05/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1º MOMENTO:
O professor poderá iniciar a aula informando que para se comunicar em LIBRAS cada pessoa tem um sinal, que é fixo. Em seguida, o professor apresenta algumas pessoas que possuam um sinal para a turma, caso não seja possível, apresenta imagens com os sinais das pessoas.
O professor dará início a definição dos sinais das crianças da turma, tomando como referência as características físicas, as letras do nome e/ou o jeito de ser de cada pessoa.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
2º MOMENTO:
Depois de definir o sinal de cada criança, é importante que o professor realize atividades em que as crianças possam usar seu sinal e reconhecer o dos colegas. Apresentamos as seguintes sugestões:
3 MOMENTO:
A aula poderá ter continuidade com a proposição de uma atividade de recorte e colagem das letras do nome de cada criança em LIBRAS (alfabeto manual), logo abaixo da imagem com seu sinal.Após cada criança concluir sua atividade, sugerimos a organização de um mural fixo na sala, para que as crianças possam expor sua produção e, ao mesmo tempo, se apropriar dos sinais para se comunicar com o professor e os colegas.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Sugerimos que o professor visite os seguintes links:
http://www.ines.gov.br/libras/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_brasileira_de_sinais
Ao final da aula, as crianças deverão:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/12/2011
Cinco estrelasoi tudo bem gostei muito trabalhar com pessoa surdas é muito bom mais o meu sonho é fazer a faculdade de libras, gostei muito do trabalho de vocês continue assim .