Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UTILIZANDO A PONTUAÇÃO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar a pontuação em situações de diálogos;
  • Elaborar frases utilizando a pontuação corretamente;
  • Identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos;
  • Completar o sentido de fragmentos de textos;
  • Produzir textos utilizando a pontuação adequada;
  • Ler com compreensão;
  • Ampliar o vocabulário.  
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos-quatro (04) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para desenvolver este trabalho é importante que os alunos produzam pequenos textos e conheçam a pontuação.

Estratégias e recursos da aula

Tendo em vista que as atividades propostas tem como suporte o jornal, ela poderá ser desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental  Inicial e com turmas da EJA, pois a linguagem do jornal pode ser adequada tanto a realidade infantil quanto aos adultos.

Distribua as atividades ao longo da semana, assim você poderá observar se os alunos realmente aprenderam.

Sabemos que a melhor forma de trabalhar com a pontuação é oferecendo  aos alunos a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos,  por isso vamos utilizar os textos jornalísticos, pois além de contextualizar a atividade, eles aproximam o alunos das informações de seu cotidiano e da leitura da realidade.

Veja a seguir:   

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

CAIXA SURPRESA 

Professor, leve para sala de aula uma CAIXA SURPRESA, coloque nela diversos jornais usados para que os alunos possam recortar. Faça uma coleta de jornais usados entre seus colegas de trabalho, pois a maioria vai para o lixo depois de lidos.

Organize os alunos em roda para que todos vejam a CAIXA SURPRESA no meio da sala de aula.

Questione-os sobre o que tem dentro dela. Dê dicas: não é de comer, mas nos enche de informações...

Depois de explorar a caixa, abra e mostre para os alunos.

Organize-os em grupos e distribua os jornais.

EXPLORANDO A PONTUAÇÃO:

Professor, solicite que os alunos procurem, recortem e colem no caderno de Português, frases com diferentes pontuações.  Veja um exemplo:

Fonte da imagem: CD Clipart - vol 05.

1-Recortem dos jornais e colem no caderno diferentes frases com os pontos (! ?  . ,)

Veja alguns exemplos:

-Quer conhecer  Brasília?

-Debate na TV!

-Ártico, o campo de batalha das emissões de CO2.   

2- Responda:

a-      Quais os pontos você encontrou?

b-      Para que serve cada um?   

3- Recorte dos jornais 5 palavras e elabore frases utilizando os pontos:

?  Interrogação

!  Exclamação

. Ponto final

, Vírgula

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

TRABALHANDO COM A EXPRESSÃO HUMANA

Professor no dia anterior  solicite que os alunos tragam jornais para sala. Organize-os em grupos.

Solicite que pesquisem nos jornais e recortem imagens de pessoas com diferentes expressões: alegria, tristeza, indiferença e surpresa.

Os grupos deverão escolher diferentes expressões humanas, colar em uma cartolina e elaborar frases para cada figura, utilizando a pontuação adequada. Mas, se preferir poderá desenvolver a atividade individual.

Veja uma atividade desenvolvida com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: acervo da autora

Depois que todos os grupos terminarem, solicite que apresentem para os demais colegas, lendo com entonação e observando a pontuação utilizada.  

COMPLETANDO O SENTIDO DA FRASE

Professor, solicite aos alunos que recortem dos jornais diferentes frases, colem no caderno de Português e completem a frase de acordo com a pontuação.

Veja um exemplo:

O CASARÃO CENTENÁRIO FOI DEMOLIDO ESTA SEMANA. Por isso, todos ficaram tristes.   

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

TRABALHANDO COM TEXTOS 

Solicite aos alunos que:

1-Pesquisem em jornais e escolham um texto que acharem interessante e que contenha diferentes pontos.

2-Leia com atenção e responda:

a-      Qual é o título do texto jornalístico?

b-      Quem é o autor ou autora (se tiver).

c-       Qual é a data da publicação do texto?

d-      Qual é a página em que foi publicado?

e-      Qual é o assunto?

f-       Qual pontuação foi utilizada?

g-      Retire do texto uma frase de cada ponto utilizado.  

