07/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Confecção de bonecos
1ª Atividade: Confecção de bonecos e bonecas
1º momento – Professor, selecione alguns vídeos e mostre como se confecciona os seguintes bonecos:
- bonecos de papel maché.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo
http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo
http://www.youtube.com/watch?v=n6_zzJ6uK5c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=IVHEhR56siE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo
http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo
http://www.youtube.com/watch?v=n6_zzJ6uK5c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=IVHEhR56siE&feature=related
- Bonecos de colher de pau.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=apggH4gLhMI
- Bonecas de pano
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=NkMeLPrFvbE
- Bonecas de fuxico
Você traz os fuxicos e a cabeça prontos e ensina como montar,
- Bonecas de argila
http://www.youtube.com/watch?v=GPX_cYkjfgk&feature=related
Oportune que os alunos assistam aos vídeos ensinando como fazer cada boneco. Durante o vídeo eles devem ter uma ficha para registrar os materiais e como se faz o boneco.
Materiais para confeccionar o boneco de... |
Como o boneco é feito |
|
|
2º Momento: Professor, use esse momento como uma grande oficina. Providencie materiais diversos, solicite as próprias crianças que tragam de casa os materiais necessários a essa construção. Para isso proceda da seguinte forma: - divida a sala em dois grandes grupos: meninas e meninos.
O grupo dos meninos, devem ser subdivididos em grupos menores e ficam responsáveis pela construção de:
O grupo das meninas dever ser subdividido em grupos menores e ficam responsáveis pela construção de:
Fonte: http://tianeneca.wordpress.com/bonecos-de-fuxico/boneca-de-fuxico/
http://pt.artesanum.com/upload/postal/9/8/7/boneca-1-9766.jpg
Para orientar o trabalho de cada grupo, você pode convidar um pai ou uma mãe para ajudar nessa confecção. Você fica como coordenador, passando nos grupos, dando opinião e auxiliando quando for necessário.
1º Momento – Professor, quando os bonecos estiverem prontos, os grupos compartilham as suas produções e formam novos grupos, de forma que em cada grupo tenha a produção de todos os grupos. Os novos grupos ficarão com a responsabilidade de criar histórias para dá vida aos seus bonecos. Cada grupo compartilha a história construída, que será reformulada pelos outros grupos, para ficar mais clara e estabelecer uma relação de comunicação com a platéia que será convidada a participar do espetáculo.
2º Momento – professor, providencie um momento de reflexão dos alunos, solicite que elaborem um relatório da atividade de construção, elaboração do texto e apresentação do espetáculo.
3º momento – Professor, esse é o momento de deixar seus alunos livres para brincar com os seus bonecos, fruto de sua arte. Você apenas observa que encaminhamento eles darão a brincadeira. - Criam personagens? Quais as atividades desses personagens? Que valores e sentimentos circundam a brincadeira de cada grupo? Há troca de papeis? As crianças estabelecem uma relação de respeito, cooperação e amizade durante a brincadeira?
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo
http://www.youtube.com/watch?v=ZU8GcNW_PDo
Avaliar se os alunos participaram da construção de bonecas ou bonecos, utilizando os diversos materiai oferecidos e desenvolveram a habilidade de modelar, criar formas e pintar.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/02/2011
Cinco estrelasamei ,foi uma descoberta maravilhosa.Adoro artes em geral tanto no artesanato, quanto na culinaria.