05/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1º MOMENTO:
O professor poderá dar início a aula apresentando imagens de animais que as crianças conhecem, bem como vinculadas ao tema em que estejam estudando. Em seguida, apresenta os sinais referentes aos animais citados, e solicita que as crianças procurem articular os sinais referentes aos animais.
Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT7JD5cCU4Ctnh0ndht5Q60YqBXh8RkkLXBx73rTzIYcJhrLiw&t=1&usg=__HEzg3q-3B0zC9QKnwA5RVSsq1r8=
Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfyrd7LMJyW9gfjzuE5Qucy7OwQfNj9gSVpcYbFJuKZBGDf2I&t=1&usg=___GRRLMZadyxoej3y3CL7caTyBuU=
2º MOMENTO:
Sugerimos que o professor realize um momento com jogo da memória, pois poderão se apropriar mais rápido dos sinais dos animais. O jogo da memória ainda permite que o professor esteja trabalhando com as regras e o trabalho em grupo.
Fonte: NEI/UFRN
O professor poderá organizar atividades em que as crianças possam relacionar a Lngua Portuguesa com a Língua de Sinais. Desse modo, poderão ampliar seu vocabulário e aprender uma outra forma de comunicação com as pessoas, além da fala e da escrita do Português. Sugerimos atividades como as que apresentamos logo abaixo:
Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTK14GK91BgtA_Mw9VR8TmEa9OeiqHhS7LH65B3puGyvhjnmRs&t=1&usg=__p7cdeq3jenanFUow87pKpOh6GqE=
Sugerimos a realização de uma atividade ritmíco expressiva em que o professor distribuirá o sinal dos animais em pequenos cartões e cada criança representará o movimento deste animal. Esta atividade pode ser chamada de "um dia na floresta/zoológico/fazenda", vai depender dos animais que o professor deseje inserir na realização da aula. Depois que cada criança representou seu animal para todos, ao som de determinada música, todos dançarão imitando os movimentos do seu animal.
http://www.ines.gov.br/libras/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_brasileira_de_sinais
Ao final da aula o professor poderá observar se as crianças são capazes de:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2012
Quatro estrelasA aula de animais em LIBRAS foi bem bacana e criativa. Gostei do material sugerido pois e colorido e bastante atrativo para as crianças. As atividades propostas são bem para o nível das crianças de minha sala. Vou aproveitar bastante. Mas eu vou iniciar mostrando gravuras dos animais e pedindo que sinalizem o que sabem de cada animal apresentado pois assim posso valorizar a experiência de vida que eles tem. Outra ação será formar frases com eles relativas aos animais depois de estudar os nomes.