CRIANDO DIÁLOGOS

Outra possibilidade é solicitar que recortem nomes próprios dos jornais e colem no caderno de Português ou em uma folha branca de papel e criem um diálogo entre os personagens, utilizando a pontuação adequada no diálogo. Veja um exemplo:

Fonte: acervo da autora

Depois de realizar a atividade, solicite que os alunos se organizem em duplas para que leiam o diálogo conforme a pontuação utilizada.

PRODUZINDO TEXTOS

Para finalizar este trabalho, solicite que tragam de casa uma imagem com uma cena recortada de um jornal.

No caderno de Português ou em uma folha de papel, eles deverão colar a imagem, dar um título e produzir um texto observando a pontuação que foi trabalhada ao longo da semana. Você poderá socializar  as produções dos alunos  fixando os resultados em um mural e/ou convidando outras turmas para ouvir os relatos de seus alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve ocorrer ao longo das atividades. Procure registrar suas observações, buscando identificar os avanços e as dificuldades. Observe se eles foram capazes de utilizar a pontuação nas situações de diálogos, na elaboração de frases, na produção de textos e se conseguiram identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos. A leitura também é um bom recurso para você perceber se eles compreenderam a função da pontuação, observando a entonação de voz que utilizam.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 23 classificações

  • Cinco estrelas 19/23 - 82.61%
  • Quatro estrelas 4/23 - 17.39%
  • Três estrelas 0/23 - 0%
  • Duas estrelas 0/23 - 0%
  • Uma estrela 0/23 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dulce Caires, EMEF. Profª Sebastiana Álvares Correia , São Paulo - disse:
    dulce.caires@hotmail.com

    01/10/2013

    Quatro estrelas

    Estou feliz por contar com a ajuda tão relevante quanto a que nos oferecem. Que Deus proteja esta equipe e todos os colaboradores que enriquecem nosso conhecimento e facilita nossas buscas por atividades significativas. MUITO OBRIGADA


  • Adriana de Moura Uchiyama, reforço escolar , São Paulo - disse:
    adeuchi@ig.com.br

    11/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa. Dou aula de reforço escolar.


  • Alexandra Figueiró Serafim, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Ramos , Rio Grande do Sul - disse:
    alexandraserafim@yahoo.com.br

    01/09/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a sequência didática construída. Não traz atividades prontas para o aluno pontuar e ainda, dá a oportunidade de construir o uso da pontuação de forma autônoma, dando aos educandos a possibilidade de entender a função social do conteúdo. A ideia de usar jornais como fonte do trabalho não só oportuniza a construção do conhecimento, como traz oportunidades para aqueles que não tem a possibilidade de ler periódicos em casa.Parabéns!


  • Denise Santos M. Pereira, C.E. Nazaré Ramos , Maranhão - disse:
    denisesmp@yahoo.com.br

    17/08/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns. Gostei muito das atividades .


  • flavia, Escola Araçá , Rio Grande do Sul - disse:
    flavia-fs@ig.com.br

    16/06/2012

    Quatro estrelas

    parabéns pelas atividades!vou desenvolver com meus alunos de 3ºano


  • Yollanda Castro Serra, U.I. Ateniense , Maranhão - disse:
    yolandaserra1@hotmail.com

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Aula perfeite para trabalhar a pontuação. Amei Parabéns aos autores.


  • alice, escola , Bahia - disse:
    alicesouza2211@hotmail.com

    16/05/2012

    Cinco estrelas

    aula perfeita amei, que Deus continui abençoando sua sabedoria e humildade, valeu.......


  • Maria Aparecida Pinto , Escola Municipal Nico Andrade , Minas Gerais - disse:
    mariaaparecidanep@gmail.com

    02/05/2012

    Cinco estrelas

    Achei o máximo e vou trabalhar com meus alunos na próxima etapa,muito criativa esta sugestão....


