostos.html 

III. O professor deverá propor algumas questões sobre as tirinhas.

1. As personagens das tirinhas apresentadas são Hagar, sua esposa Helga e seus filhos Hamlet e Honi. Hagar é um guerreiro Viking, que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e outros países. Embora respeitado profissionalmente (um dos maiores saqueadores e assassinos da Escandinávia), Hagar leva uma vida pessoal frustrada. Está sempre discutindo com a esposa Helga, que não está satisfeita com o padrão de vida que a família leva. Hagar é tanto um guerreiro feroz quanto um homem de família. Sua higiene pessoal é excepcionalmente deficiente e seu banho anual é um momento de celebrações.

Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel 

Em qual das tiras pode-se inferir que Hagar é submisso à Helga? Por quê?

2.  Observe  a conversa entre Hagar e seu filho Hamlet, na segunda tirinha:

a. O que se pode inferir da resposta de Hamlet ao pai?

b. Considerando que Hamlet  é um jovem inteligente, limpo, obediente, estudioso e que e não mostra nenhum interesse em se tornar um Viking, o que faz dele a vergonha da família, responda:

A resposta de Hamlet  ao pai  está coerente? Explique.

3. Observe a fala  da Helga na terceira tirinha.

a. O que se pode inferir do conselho de Helga a Honi, sua filha?  Qual é a visão de  Helga sobre  o papel da mulher no casamento?

b. A filha de Hagar e Helga é linda, doce, alegre e que aos 16 anos de idade ainda não casou, o que faz dela uma solteirona para os padrões da época. Ela aparece como sendo ingênua, curiosa, dramática e está envolvida romanticamente com Lute, o menestrel, desde o início dos quadrinhos e é a única personagem que consegue ignorar o seu canto horrível. Ela também é uma guerreira Viking que, como seu pai, carrega sempre uma lança e escudo.

Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel 

No conselho de Helga à filha, pode-se inferir  que ela considera Honi uma  moça ingênua?  Justifique sua resposta.

4. Discuta com seus colegas:  quais são os conhecimentos prévios necessários para a leitura de tiras?

Aula 02 ( 50 minutos)

                                                                                          ATIVIDADE

1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre Calvin – personagem dos quadrinhos criada por Bill Watterson.

Disponível em:

http://alicevia.blogspot.com/2008_11_01_archive.html 

2. Os alunos deverão seguir o seguinte roteiro que deverá ser xerocado parta a turma para a realização da pesquisa:

a. Quando e por quem foi criada a série Calvin and Hobbes.

b. De onde nasceu a inspiração do  autor para  criar  Calvin.

c. Quais são as características principais de Calvin.

d. Quem é o seu fiel companheiro.

Disponível em:

http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/06/perfil-calvin.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvin_and_Hobbes 

Aula 03 (50 minutos)

                                                                                           ATIVIDADE

1. O professor deverá reproduzir  para os alunos a cópia das tirinhas do Calvin, apresentadas na sequência.

     

Disponível em:

http://sons.festim.net/archives/2006_12.html 

Disponível em:

http://www.geometras.com.br/?paged=18 

Disponível em:

http://jociaparecida.pbworks.com/%C3%89mile-Durkheimm

Disponível em:

http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/07/calvin-haroldo-tirinha-462.html 

Disponível em:

http://elcabron.sjdr.com.br/tag/tirinhas-calvin-haroldo/ 

2. Em grupo, os alunos deverão analisar as tirinhas, seguindo o seguinte roteiro entregue aos alunos:

Identifique nas tiras passagens  que permitam afirmar que:

a. Calvin é um garoto inteligente  e não aprova o comportamento destrutivo do ser humano.

b. Calvin preocupa com o seu futuro, mas  como é comum em garotos de sua idade, não quer assumir responsabilidades.

c. Calvin é um menino de imaginação fértil, tem como melhor amigo um tigre, que para muitos não passa de um bichinho de pelúcia, mas que para ele tem vida e é seu companheiro de todas as horas.

d. Calvin é um garoto esperto e inteligente,  sempre encontra  uma saída nas situações difíceis.

Aula 03 (50 minutos)

                                                                                          ATIVIDADE

1. Nessa aula,  todos os grupos deverão apresentar a análise das tiras, conforme orientação do professor.

2. Após a apresentação dos grupos, o professor deverá propor uma discussão aos alunos, a partir das  seguintes questões:

a. O  que há de comum entre  a família de Hagar e a família tradicional brasileira?

b. O que há de comum entre  Calvin - personagem criada por Bill Watterson - e o Menino Maluquinho de Ziraldo?

Aula 04 (50 minutos)

                                                                                             ATIVIDADE - PRODUÇÃO DE TEXTO

1. O professor deverá levar para a sala de aula revistas de história em quadrinhos e  tirinhas publicadas em jornais e revistas; tesoura, cola, pincéis e cartolinas.

2. O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla,  produzam um tirinha, utilizando as  gravuras   de personagens recortadas das revistas  e criando apenas as falas.

3. Os alunos em grupo montarão o painel na sala de aula para  exporem as tiras produzidas, quando poderão ser apreciadas por todos.  

Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre as personagens Calvin e Haroldo -personagens criada por Bill Watterson -, o professor podera exibir para os alunos os vídeos:

a. Calvin and Hobbes

Disponível em:

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=344574 

b. Calvin e Haroldo

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=tkLqQwVWUHw 

Avaliação

Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das tirinhas do Hagar e do Calvin e, em dupla, por meio da produção de uma tirinha.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Kátia Cristina Sousa Ferreira, Escola Municipal Hilda Leão Carneiro. , Minas Gerais - disse:
    katiacsf@yahoo.com.br

    09/10/2011

    Cinco estrelas

    A aula sobre o gênero tirinhas é totalmente possível de aplicação em sala de aula.Todo o desenvolvimento da aula assim como os recursos e sites de apoio estão listados , isso possibilita que o professor realize a aula proposta sem se preocupar em pesquisar.O gênero tirinhas, após essa aula, torna-se viável de entendimento para professor e eluno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.