Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BONECAS: A ARTE DE MODELAR.

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir bonecas ou bonecos, utilizando materiais diversos, para desenvolver a habilidade de fazer esboço modelagem, colagem e pintura.
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Confecção de bonecos

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Confecção de bonecos e bonecas  

1º momento – Professor,  selecione alguns vídeos  e mostre como se confecciona os seguintes bonecos:   

- bonecos de papel maché.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo   

 http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo  

  http://www.youtube.com/watch?v=n6_zzJ6uK5c&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=IVHEhR56siE&feature=related      

 http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo     

 http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo   

 http://www.youtube.com/watch?v=n6_zzJ6uK5c&feature=related    

http://www.youtube.com/watch?v=IVHEhR56siE&feature=related    

- Bonecos de colher de pau.   

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=apggH4gLhMI 

- Bonecas de  pano

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=NkMeLPrFvbE 

- Bonecas de fuxico

Você traz os fuxicos e a cabeça prontos e ensina como montar,

- Bonecas de argila

http://www.youtube.com/watch?v=GPX_cYkjfgk&feature=related  

 Oportune que os alunos assistam aos vídeos ensinando como fazer cada boneco. Durante o vídeo eles devem ter uma ficha para registrar os materiais e como se faz o boneco.  

Materiais para confeccionar o boneco de...

Como o boneco é feito

2º Momento: Professor, use esse momento como uma grande oficina. Providencie materiais diversos, solicite as próprias crianças que tragam de casa os materiais necessários a essa construção. Para isso proceda da seguinte forma:  - divida a sala em dois grandes grupos: meninas e meninos.

O grupo dos meninos, devem ser subdivididos em grupos menores e ficam responsáveis pela construção de:

  • Bonecos de papel maché.

Fonte: http://todaoferta.uol.com.br/comprar/marionetes-fantoches-bonecos-de-manipulacao-e-mascaras-2JDI6RI1UV#rmcl

  • Bonecas de colher de pau.  

Fonte:http://educaja.com.br/

 O grupo das meninas dever ser subdividido em grupos menores e ficam responsáveis pela construção de:   

  • Bonecas de  pano.

  • Bonecas de fuxico.

Fonte: http://tianeneca.wordpress.com/bonecos-de-fuxico/boneca-de-fuxico/

  • Bonecas de argila.

http://pt.artesanum.com/upload/postal/9/8/7/boneca-1-9766.jpg 

Para orientar o trabalho de cada grupo, você pode convidar um pai ou uma mãe para ajudar nessa confecção. Você fica como coordenador, passando nos grupos, dando opinião e auxiliando quando for necessário.

2ª atividade – Criar uma história para dá vida aos bonecos da turma.

1º Momento –   Professor, quando os bonecos estiverem prontos,  os grupos compartilham as suas produções e formam novos grupos, de forma que em cada grupo tenha a produção de todos os grupos. Os novos grupos ficarão com a responsabilidade de criar histórias para dá vida aos seus bonecos. Cada grupo compartilha a história construída, que será reformulada pelos outros grupos, para ficar mais clara e estabelecer uma relação de comunicação com a platéia que será convidada a participar do espetáculo. 

2º Momento – professor, providencie um momento de reflexão dos alunos, solicite que elaborem um relatório da atividade de construção, elaboração do texto e apresentação do espetáculo.  

3º momento – Professor,  esse é o momento de deixar seus alunos livres para brincar com os seus bonecos, fruto de sua arte. Você apenas observa que encaminhamento eles darão a brincadeira. - Criam personagens? Quais as atividades desses personagens? Que valores e sentimentos circundam a brincadeira de cada grupo? Há troca de papeis? As crianças estabelecem uma relação de respeito, cooperação e amizade durante a brincadeira?    

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos participaram da construção de bonecas ou bonecos, utilizando os diversos materiai oferecidos e desenvolveram a habilidade de modelar, criar formas e pintar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.