25/10/2010
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Padua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Analisar documentos e/ou depoimentos de descendentes de imigrantes europeus no Brasil, dispostos em sítios eletrônicos.
Desenvolver a pesquisa histórica através da produção de árvore genealógica.
Conhecer as suas origens e compreender a sua participação como integrante, dependente e agente transformador da História.
O processo de abolição da escravidão no Brasil. Razões e expectativas que nortearam a vinda dos principais grupos de imigrantes para o Brasil, entre os séculos XIX e XX. As condições de vida e de trabalho dos trabalhadores imigrantes no Brasil, entre os séculos XIX e XX.
Atividade 1- Pesquisando a origem dos sobrenomes
Instigar os alunos a buscarem nas enciclopédias e livros, na Rede Mundial de Computadores, ou mesmo numa conversa com os pais, pessoas mais velhas da família e/ou amigos, qual a origem de seus sobrenomes.
A proposta é que descubram se têm, ou não, descendência de imigrantes europeus.
Sugestão A: Em caso de entrevista com pessoas da família e/ou amigos, eis algumas questões relevantes:
Sugestão B: Para o caso da pesquisa na Rede, sugerimos os links a seguir:
"Imigrantes italianos"
http://www.imigrantesitalianos.com.br/
"Lista de apelidos de família da língua portuguesa"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_apelidos_de_fam%C3%ADlia_da_l%C3%ADngua_portuguesa
"Relação dos sobrenomes de imigrantes estabelecidos na colônia Teresópolis - Águas Mornas e São Bonifácio - SC"
http://www.tonijochem.com.br/tabela_teresopolis.htm
"Memorial do Imigrante"
http://www.memorialdoimigrante.org.br/portalmi/
"Projeto Imigrantes"
http://www.projetoimigrantes.com.br/index.php
=>Os alunos devem registrar as informações essenciais, tanto do depoimento como da pesquisa, no caderno.
Atividade 2- Construindo uma representação do processo de vinda e instalação de imigrantes
Nos sites indicados para a pesquisa da atividade anterior, além de informações sobre a origem das famílias, os alunos encontrarão fotos, tais como essas que utilizamos adiante. Proporcione que os alunos analisem a seguinte sequência de fotos:
1- "Chegada de imigrantes a uma estação de caminhos de ferro da Europa Central."
link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_11.jpg
2- "A viagem de navio para o Brasil"
link da foto: http://3.bp.blogspot.com/_Vodj9_lVzRI/Sj5k-M6iuYI/AAAAAAAAGYM/i-TYsYOA2jg/s400/navio1.jpg
3- "Colonos italianos chegando na Hospedaria de Imigrantes, no Brás, São Paulo, final do século XIX."
link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_10.jpg
4- "Imigrantes desembarcados no Brasil, final do século XIX."
link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_12.jpg
5- "Grupo de imigrantes fotografado na Hospedaria do Departamento Estadual do Trabalho (SP), início do século XX."
link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_7.jpg
6- "Colheita em fazenda de café, início do século XX."
link da foto: http://www.projetoimigrantes.com.br/fotos/foto_imi_9.jpg
Sequências de fotos como esta acima, permitem que os alunos tenham uma representação do processo de vinda e instalação de milhares de imigrantes europeus no Brasil. Assim, é possível que os descendentes de alguns alunos tenham passado pelo processo.
Professor, veja esta outra sequência de fotos, que mostra a estrutura interna de uma hospedaria. Esta também poderá ser apresentada aos alunos. As fotos são parte do acervo da Família Bonella, de italianos:
http://www.familiabonella.com.br/fotos_interassantes.htm
Orientações para a atividade:
1- Analisar as imagens com os alunos, estimulando a exposição e/ou troca de percepções entre deles.
2- Propor aos alunos que construam uma representação da trajetória de sua família, se caso de imigrantes, desde a saída da Europa até a instalação no Brasil. Se não existirem fotos na família, estimule-os a produzirem desenhos a partir dos relatos e depoimentos dos familiares.
3- Os alunos que não têm descendência estrangeira também podem construir uma representação da trajetória de sua família. Tais alunos devem ser instigados a descobrirem se seus familiares migraram internamente (do Nordeste para o Sudeste, por exemplo). Se não existirem fotos, estimule-os a produzirem desenhos, a partir dos relatos e depoimentos dos familiares.
4- Como forma de socialização do trabalho realizado, deixamos duas opções: a) que cada aluno explique para os colegas de turma a trajetória familiar construída; b) que os alunos exponham cartazes no mural da sala e/ou da escola, para a socialização com colegas de outras salas.
-
Atividade 3- Construindo a sua árvore genealógica
Professor, a seguir trazemos parte do "Roteiro para pesquisa de ancestrais de imigrantes italianos":
"COMEÇANDO POR VOCÊ - Lembre-se de que em sua certidão de nascimento estão mencionados os nomes de seus quatro avós. Na de seus pais, também vêm indicados os avós deles. Por óbvio, tendo à mão a certidão de nascimento de seu pai, por exemplo, saberá de imediato o nome de seus bisavós. E se conseguir a certidão de nascimento de seu avô paterno, nascido no Brasil, terá o nome dos avós dele, seus trisavós. Somente com esses documentos você já terá uma árvore genealógica considerável (cinco gerações contando você).
SUA FAMÍLIA - Procure conversar com os parentes mais idosos e anote tudo quanto puderem contar sobre a história da família. Não menospreze nenhuma informação ou reminiscência; tome todo e qualquer dado como provável indício, que somado a outros poderá montar o quebra-cabeça da origem. (...)"
Para ler o restante das dicas, utilize o link: http://www.imigrantesitalianos.com.br/Guia_para_Pesquisa.html
Solicitar que cada aluno, considerando o roteiro acima, faça a árvore genealógica de sua família.
-
=> Professor, esta pode ser uma atividade interdisciplinar, pois no desenvolvimento da árvore genealógica, os alunos poderão contar com a colaboração do(a) professor(a) de Ciências ou Biologia.
-
Atividade 4- Expondo e/ou divulgando a árvore genealógica
Depois de os alunos desvendarem e montarem suas árvores genealógicas, recomenda-se instigá-los a uma das opções abaixo:
-
Exemplo 1:
link da imagem:
-
Exemplo 2:
link da imagem:
-
=> Professor, veja esta aula sobre como criar um blog, produzida pela professora Walleska Bernardino Silva, da Área de Português da ESEBA-UFU, intitulada "Criando um blog":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258
Sugestão de link para pesquisa:
"Imigração alemã no Brasil – Depoimentos e histórias pessoais"
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1925405,00.html
-
Dicas para montar árvore genealógica:
"Familiaridade"
O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
Nesta aula, o professor poderá avaliar os alunos em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!