01/10/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos e Charlene Soares
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
- Identificar Lula como atual presidente do país
- Ler materiais sobre as funções de um presidente
- Discutir sobre as funções de um presidente da república e construir um painel abordando o tema
Para o desenvolvimento da aula, as crianças precisam ter conhecimento de que, no Brasil, o chefe do poder executivo é o presidente.
1° Momento: O professor pode iniciar a aula provocando um diálogo entre o grupo acerca do presidente da república e suas prováveis funções. Depois disso, o professor deve realizar a leitura de fragmentos da Constituição Federal e, em seguida, explicá-la, usando linguagem mais acessível para que possam compreender melhor. É importante salientar que consideramos necessário que as crianças reconheçam a Constituição Federal como a lei maior, o conjunto das leis fundamentais que rege o país.
2° Momento: Com a contribuição das crianças, o professor deverá escrever as funções de um presidente. O referido texto poderá ser distribuído ao grupo para levar para casa e realizar a atividade individual de leitura para os familiares.
3° Momento: Após a construção do texto sobre as funções de um presidente, o professor poderá sugerir ao grupo a escrita de propostas para governar um país. A turma poderá propor ações relacionadas à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, moradia etc., e depois confeccionar uma tabela em que cada entrada contenha as propostas para a referida área.
4° Momento: O professor combinará com as crianças a construção de um grande painel intitulado “Se eu fosse presidente”, com imagens relacionadas às propostas de governo citadas anteriormente.
Para saber mais:
A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades. Ao final da aula, o professor deverá observar e registrar se as crianças reconhecem o atual presidente do Brasil e se conseguem citar alguma(s) atribuição(ões) inerente(s) a este cargo. .
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