31/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Através de reflexões espera-se que os alunos se sensibilizem e se conscientizem das consequências que um ato violento pode ocasionar na vida tanto da vítima como na do agressor, expressando suas opiniões e sugestões.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1º passo: Roda de conversa sobre ideias iniciais a respeito de violência e Bullying
2º passo: Após roda de conversa será apresentado em forma de slide um poema produzido por um grupo de alunos de 8º ano retirado da internet, que fala sobre o assunto. Tal texto possui palavras-chave em forma de hiperlinks que conduzem os alunos a outros sites, complementando assim o trabalho com informações adicionais.
BULLYING NÃO É BRINCADEIRA!!!
(Juliana, Daiane M., Daiane C e Beatriz – 8ª série A)
Bulling, ato de ignorância
Seguido de violência
Que começa na infância.
Qualquer agressão
Ou humilhação
Falta de respeito
E perseguição
Piorando a convivência.
Desunião
Que gera exclusão.
Devemos dar as mãos
Sair da depressão
E definitivamente criarmos razão.
O correto é denunciar
E com isso acabar,
Pois o bullying apenas cresce
Se a vítima se calar.
Acabar com o preconceito
Tentando construir respeito
Assim tudo ficará perfeito.
3º passo: Após a leitura do poema, o primeiro hiperlink encaminhará os alunos a uma página do Youtube que contém um vídeo com uma mensagem cujo título é: “Você sabe o que é Bullying?”. A apresentação desse vídeo tem a função de sensibilização. Ao término da exibição os alunos poderão se manifestar dizendo o que sentiram ao assistir o vídeo.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0
4º passo: Em seguida, clicando no próximo hiperlink, os alunos serão direcionados ao site da ABRAPIA- Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes, onde poderão acessar informações sobre Bullying e suas consequências, além de conhecerem formas de prevenção. Esta pesquisa será conduzida segundo orientações do professor.
Link do site: http://www.bullying.com.br/BPrograma11.htm
5º passo: No terceiro hiperlink os alunos terão acesso a um acervo de imagens e fotos sobre Bullying. Aqui o objetivo é que os alunos percebam o que cada imagem trás, principalmente em relação a expressões, sentimentos, entre outros.
Link das imagens: http://portugues.istockphoto.com/file_search.php?action=file&text=%22bullying%22
6º passo: No próximo hiperlink os alunos irão assistir a mais um vídeo do Youtube que trás uma reportagem do Jornal Nacional contendo depoimentos de alunos, pais e entrevistas com especialistas, após a exibição os alunos poderão relatar, se sentirem vontade, se já foram vítimas de Bullying ou se praticaram Bullying alguma vez, ou ainda falar sobre casos de amigos.
Link do vídeo da reportagem: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=mGbmqdGeokM
7º Passo: Em seguida os alunos conhecerão um teste online de título: “Você pratica ou é vítima de Bullying?”, onde após conhecerem o teste poderão respondê-lo.
Link do teste: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/testes/voce-pratica-ou-vitima-bullying-550911.shtml
8º Passo: No último hiperlink os alunos ouvirão uma música anti-bullying escrita pelo promotor de justiça Lélio Braga Calhau e Adriele Lima cujo título é: “Sofrendo em Silêncio”.
Link da música: http://mais.uol.com.br/view/6hksv818s2vh/musica-antibullying-sofrendo-em-silencio-04029A3962C0A92326?types=A&
9º Passo: Após todo trabalho com os hiperlinks do poema, os alunos irão formar grupos e definir quais atividades irão realizar para serem expostas em dia determinado para a comunidade escolar. Tais atividades serão desenvolvidas com subsídios dos demais professores que também estarão trabalhando em sala de aula o tema.
Sugestões dadas pelo professor:
6º Ano: Cartazes
7º Ano: Poemas
8º Ano: Dramatização
9º Ano: Músicas
Atividade sobre Bullying com jornal: http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/atividades-com-jornal/bullying-2013-brincadeira-sem-graca/
Cartilha sobre Bullying: http://www.direitosdacrianca.org.br/temas-prioritarios/educacao/cartilha-sobre-bullying
Reportagem Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml
Reportagem Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-preciso-levar-serio-431385.shtml
A avaliação se dará a partir da observação em relação as mudanças de postura dos alunos no ambiente escolar.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/05/2011
Quatro estrelasParabéns pela aula, para mim esta será bastante util, pois irei utilizar suas sugestões de trabalho em um projeto de Educação Física
16/05/2011
Cinco estrelasA sua aula é muito interessante ,fazendo com que os alunos aquiram através de um texto novos conhecimentos e ainda a oportindade de ensina-los a ultilizar a intenet de forma mais produtiva. parabéns e sucesso!!!!!
26/02/2011
Quatro estrelasProfessora, gostei muito de sua aula mas, não consegui acessar nenhum link. Sou assistente social escolar e trabalho no combate ao bullying.