27/10/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
ATIVIDADE 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá mostrar aos alunos as seguintes imagens:
OBS: O professor poderá levar os estudantes ao laboratório de Informática para acessarem os sites ou xerocar as imagens e entregar a cada um para as atividades propostas.
http://www.autoescolacharles.com.br/joomla/placas/placa115.html
http://mercecasado.blogia.com/2007/101701-cosas-que-me-cabrean-ii.php
http://aprender-com-evt.blogspot.com/2008/09/linguagem-verbal-e-linguagem-no-verbal.html
O professor solicitará aos alunos que apenas observem as imagens e que tentem "fazer a leitura delas". Em seguida, o professor fará as seguintes perguntas aos alunos:
O professor poderá pedir aos alunos, depois de terem discutido as perguntas, que as respondam no caderno.
Em seguida, o professor mostrará a seguinte imagem:
OBS: a imagem foi retirada do site transcrito abaixo, porém, foi retirado o texto de cada quadrinho.
Ele deverá discutir com os alunos:
Agora observe o balão com as falas:
Em seguida, o professor mostrará aos alunos um exemplo de linguagem verbal. Ele poderá entregar cópias do texto ou projetá-lo.
Pai não entende nada
-Um biquíni novo?
-É, pai.
-Você comprou um no ano passado!
-Não serve mais, pai. Eu cresci.
-Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tento assim.
-Não serve, pai.
-Está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
-Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
Luís Fernando Veríssimo
http://alessandrolima.blogspot.com/2008/02/pai-no-entende-nada.html
O professor perguntará aos alunos se há imagens no texto. Então falará que a linguagem verbal é aquela em que há apenas palavras. Ela pode ser oral ou escrita. Para exemplificar a linguagem verbal/oral, o professor poderá pedir a um aluno que conte uma piada à turma.
Para finalizar, o professor solicitará aos alunos que conceituem, por escrito, as linguagens verbal, não-verbal e mista. Eles deverão dar exemplos de cada uma delas.
ATIVIDADE 2
Para motivar os alunos, o professor promoverá uma brincadeira de mímica sobre profissões. Ele poderá dividir a sala em grupos. Um componente de cada grupo, por vez, terá de fazer uma mímica relacionada à uma profissão. O professor deverá escrever algumas profissões em tiras de papel para serem sorteadas entre os grupos. Ao final da atividade o professor perguntará aos alunos que tipo de linguagem foi utilizada durante a brincadeira. Eles provavelmente responderão que foi usada a linguagem não-verbal. O professor comentará com os alunos que, além das imagens, a mímica (gestos), postura, expressão facial, símbolos, são exemplos de linguagem não-verbal.
O professor deverá, em seguida, mostrar aos alunos um trecho do filme "Tempos Modernos", que é praticamente feito por meio da linguagem não verbal.
http://www.youtube.com/watch?v=8ap7KZ_6uuU
Depois de assisti-lo, os alunos deverão ser organizar em grupos e discutir as questões seguintes:
Com toda a turma, professor deverá discutir as questões que foram debatidas em grupo. É importante destacar a expressão corporal dos atores durante a cena, porque como não há falas, todo seu corpo deve transmitir a mensagem. Feito isso, o professor então explicará aos alunos que eles deverão criar uma cena humorada usando a linguagem verbal e o mínimo de palavras posssíveis. Sugestões de cenas:
Os alunos deverão se organizar para a apresentação da cena, que deve durar de 5 a 10 minutos. A turma poderá apresentar para toda a escola de acordo com o critério do professor/classe.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos deverão criar falas para as tirinhas da turma da Mônica. O professor poderá selecionar as tirinhas no site da turma da Mônica e apagar o texto por meio de uma ferrmanta de edição de imagem (Paint):
http://www.monica.com.br/index.htm
Ou ainda, poderá usar as tirinhas sugeridas aqui:
http://www.monica.com.br/index.htm tira 177
http://www.monica.com.br/index.htm tira 179
http://www.monica.com.br/index.htm tira 180
http://www.youtube.com/watch?v=mEA4N8t8Nac&ob=av2n Vídeo de Marisa Monte da canção diariamente.
