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"Desvendando as nossas origens": será que você descende de imigrantes europeus?

 

25/10/2010

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Padua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar documentos e/ou depoimentos de descendentes de imigrantes europeus no Brasil, dispostos em sítios eletrônicos.

Desenvolver a pesquisa histórica através da produção de árvore genealógica.

Conhecer as suas origens e compreender a sua participação como integrante, dependente e agente transformador da História.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de abolição da escravidão no Brasil. Razões e expectativas que nortearam a vinda dos principais grupos de imigrantes para o Brasil, entre os séculos XIX e XX. As condições de vida e de trabalho dos trabalhadores imigrantes no Brasil, entre os séculos XIX e XX.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Pesquisando a origem dos sobrenomes

Instigar os alunos a buscarem nas enciclopédias e livros, na Rede Mundial de Computadores, ou mesmo numa conversa com os pais, pessoas mais velhas da família e/ou amigos, qual a origem de seus sobrenomes.

A proposta é que descubram se têm, ou não, descendência de imigrantes europeus.

Sugestão A: Em caso de entrevista com pessoas da família e/ou amigos, eis algumas questões relevantes:

  1. Onde seus tataravôs nasceram?
  2. Onde seus bisavôs nasceram?
  3. Se não nasceram no Brasil, quando aqui chegaram?
  4. Como foi para eles o começo da vida em nosso país?

Sugestão B: Para o caso da pesquisa na Rede, sugerimos os links a seguir:

"Imigrantes italianos"

http://www.imigrantesitalianos.com.br/ 

"Lista de apelidos de família da língua portuguesa"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_apelidos_de_fam%C3%ADlia_da_l%C3%ADngua_portuguesa 

"Relação dos sobrenomes de imigrantes estabelecidos na colônia Teresópolis - Águas Mornas e São Bonifácio - SC"

http://www.tonijochem.com.br/tabela_teresopolis.htm 

"Memorial do Imigrante"

http://www.memorialdoimigrante.org.br/portalmi/ 

"Projeto Imigrantes"

http://www.projetoimigrantes.com.br/index.php 

=>Os alunos devem registrar as informações essenciais, tanto do depoimento como da pesquisa, no caderno.

 

Atividade 2- Construindo uma representação do processo de vinda e instalação de imigrantes

Nos sites indicados para a pesquisa da atividade anterior, além de informações sobre a origem das famílias, os alunos encontrarão fotos, tais como essas que utilizamos adiante. Proporcione que os alunos analisem a seguinte sequência de fotos:

1- "Chegada de imigrantes a uma estação de caminhos de ferro da Europa Central."

link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_11.jpg 

2- "A viagem de navio para o Brasil"

link da foto: http://3.bp.blogspot.com/_Vodj9_lVzRI/Sj5k-M6iuYI/AAAAAAAAGYM/i-TYsYOA2jg/s400/navio1.jpg 

3- "Colonos italianos chegando na Hospedaria de Imigrantes, no Brás, São Paulo, final do século XIX."

link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_10.jpg 

4- "Imigrantes desembarcados no Brasil, final do século XIX."

link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_12.jpg 

5- "Grupo de imigrantes fotografado na Hospedaria do Departamento Estadual do Trabalho (SP), início do século XX."

link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_7.jpg 

6- "Colheita em fazenda de café, início do século XX."

link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_9.jpg 

Sequências de fotos como esta acima, permitem que os alunos tenham uma representação do processo de vinda e instalação de milhares de imigrantes europeus no Brasil. Assim, é possível que os descendentes de alguns alunos tenham passado pelo processo.

Professor, veja esta outra sequência de fotos, que mostra a estrutura interna de uma hospedaria. Esta também poderá ser apresentada aos alunos. As fotos são parte do acervo da Família Bonella, de italianos:

http://www.familiabonella.com.br/fotos_interassantes.htm 

Orientações para a atividade:

1- Analisar as imagens com os alunos, estimulando a exposição e/ou troca de percepções entre deles.

