27/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Pesquisar e debater a história e a evolução da escalada esportiva no Brasil e no mundo.
Identificar os principais materiais/equipamentos utilizados na prática da escalada esportiva.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques ou florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos desafios. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições para a prática, os objetivos e a própria motivação são outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a escalada como conteúdo nas aulas de educação física. Essa aula é teórica e objetiva apresentar um histórico da modalidade no Brasil e seus principais equipamentos.
Atividade 1:
A aula iniciará com uma questão: Há algum escalador na turma? Sabemos que são poucos os praticantes da escalada no Brasil. A resposta mais provável é que nenhum aluno se manifeste. Diante das respostas, o professor deverá aprofundar os conhecimentos sobre o conceito de “escalada”.
Caso nenhum aluno se manifeste, o professor deverá continuar suas indagações. Qual a principal motivação do escalador? Por que realiza tais façanhas?
O professor deverá conduzir o debate objetivando desmistificar o ato de escalar. A história da escala nos remete aos primórdios do homem com objetivos distintos: busca de alimentos, abrigo, fuga de outros animais, etc. A necessidade de transpor montanhas era do tamanho da curiosidade e da coragem dos povos.
Nesse momento, o professor irá propor uma pesquisa com os alunos sobre o início da escalada esportiva e sua inserção como conteúdo nas aulas de educação física. Divida a turma em três grandes grupos. Cada grupo será responsável por responder as três perguntas previamente elaboradas pelo professor. Essa atividade é introdutória e tem tempo previsto de 10 minutos. Ao final da pesquisa, cada grupo deverá realizar uma rápida apresentação oral para os demais colegas com os achados da investigação.
Perguntas norteadoras:
1- Quando surge a escalada esportiva?
2- Quais os tipos de competição?
3- Como a prática da escalada na escola pode auxiliar na formação dos alunos?
http://cev.org.br/biblioteca/a-escalada-escola
http://www.efdeportes.com/efd139/escalada-na-educacao-fisica-escolar.htm
Atividade 2:
Diante da ampliação do conceito, a pergunta inicial deve ser retomada: Há algum escalador na turma? Nesse momento, o professor deve estimular os alunos a relembrarem práticas de sua infância ou adolescência que apresentem técnicas de escalada.
Faça três listas no quadro negro:
1) Indique os diferentes locais que os alunos já realizaram técnicas de escalada. Por exemplo, brincadeiras em parques ou praças que tenham “trepa-trepa”, escalada em árvore para buscar um fruto, superação de um muro alto que contenha ranhuras ou outros tipos de agarras, etc.
2) Indique os materiais que os alunos utilizaram na técnica de escalada. Por exemplo, corda, sapatilha, “cadeirinha”, mosquetão, etc.
3) Amplie o debate e destaque as principais sensações vivenciadas antes, durante e após a realização do desafio. Por exemplo, excitação, medo, satisfação, sensação de conquista, apreensão, nervoso, etc.
Atividade 3:
Terminado os primeiros dois momentos de reconstrução do conceito de “escalada”, o professor irá propor uma pesquisa sobre: 1) os materiais utilizados na escalada esportiva; 2) os locais para a prática da escalada esportiva – rocha e indoor (muro artificial). Os grupos, com no máximo cinco participantes, deverão preparar uma apresentação para os demais colegas de classe com duração de 10 minutos.
Peça para os alunos destacarem as especificidades da escalada em rocha e no muro artificial. Por que a prática da escalada indoor cresce em grandes capitais do Brasil? Quais as facilidades dessa modalidade para os praticantes?
É importante que os alunos compreendam a evolução dos materiais utilizados na escalada esportiva e sua importância para a segurança dos praticantes. O tema da segurança é central nos esportes radicais ou aventura. Discuta com os alunos o tema da segurança nos esportes tradicionais e busque analisar as especificidades dos esportes de aventura, com destaque especial para a escalada.
Um exemplo pode auxiliar os alunos a compreenderem o debate posto. Analisemos o caso do futebol e da escalada. No futebol há um material de segurança obrigatório nos jogos oficiais, a saber, a caneleira. Tal implemento não é comumente utilizado nos jogos informais ou mesmo amadores. Nesses, a falta da caneleira não coloca em risco a integridade física dos praticantes, pois a intensidade e a exigência dos jogos são distintas da prática de alto rendimento.
Observação: Não estamos argumentando que as caneleiras não devem ser utilizadas por jovens em práticas informais de futebol, mas sim que sua não utilização não impede a prática segura do jogo.
No caso da escalada, os equipamentos de segurança devem ser utilizados por todos os praticantes em todos os momentos. Desde os mais iniciantes aos mais experientes, em vias de escalada simples ou de alto nível de dificuldade, todos devem fazer uso dos materiais, pois a prática oferece grande risco a integridade física do praticante caso seja feita de forma displicente e/ou sem os materiais de segurança.
Escalada Indoor. http://www.escaladacafe.com.br/mapa/escalada-indoor-icarai
Escalada em Rocha Natural. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escalada/escalada-2.php
http://www.verticalindoor.com.br/
http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/superdica.asp?id_atividade=1&id=96
http://www.femesp.org/seguranca.php
http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=2
http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=3
http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=4
http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=5
http://360graus.terra.com.br/montanhismo/default.asp?did=17362&action=coluna
http://360graus.terra.com.br/montanhismo/default.asp?did=410&action=dica
Indico como leitura complementar para o professor:
http://www.efdeportes.com/efd139/escalada-na-educacao-fisica-escolar.htm
ATÁN, Ana Carolina Atán; PEREIRA, Nathalia de Queiroz. Riscos e Desafios: Desmistificando a Escala na Escola. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação (Licenciatura em Educação Física). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
Ao final da aula, o professor irá reunir a turma e destacar os principais pontos observados.
1) Indique atividades do cotidiano ou relembre brincadeiras da infância que destaquem técnicas de escalada.
2) Do ponto de vista prático, como foram sendo desenvolvidas as primeiras técnicas de escalada?
3) Quais os objetivos dos grupos que se aventuraram na transposição de grandes blocos de rocha?
4) Indique pelo menos 4 materiais de segurança presentes na prática da escalada esportiva.
5) Na sua opinião, por que a escalada indoor (muro artificial) foi criada? Cite pelos menos 2 argumentos.
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