Professor, no link acima, é possível trabalhar a relação linguagem verbal X não-verbal por meio dele.
É importante observar se os alunos compreenderam a diferença entre os tipos de linguagem por meio das atividades orais/escritas. Durante a apresentação da cena criada é importante observar se os alunos exploraram a expressividade e linguagem corporal para a transmissão da mensagem. Deve-se também avaliar se o cenário/matérias estavam de acordo com a proposta da cena. Em relação à história em quadrinhos, os alunos deverão escrever falas coerentes com a imagem e contexto.
Quatro estrelas 24 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/03/2014
Cinco estrelasÓtima aula.
04/06/2013
Três estrelasgostei das ideias e consegui até montar outros exercícios em cima desses para um trabalho da faculdade :)
26/04/2013
Cinco estrelasParabéns pela aula!!! Assim fica mais fácil a transmissão do conteúdo e a retenção de conhecimento pelos alunos.
26/02/2013
Cinco estrelasAchei a aula excelente, ainda mais eu que estou começando a nova carreira. Acredito que os meus alunos irão gostar bastante.
06/02/2013
Cinco estrelasmuito legal gostei
07/08/2012
Cinco estrelasAdorei! Uma aula bem dinâmica de modo que, os alunos participam e não dormem, zzzzzzz!
11/05/2012
Quatro estrelasAdorei essa aula! Elas não só me ajudaram mas me deram varias ideias de atividades. Parabéns!!!!!!
10/05/2012
Cinco estrelasExcelente material, bem didático e fácil de entender e acima de tudo de aplicar também. Parabéns.
09/05/2012
Cinco estrelasmuito boa a explicação. Se todas as lições tivessem explicações tão claras, seriam muito mais fácil de se aplicar na pratica.
08/05/2012
Cinco estrelasTrabalho bastante enriquecedor
08/05/2012
Quatro estrelasGostei da forma elaborada das perguntas com relação ás figuras, dessa forma o aluno compreende melhor a atividade dada.
07/05/2012
Cinco estrelaseu achei bem interessante o jeito como foi proposta as atividades, bem dinâmicas e divertidas
07/05/2012
Três estrelasMostrou claramente a diferença entre a linguagem escrita e verbal.
07/05/2012
Quatro estrelasGostei bastante das aulas, achei-as muito interessantes pois há a participação do aluno.Os alunos com estas aulas são estimulados a criar e da forma como as atividades foram propostas fica claro a diferença da linguagem verbal e não verbal.
04/05/2012
Cinco estrelasexelente site, boa explicação gostei;;;;;;;;;;
11/03/2012
Cinco estrelasE muito para testar o conhecimento e estudar para a prova ,execelente muito bom mesmo.
01/03/2012
Cinco estrelasMe ajudou bastante,apesar de não ser um tipo de aula que as vezes passamos semanas para aprender,vendo essa aula bem resumida consegui compreender a diferença de uma linguagem verbal,não verbal e mista,muito bom mesmo. Obrigado pela aula!
21/02/2012
Cinco estrelasA professora Daniela está de parabéns! A aula é excelente, bem dinâmica e interessante. Vou adaptar à realidade dos meus alunos para ver como vai ser. Tomara que dê certo! PARABÉNS!
13/01/2012
Cinco estrelasEssa aula ta massa. Entendi tudinho!!!
11/01/2012
Quatro estrelasAchei muito interessante, criativa e reflexiva a aula.
27/08/2011
Quatro estrelasachei as aulas bem interessantes, e realmente expressam os sentidos de linguagem não verbal e verbal de uma maneira fácil e rápida de entender.
11/04/2011
Cinco estrelasEsse portal me auxilia muito na minha pratica pedagogica. É uma excelente ferramenta!!!!
03/02/2011
Quatro estrelasParabéns! Muito criativa sua aula.
30/01/2011
Cinco estrelasexcelente...bastante criativa e com questões que podem ser trabalhadas não só na escrita, mas como debates em sala.