27/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
ATIVIDADE 1
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte tirinha da turma da Mônica:
Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_3V9Dg6--hEw/TH8Cf9bqnxI/AAAAAAAAAPc/JO7WYa8En5Q/s1600/tira.de.jpg
Em seguida, o professor deverá organizá-los em duplas para a realização das atividades seguintes.
Professor, os alunos precisarão estar com dicionário para a realização das atividades seguintes.
Após algum tempo, o professor deverá mostrar aos alunos (no quadro de giz ou projeção) o seguinte texto:
"Acento" e "Assento" são palavras de significados diferentes, porém têm a mesma pronúncia. Essas palavras são chamadas homônimas. |
O professor solicitará aos alunos que procurem no dicionário o significado das seguintes palavras:
sela/cela - seção/sessão - apreçar/apressar - cassar/caçar
Em duplas, os alunos escreverão o significado (no caderno) das palavras, farão um desenho representativo dela e escreverão uma frase com cada uma das palavras. O professor ainda poderá solicitar aos alunos que pesquisem (na Internet ou Gramática) mais exemplos de palavras homônimas.
ATIVIDADE 2
O professor apresentará aos alunos a seguinte imagem:
http://realityisoutthere.blogspot.com/2007_12_01_archive.html
Ele solicitará a um aluno que leia a notícia em voz alta. Em seguida ele solicitará a outro aluno que procure no dicionário o significado de "cumprimento" (palavra em destaque). Depois que o aluno ler, o professor poderá colocar no quadro a definição:
cumprimento cum.pri.men.to sm (cumprir+mento2)
1 Ação ou efeito de cumprir. 2 Ação de cumprimentar; saudação. 3 Formalidade de deferência de umas pessoas para com outras; cerimônia. sm pl Termo de civilidade empregado para uma pessoa se recomendar a outra; palavras ou modos cerimoniosos. C. rasgados: cortesias exageradas, hiperbólicas.
O professor deverá perguntar aos alunos se, de acordo com o significado, a palavra "cumprimento" faz sentido no texto. Provavelmente alguns alunos responderão que a palavra não é adequada. O professor então pedirá a eles que procurem no dicionário o significado da palavra "comprimento". Um dos alunos poderá ler o significado. Em seguida, o professor deverá mostrar o significado a todos:
comprimento com.pri.men.to sm (lat complementu)
1 Extensão de um objeto de uma a outra extremidade, do princípio ao fim. 2 Extensão de qualquer objeto de um lado ao outro na direção em que a distância é maior. 3 Altura (falando de objeto que pode ser posto a prumo). 4 Extensão medida de um ponto a outro; distância. 5 Grandeza, tamanho.
Depois disso, o professor perguntará aos alunos qual das palavras se encaixa melhor ao contexto da notícia. Ele então mostrará o seguinte texto aos alunos.
As palavras "comprimento" e "cumprimento" são parecidas na forma de escrever e falar, mas tem significados diferentes. São chamadas de parônimas. |
ATIVIDADE 3
O professor organizará a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá uma lista de pares de palavras parônimas com seu siginificado. O professor deixará que eles estudem a lista durante algum tempo. Depois promoverá um jogo entre os grupos. O jogo funcionará assim:
Lista de palavras parônimas:
Retificar - alterar, modificar
Ratificar - confirmar
Emergir - vir à tona
Imergir - mergulhar
coser - costurar
cozer - cozinhar
mandato - período de ação política
mandado - ordem
tráfego - comércio, trânsito
tráfico - comércio
infração - desrespeito
inflação - inflar
infração - desrespeito
inflação - inflar
cumprimento - cumprir, cumprimentar
comprimento - medida, tamanho
Se o professor julgar necessário poderá variar o jogo solicitando aos alunos que apliquem a palavra em uma frase.
http://www.linguacomtexto.com/download/vocabulario_homonimas.htm O professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para que façam essas atividades.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. O professor deverá osbervar se os alunos apresentam habilidade ao consultar o dicionário e se compreendem o significado das palavras. A lista de atividades sugerida nos Recursos Complementares poderá ajudar na fixação do conteúdo caso o professor verifique que os alunos apresentam dificuldade na execução das atividades propostas.
Quatro estrelas 17 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/02/2016
Cinco estrelasGostei muito .Parabéns!
16/03/2015
Cinco estrelasEm um conteúdo como esse, em que a grande maioria das questões é feita sem qualquer tipo de contextualização, apenas com frases soltas e itens criados do nada, encontrar questões e atividades como as expostas aqui é realmente muito bom. Parabéns, Daniela e Eliana. E obrigado pela disponibilização.
30/11/2014
Cinco estrelasOi Daniela! Achei sua aula aqui por acaso, procurando atividades para trabalhar esse conteúdo. Quero parabenizá-la, pois apesar das atividades serem simples, acredito que se bem trabalhadas farão com que os alunos fixem melhor o conteúdo. Gostei muito, muito mesmo! Vou usá-las.
03/09/2013
Quatro estrelasBASTANTE ESCLARECEDORAS AS ATIVIDADES E DENTRO DOS PARÂMETROS ATUAIS QUE PREVEEM A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MINISTRADAS. COM CERTEZA AS UTILIZAREI.
16/06/2013
Cinco estrelasAdorei a explicação e principalmente as atividades vou utilizá-las amanhã. Valeu!
24/03/2013
Quatro estrelasInteressantíssimas as atividades propostas para se trabalhar com esse tema. Parabéns! Sou professor do ensino fundamental e gosto de pesquisar na INTERNET sobre os assuntos a serem trabalhados nas minhas aulas, de forma a envolver os alunos.
21/10/2012
Cinco estrelasaprendi bastante:obrigado.
21/09/2012
Cinco estrelasGostei muito dos exercícios.
13/09/2012
Cinco estrelasNo meu modo de pensar as aulas foranm excelentes porquye eu pode aprender mais e ter certesa das coisas que eu não sabia e passei a saber me ajudou muito i pude ter mais conhecimento com o que escreveram;
06/06/2012
Cinco estrelasMuito bom, vou fazer com meus alunos!!!!
30/05/2012
Cinco estrelasmuito boa
27/05/2012
Cinco estrelasAdorei a aula. Trabalho com educação infantil neste momento e a aula me ajudou muitoa ajudar meu filho para as provas de seu 7° ano. Agradeço muito. Site ja está entre meus favoritos. Obrigada. Mirian
03/05/2012
Cinco estrelasachei legal a aula
08/11/2011
Cinco estrelasMuito boa aula.
09/10/2011
Cinco estrelasÓtimo! Sempre bom trabalhar com jogo.
27/03/2011
Três estrelasa aula tem todos os componentes mais importantes de aula pqra que o aluno aprenda om clareza o que esta sendo encinado pelo professor,qulquer professor pode usar esses métodos qe se darão bem nas suas proximas aulas.
10/02/2011
Quatro estrelasadorei sua aula usarei com minha sala. obrigada.