Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Se comunicando por meio de sinais

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a lingua de sinais e suas características essenciais;
  • Criar um sinal para si, tomando como referência suas características físicas e/ou a(s) letra(s) do seu nome.
  • Aprender os sinais que representam seus colegas e professor.
Duração das atividades
3 momentos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É fundamental que o professor conheça um pouco da comunicação com uso de LIBRAS para organizar o trabalho que sugerimos nesta aula.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor poderá iniciar a aula informando que para se comunicar em LIBRAS cada pessoa tem um sinal, que é fixo. Em seguida, o professor apresenta algumas pessoas que possuam um sinal para a turma, caso não seja possível, apresenta imagens com os sinais das pessoas.

O professor dará início a definição dos sinais das crianças da turma, tomando como referência as características físicas, as letras do nome e/ou o jeito de ser de cada pessoa.

Fonte: NEI/UFRN

  

Fonte: NEI/UFRN

Fonte: NEI/UFRN

2º MOMENTO:

Depois de definir o sinal de cada criança, é importante que o professor realize atividades em que as crianças possam usar seu sinal e reconhecer o dos colegas. Apresentamos as seguintes sugestões:

  • O professor poderá fazer a chamada do dia, articulando o sinal de cada criança e esta responde que está presente, ou pega seu nome e coloca no quadro de pregas, se for o caso.
  • Uma outra possibilidade é propor que cada criança faça o sinal de um amigo que irá até aquele que fez seu sinal e o abraça.
  • Apresentar as imagens com o sinal de cada criança e fazer um jogo de adivinhação - cada criança recebe uma imagem e descreverá o colega que está na imagem, até que a turma descubra qual criança está sendo descrita.

3 MOMENTO:

A aula poderá ter continuidade com a proposição de uma atividade de recorte e colagem das letras do nome de cada criança em LIBRAS (alfabeto manual), logo abaixo da imagem com seu sinal.Após cada criança concluir sua atividade, sugerimos a organização de um mural fixo na sala, para que as crianças possam expor sua produção e, ao mesmo tempo, se apropriar dos sinais para se comunicar com o professor e os colegas.

Fonte: NEI/UFRN

  

Fonte: NEI/UFRN

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, as crianças deverão:

  • Reconhecer o sinal como forma de identificação das palavras que falamos ou representamos;
  • Conhecer o seu sinal e dos colegas tomando como referência características físicas e/ou as letras do seu nome.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jose augusto gomes da silva , associação dos surdos , Pernambuco - disse:
    augustogomes2009_25@hotmail.com

    11/12/2011

    Cinco estrelas

    oi tudo bem gostei muito trabalhar com pessoa surdas é muito bom mais o meu sonho é fazer a faculdade de libras, gostei muito do trabalho de vocês continue assim .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.