  • Professora Madalena Konrad, Colégio Estadual Milton Carneiro , Paraná - disse:
    madalenakonrad@hotmail.com

    30/04/2012

    Cinco estrelas

    Ótimas as sugestões,irei usar com meus alunos. Colégio Estadual Milton Carneiro-Curitiba-Pr


  • Daniela Schneider, E.E. Pedro Taques , São Paulo - disse:
    littledoty@hotmail.com

    20/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei bastante das atividades. É uma forma bem criativa e barata de sair do giz e lousa.


  • Alessandra Moura, Escola Estadual Cleufa Hübner , Mato Grosso - disse:
    leka_garcia@hotmail.com

    09/11/2011

    Quatro estrelas

    Olá, gostei do plano. Nos ajuda a diversificar as atividades em sala, além de auxiliar na coordenação motora com os recortes.


  • MARISTELA, VIDAL FERREIRA , Santa Catarina - disse:
    estelamar66@hotmail.com

    05/11/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI AS ATIVIDADES! ACHEI O QUE ESTAVA PROCURANDO... PARABÉNS!


  • fátima crisstina , Escola Municipal Nova Esperança , Rio de Janeiro - disse:
    fccostapirai@yahoo.com.br

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    Maravilhosa, adorei.


  • Maria Helena Campos, NUPE (Núcleo Interdisciplinar de Apoio Pedagógico) , Minas Gerais - disse:
    mh-campos2010@bol.com.br

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    Excelente! Parabéns à autora e co-autores que compartilharam esta aula com ótimas sugestões de atividades. Bem trabalhado os alunos sanarão todas as dúvidas. Abraços cordiais!


  • zulene, Evanite de Araújo Sampaio , Ceará - disse:
    zulenemesquita@hotmail.com

    27/07/2011

    Quatro estrelas

    essas dicas são ótimas com certeza irei adaptá-las a minha turma..bjss....


  • may teixeira antonio, Escola Edna , São Paulo - disse:
    mta.may@hotmail.com

    24/07/2011

    Cinco estrelas

    adorei essas atividades! vou usá-la com mnha turma de 4º ano. será um desafio muito prazeroso! parabéns!


  • nicélia morais, escola aconchego , Pernambuco - disse:
    zanettas12@hotmail.com

    20/07/2011

    Cinco estrelas

    parabéns,essa aula é um show.Irei adaptá-la na minha turma de 4º ano.Obrigado.


  • osvaldina mendonça silva , Escola galileu , Bahia - disse:
    dina-20110@hotmail.com

    10/05/2011

    Cinco estrelas

    Ainda bem que existem pessoas que sabem compartilhar o que sabem fazer!!!!!!


  • bernadete costa, Bahamas - disse:
    bernadetecosta_90@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    amei a sua ideia para trabalhar com pontuação vou adaptar em minha turma pois estou trabalhando este assunto , e é muito complicado .


  • alessandra triches, EEBM PROFª LAURA ANDRADE , Santa Catarina - disse:
    alessandratriches@hotmail.com

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    maravilhosa!adorei essa sugestão de aula sobre pontuação.vou aplicar com meus alunos do 4º ano.trabalha com pesquisa,em grupo de uma maneira diferente.gostei muito.parabéns


  • alessandra triches, E.E.B.M.Profª Laurita Manfredini Bristot. , Santa Catarina - disse:
    alessandratriches@hotmail.com

    27/03/2011

    Cinco estrelas

    ma-ra-vi-lho-sa!!!!parabéns..adorei tudo o que vi e li aqui.vou aplicar com meus lunos do 4º ano..um jeito muito legal de ensinar e parender pontuação,participando em equipe,pesquisando,apresentando....muito bom mesmo.


  • Roseli, EE Professor Antonio Correa de Carvalho , Minas Gerais - disse:
    roseband@hotmail.com

    04/03/2011

    Cinco estrelas

    Li a aula, vou executar, certamente as crianças vão adorar!


  • Juliana, Rede Municipal , Minas Gerais - disse:
    juliana_ssp10@hotmail.com

    29/11/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa,estava quebrando a cabeça com atividades de pontuação para minha turma de 3º ano. Essa aula foi riquíssima,minha supervisora adorou!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.