Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ELEIÇÕES: O PRESIDENTE E SUAS FUNÇÕES

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos e Charlene Soares

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar Lula como atual presidente do país

- Ler materiais sobre as funções de um presidente

-  Discutir sobre as funções de um presidente da república e construir um painel abordando o tema 

Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento da aula, as crianças precisam ter conhecimento de que, no Brasil, o chefe do poder executivo é o presidente.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor pode iniciar a aula provocando um diálogo entre o grupo acerca do presidente da república e suas prováveis funções. Depois disso, o professor deve realizar a leitura de fragmentos da Constituição Federal e, em seguida, explicá-la, usando linguagem mais acessível para que possam compreender melhor. É importante salientar que consideramos necessário que as crianças reconheçam a Constituição Federal como a lei maior, o conjunto das leis fundamentais que rege o país.

2° Momento: Com a contribuição das crianças, o professor deverá escrever as funções de um presidente. O referido texto poderá ser distribuído ao grupo para levar para casa e realizar a atividade individual de leitura para os familiares.

3° Momento: Após a construção do texto sobre as funções de um presidente, o professor poderá sugerir ao grupo a escrita de propostas para governar um país. A turma poderá propor ações relacionadas à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, moradia etc., e depois confeccionar uma tabela em que cada entrada contenha as propostas para a referida área.

4° Momento: O professor combinará com as crianças a construção de um grande painel intitulado “Se eu fosse presidente”, com imagens relacionadas às propostas de governo citadas anteriormente.

  

Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades. Ao final da aula, o professor deverá observar e registrar se as crianças reconhecem o atual presidente do Brasil e se conseguem citar alguma(s) atribuição(ões) inerente(s) a este cargo. .

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.