Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Violência prá quê?

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRA CRISTINA DIAS TRINDADE
imagem do usuário

SANTOS - SP MARIO DE ALMEIDA ALCANTARA PROF UNID MUN DE EDUCACAO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através de reflexões espera-se que os alunos se sensibilizem e se conscientizem das consequências que um ato violento pode ocasionar na vida tanto da vítima como na do agressor, expressando suas opiniões e sugestões.

Duração das atividades
100 min (2 aulas) e 1 dia para exposição.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º passo: Roda de conversa sobre ideias iniciais a respeito de violência e Bullying

2º passo: Após roda de conversa será apresentado em forma de slide um poema produzido por um grupo de alunos de 8º ano retirado da internet, que fala sobre o assunto. Tal texto possui palavras-chave em forma de hiperlinks que conduzem os alunos a outros sites, complementando assim o trabalho com informações adicionais.

BULLYING NÃO É BRINCADEIRA!!!

(Juliana, Daiane M., Daiane C e Beatriz – 8ª série A)

Bulling, ato de ignorância  

Seguido de violência

Que começa na infância.   

Qualquer agressão

Ou humilhação  

Falta de respeito

 E perseguição

 Piorando a convivência.

  Desunião

Que gera exclusão. 

   Devemos dar as mãos

Sair da depressão

E definitivamente criarmos razão.

   O correto é denunciar 

 E com isso acabar,

 Pois o bullying apenas cresce

 Se a vítima se calar.    

Acabar com o preconceito

Tentando construir respeito 

 Assim tudo ficará perfeito.

3º passo: Após a leitura do poema, o primeiro hiperlink encaminhará  os alunos a uma página do Youtube que contém um vídeo com uma mensagem cujo título é: “Você sabe o que é Bullying?”. A apresentação desse vídeo tem a função de sensibilização. Ao término da exibição os alunos poderão se manifestar dizendo o que sentiram ao assistir o vídeo.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0  

4º passo: Em seguida, clicando no próximo hiperlink, os alunos serão direcionados ao site da ABRAPIA- Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes, onde poderão acessar informações sobre Bullying e suas consequências, além de conhecerem formas de prevenção. Esta pesquisa será conduzida segundo orientações do professor.

Link do site: http://www.bullying.com.br/BPrograma11.htm 

5º passo: No terceiro hiperlink os alunos terão acesso a um acervo de imagens e fotos sobre Bullying. Aqui o objetivo é que os alunos percebam o que cada imagem trás, principalmente em relação a expressões, sentimentos, entre outros.

Link das imagens: http://portugues.istockphoto.com/file_search.php?action=file&text=%22bullying%22 

6º passo: No próximo hiperlink os alunos irão assistir a mais um vídeo do Youtube que trás uma reportagem do Jornal Nacional contendo depoimentos de alunos, pais e entrevistas com especialistas, após a exibição os alunos poderão relatar, se sentirem vontade, se já foram vítimas de Bullying ou se praticaram Bullying alguma vez, ou ainda falar sobre casos de amigos.

Link do vídeo da reportagem: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=mGbmqdGeokM  

7º Passo: Em seguida os alunos conhecerão um teste online de título: “Você pratica ou é vítima de Bullying?”, onde após conhecerem o teste poderão respondê-lo.

Link do teste: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/testes/voce-pratica-ou-vitima-bullying-550911.shtml  

8º Passo: No último hiperlink os alunos ouvirão uma música anti-bullying escrita pelo promotor de justiça Lélio Braga Calhau e Adriele Lima cujo título é: “Sofrendo em Silêncio”.

Link da música: http://mais.uol.com.br/view/6hksv818s2vh/musica-antibullying-sofrendo-em-silencio-04029A3962C0A92326?types=A&  

9º Passo: Após todo trabalho com os hiperlinks do poema, os alunos irão formar grupos e definir quais atividades irão realizar para serem expostas em dia determinado para a comunidade escolar. Tais atividades serão desenvolvidas com subsídios dos demais professores que também estarão trabalhando em sala de aula o tema.

Sugestões dadas pelo professor:

6º Ano: Cartazes

7º Ano: Poemas

8º Ano: Dramatização

9º Ano: Músicas 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará a partir da observação em relação as mudanças de postura dos alunos no ambiente escolar.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria José da Silva, EEEFM PROF M GERTRUDES C NEVE , Paraíba - disse:
    mariah_teacher@hotmail.com

    22/05/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula, para mim esta será bastante util, pois irei utilizar suas sugestões de trabalho em um projeto de Educação Física


  • Annie Adriana, E.E. Maria Ivone de Menezes , Amapá - disse:
    annieadriana@gmail.com

    16/05/2011

    Cinco estrelas

    A sua aula é muito interessante ,fazendo com que os alunos aquiram através de um texto novos conhecimentos e ainda a oportindade de ensina-los a ultilizar a intenet de forma mais produtiva. parabéns e sucesso!!!!!


  • Vera Lúcia Ribeiro de Lima, EMEF Padre Leonel da Franca , Paraíba - disse:
    vrlima67@gmail.com

    26/02/2011

    Quatro estrelas

    Professora, gostei muito de sua aula mas, não consegui acessar nenhum link. Sou assistente social escolar e trabalho no combate ao bullying.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.