19/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 01 (50 minutos)
Tira - ou tirinha - é um gênero discursivo que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. Geralmente, apresenta, no máximo, quatro quadros e é publicada em jornais, revistas e livros. O contexto em que se insere esse gênero é geralmente comportamental, social ou político, o que exige dos leitores um conhecimento de mundo.
ATIVIDADE |
I .Como ponto de partida, o professor deverá perguntar aos alunos se eles gostam de ler tirinhas, quais são as suas tiras preferidas e por quê? Na sequência, o professor deverá apresentar aos alunos as características estruturais desse gênero, quais sejam:
Considerando a adaptação dos gêneros textuais às novas tecnologias, a tirinha aparece como uma adaptação da HQ impressa. A tirinha surgiu da ideia de fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada, apresentando linguagem verbo-visual com desenhos, símbolos e cores.
II - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas seguintes. Eles deverão responder às questões propostas em grupo – de quatro elementos.
Disponível em:
http://blogda6d2010.blogspot.com/2010/04/hagar-o-terrivel.html
Disponível em:
http://merendafria.blogspot.com/2008/10/hagar-o-horrvel.html
Disponível em:
http://caps-lock-he.blogspot.com/2007/10/tirinhas-de-todos-os-gostos.html
III. O professor deverá propor algumas questões sobre as tirinhas.
1. As personagens das tirinhas apresentadas são Hagar, sua esposa Helga e seus filhos Hamlet e Honi. Hagar é um guerreiro Viking, que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e outros países. Embora respeitado profissionalmente (um dos maiores saqueadores e assassinos da Escandinávia), Hagar leva uma vida pessoal frustrada. Está sempre discutindo com a esposa Helga, que não está satisfeita com o padrão de vida que a família leva. Hagar é tanto um guerreiro feroz quanto um homem de família. Sua higiene pessoal é excepcionalmente deficiente e seu banho anual é um momento de celebrações.
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel
Em qual das tiras pode-se inferir que Hagar é submisso à Helga? Por quê?
2. Observe a conversa entre Hagar e seu filho Hamlet, na segunda tirinha:
a. O que se pode inferir da resposta de Hamlet ao pai?
b. Considerando que Hamlet é um jovem inteligente, limpo, obediente, estudioso e que e não mostra nenhum interesse em se tornar um Viking, o que faz dele a vergonha da família, responda:
A resposta de Hamlet ao pai está coerente? Explique.
3. Observe a fala da Helga na terceira tirinha.
a. O que se pode inferir do conselho de Helga a Honi, sua filha? Qual é a visão de Helga sobre o papel da mulher no casamento?
b. A filha de Hagar e Helga é linda, doce, alegre e que aos 16 anos de idade ainda não casou, o que faz dela uma solteirona para os padrões da época. Ela aparece como sendo ingênua, curiosa, dramática e está envolvida romanticamente com Lute, o menestrel, desde o início dos quadrinhos e é a única personagem que consegue ignorar o seu canto horrível. Ela também é uma guerreira Viking que, como seu pai, carrega sempre uma lança e escudo.
Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel
No conselho de Helga à filha, pode-se inferir que ela considera Honi uma moça ingênua? Justifique sua resposta.
4. Discuta com seus colegas: quais são os conhecimentos prévios necessários para a leitura de tiras?
Aula 02 ( 50 minutos)
ATIVIDADE |
1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre Calvin – personagem dos quadrinhos criada por Bill Watterson.
Disponível em:
http://alicevia.blogspot.com/2008_11_01_archive.html
2. Os alunos deverão seguir o seguinte roteiro que deverá ser xerocado parta a turma para a realização da pesquisa:
a. Quando e por quem foi criada a série Calvin and Hobbes.
b. De onde nasceu a inspiração do autor para criar Calvin.
c. Quais são as características principais de Calvin.
d. Quem é o seu fiel companheiro.
Disponível em:
http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/06/perfil-calvin.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calvin_and_Hobbes
Aula 03 (50 minutos)
ATIVIDADE |
1. O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das tirinhas do Calvin, apresentadas na sequência.
Disponível em:
http://sons.festim.net/archives/2006_12.html
Disponível em:
http://www.geometras.com.br/?paged=18
Disponível em:
http://jociaparecida.pbworks.com/%C3%89mile-Durkheimm
Disponível em:
http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/07/calvin-haroldo-tirinha-462.html
Disponível em:
http://elcabron.sjdr.com.br/tag/tirinhas-calvin-haroldo/
2. Em grupo, os alunos deverão analisar as tirinhas, seguindo o seguinte roteiro entregue aos alunos:
Identifique nas tiras passagens que permitam afirmar que:
a. Calvin é um garoto inteligente e não aprova o comportamento destrutivo do ser humano.
b. Calvin preocupa com o seu futuro, mas como é comum em garotos de sua idade, não quer assumir responsabilidades.
c. Calvin é um menino de imaginação fértil, tem como melhor amigo um tigre, que para muitos não passa de um bichinho de pelúcia, mas que para ele tem vida e é seu companheiro de todas as horas.
d. Calvin é um garoto esperto e inteligente, sempre encontra uma saída nas situações difíceis.
Aula 03 (50 minutos)
ATIVIDADE |
1. Nessa aula, todos os grupos deverão apresentar a análise das tiras, conforme orientação do professor.
2. Após a apresentação dos grupos, o professor deverá propor uma discussão aos alunos, a partir das seguintes questões:
a. O que há de comum entre a família de Hagar e a família tradicional brasileira?
b. O que há de comum entre Calvin - personagem criada por Bill Watterson - e o Menino Maluquinho de Ziraldo?
Aula 04 (50 minutos)
ATIVIDADE - PRODUÇÃO DE TEXTO |
1. O professor deverá levar para a sala de aula revistas de história em quadrinhos e tirinhas publicadas em jornais e revistas; tesoura, cola, pincéis e cartolinas.
2. O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, produzam um tirinha, utilizando as gravuras de personagens recortadas das revistas e criando apenas as falas.
3. Os alunos em grupo montarão o painel na sala de aula para exporem as tiras produzidas, quando poderão ser apreciadas por todos.
Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre as personagens Calvin e Haroldo -personagens criada por Bill Watterson -, o professor podera exibir para os alunos os vídeos:
a. Calvin and Hobbes
Disponível em:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=344574
b. Calvin e Haroldo
Disponível em:
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das tirinhas do Hagar e do Calvin e, em dupla, por meio da produção de uma tirinha.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/10/2011
Cinco estrelasA aula sobre o gênero tirinhas é totalmente possível de aplicação em sala de aula.Todo o desenvolvimento da aula assim como os recursos e sites de apoio estão listados , isso possibilita que o professor realize a aula proposta sem se preocupar em pesquisar.O gênero tirinhas, após essa aula, torna-se viável de entendimento para professor e eluno.