2- Propor aos alunos que construam uma representação da trajetória de sua família, se caso de imigrantes, desde a saída da Europa até a instalação no Brasil. Se não existirem fotos na família, estimule-os a produzirem desenhos a partir dos relatos e depoimentos dos familiares.

3- Os alunos que não têm descendência estrangeira também podem construir uma representação da trajetória de sua família. Tais alunos devem ser instigados a descobrirem se seus familiares migraram internamente (do Nordeste para o Sudeste, por exemplo). Se não existirem fotos, estimule-os a produzirem desenhos, a partir dos relatos e depoimentos dos familiares.

4- Como forma de socialização do trabalho realizado, deixamos duas opções: a) que cada aluno explique para os colegas de turma a trajetória familiar construída; b) que os alunos exponham cartazes no mural da sala e/ou da escola, para a socialização com colegas de outras salas.

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Atividade 3- Construindo a sua árvore genealógica

Professor, a seguir trazemos parte do "Roteiro para pesquisa de ancestrais de imigrantes italianos":

"COMEÇANDO POR VOCÊ - Lembre-se de que em sua certidão de nascimento estão mencionados os nomes de seus quatro avós. Na de seus pais, também vêm indicados os avós deles. Por óbvio, tendo à mão a certidão de nascimento de seu pai, por exemplo, saberá de imediato o nome de seus bisavós. E se conseguir a certidão de nascimento de seu avô paterno, nascido no Brasil, terá o nome dos avós dele, seus trisavós. Somente com esses documentos você já terá uma árvore genealógica considerável (cinco gerações contando você).   

SUA FAMÍLIA - Procure conversar com os parentes mais idosos e anote tudo quanto puderem contar sobre a história da família. Não menospreze nenhuma informação ou reminiscência; tome todo e qualquer dado como provável indício, que somado a outros poderá montar o quebra-cabeça da origem. (...)"

Para ler o restante das dicas, utilize o link: http://www.imigrantesitalianos.com.br/Guia_para_Pesquisa.html 

Solicitar que cada aluno, considerando o roteiro acima, faça a árvore genealógica de sua família.

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=> Professor, esta pode ser uma atividade interdisciplinar, pois no desenvolvimento da árvore genealógica, os alunos poderão contar com a colaboração do(a) professor(a) de Ciências ou Biologia.

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Atividade 4- Expondo e/ou divulgando a árvore genealógica

Depois de os alunos desvendarem e montarem suas árvores genealógicas, recomenda-se instigá-los a uma das opções abaixo:

  1. expor o trabalho na biblioteca, no corredor ou em outro espaço da escola disponível para este fim.
  2. montar um blog na Rede Mundial de Computadores, que permitirá o acesso por outras pessoas, descendentes da mesma família ou não, as quais podem interagir e/ou fazer suas próprias árvores genealógicas.

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Exemplo 1:

link da imagem:

http://4.bp.blogspot.com/_5CtvDeBgWuw/StIuANQjV6I/AAAAAAAAD00/xWKU9bo4sFY/s400/arvore_genealogica_p.jpg 

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Exemplo 2:

link da imagem:

http://4.bp.blogspot.com/_5CtvDeBgWuw/StIvfVe2mmI/AAAAAAAAD1M/edgvV3F_xU4/s1600/familial_pedigree.jpg 

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=> Professor, veja esta aula sobre como criar um blog, produzida pela professora Walleska Bernardino Silva, da Área de Português da ESEBA-UFU, intitulada "Criando um blog":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258 

Recursos Complementares

Sugestão de link para pesquisa: 

"Imigração alemã no Brasil – Depoimentos e histórias pessoais"

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1925405,00.html 

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Dicas para montar árvore genealógica:

"Familiaridade"

http://www.familiaridade.com.br/arvoregenealogica.asp 

Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

Nesta aula, o professor poderá avaliar os alunos em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  1. por meio dos registros de pesquisa e das atividades de leitura, interpretação de imagens e o debate.
  2. e também poderá avaliar o aluno a partir da elaboração de sua árvore genealógica e da exposição e/ou divulgação dos resultados do trabalho.
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